TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia

Por:   •  21/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

A epidemiologia nasceu Hipocrates, por sua clara adesão a tradição egéia, sem dúvida antecipou o chamado raciocínio epidemiológico.

A era Romana contribuiu com a realização de censos periódicos e de um registro compulsório de nascimento de óbitos, (conhecimento como estatística vitais).

Tomas Sydenham (1624-1689), médico e líder político, deve ser considerado o fundador da clínica moderna, bem como o percursor da ciência epidemiológica com sua teoria da constituição epidêmica,de inspiração diretamente hipocrática. Além de ter sido responsável por meticulosas observações da chamada medicina científica,ele elaborou o conceito de história natural das enfermidades.

      Com um saber clínico naturalizado e racionalista moderno podemos observar 3 etapas distintas

  • Primeiro – luta contra os físicos,leigos e religiosos encarregados do corpo – saúde doença.
  • Segundo – um saber técnico e de uma rede de instituições de prática,a arte –ciência clínica terminava por reforçar ainda mais o estudo do unitário.
  • Terceiro – vincula-se à emergência da filosofia moderna, a estrutura a partir da definição das patologias (e suas lesões ) no nível subindividual.

Pierre–Simon Laplace (1749-1827), matemático e astrônomo Francês além de consolidar a teoria das probabilidades, aperfeiçoou métodos de análise de grandes números, aplicando as questões de mortalidade  e outros fenômenos em saúde.

A epidemiologia é o eixo da saúde pública, que proporciona as bases para avaliação das medidas de profilaxia,fornece pistas para diagnósticos de doenças transmissíveis e não-transmissíveis e enseja a variação da consistência de ipóteses e casualidades.Além disso,estuda a distribuição da morbilidadee da  mortalidade a fim de traçar o perfil de saúde-doença nas coletividades humanas.

Realiza testes de eficácia e de inocuidade de vacinas, desenvolvendo a vigilância e epidemiologia, analisa os fatores ambientais e sócio-econômicos.

De acordo com a IEA (Associação Interna de Epidemiologia), são 3 objetos principais da epidemiologia.

  1. Descrever a distribuição e a magnitude dos problemas da saúde nas populações humanas.
  2. Proporcionar dados essenciais para o planejamento,execução e avaliação das ações de prevenção,controle e tratamento das doenças,bem como para estabelecer prioridade.
  3. Identificar fatores etiológicos na gênese das enfermidades.

No período de pré-patogênese, podem ocorrer situações que vão desde um mínimo de risco até risco máximo, dependendo dos fatores presentes e da forma como estes fatores se estruturam.

O estudo em nível pré-patogênico da produção da doença em termos coletivos ,objetivando o estabelecimento de ações de ordem preventiva,deve considerar a doença como fluindo, originalmente, de processos sociais,crescendo através de relações ambientais e ecológicas desfavoráveis,atingindo o homem pela ação direta de agentes físicos,químicos,biológicos e psicológicos.

Fatores que não podem ser classificados como componentes genéticos ou agressores físicos químicos.

  • Fatores sócio-econômico
  • Fatores sociopolítico
  • Fatores sociocultural
  • Fatores psicossocial

Prevenção

Saúde pública é a ciência e a arte de evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde física, mental e a eficiência, através de esforços organizados da comunidade para o saneamento do meio ambiente.

Por outro lado parece-nos que a saúde pública é a sua prática, sendo a epidemiologia o instrumento privilegiado para orientar a atuação da saúde pública.

A prevenção é abrangente, incluindo a ação dos profissionais de saúde, mas não só. A estes cabe uma importante parcela da ação preventiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com