TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 2

                                       A Sagração da Epidemiologia

Em 1918 foi inaugurada a escola pública Johns Hopkins. O programa escola de saúde pública foi então difundido por todo o mundo, com apoio integral da Fundação Rockefeller, tendo a escola Hopkins como modelo.

O Médico sanitarista Wade Hampton Frost foi convidado para assumir a nova cátedra de Epidemiologia na Universidade Johns Hopkins, tornando- se o primeiro professor de Epidemiologia em todo o mundo. Seus trabalhos utilizavam técnicas para o estudo de estatísticas nas incidências e prevalências de enfermidades transmissíveis.

A intenção era de avaliar seus determinantes genéticos e sociais.

O primeiro professor de Epidemiologia e Estatística Vital foi o Major Greenwood ele foi o principal responsável por incentivar o raciocínio estatístico nas pesquisas epidemiológica.

Em 1929 ocorreu uma crise econômica mundial e com isso houve uma crise precpitada na medicina cientifica. O avanço tecnológico provocou uma redução de seu alcance social, o cuidado médico foi conduzido a ênfase em procedimentos complementares  tendo uma elevação de custos e a elitização da assistência á saúde.

Isso aconteceu quando o sistema politico do capitalismo estava em crise e era o momento em que ele mais necessitava da saúde. Essa crise das sociedades capitalistas acabaram revelando uma incapacidade do sistema econômico que promoviam condições precárias de vida e de saúde para a população.

Com isso acabou se redescobrindo um caráter social e cultural das doenças e da medicina. Então buscavam se a consolidação de um discurso capaz de dar conta dos processos culturais, econômicos e políticos que pareciam ter algumas resistências a competência técnica da medicina.

O desenvolvimento da disciplina foi atraído pelo padrão positivista das ciências naturais refletindo na Biologia. Á fisiopatologia, que se ocupa dos processos patológicos do organismo, correspondia a Epidemiologia. Com o estudo dos processos sociais em outras palavras não existe epidemiologia que não seja social.

A epidemiologia tinha como busca a retomada tradicional do médico social para privilegiar o coletivo visto como algo mais do que um conjunto de indivíduos, ao tempo em que ampliava seu objetivo de intervenção das enfermidades transmissíveis, isso acabou provocando um impasse conceitual e metodológico a nova ciência havia sido gestada de dentro do modelo flexneriano de uma medicina experimental.

A saída para o impasse foi inicialmente técnica . Para seus fundadores, já se produzia um avanço independente da estatística.

Este aspecto tem uma maior importância para consolidação cientifica da disciplina e foi aprofundada em um conceito de risco neste campo cientifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com