TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

EPIDEMIOLOGIA: CONCEITO, EVOLUÇÃO E APLICAÇÃO. CONCEITOS EPIDÊMICOS: ENDEMIA, EPIDEMIA (SURTO E PANDEMIA).

INDICADORES DE SAÚDE: INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS (MORTALIDADE, MORBIDADE, INCIDÊNCIA, PREVALÊNCIA, LETALIDADE).

Atps apresentada no curso de graduação a Universidade Anhanguera de Campo grande. Faculdade de Enfermagem, Curso de Enfermagem.

Liara Ferreira : Professora

CAMPO GRANDE

2014

SUMÁRIO

Introdução -------------------------------------------------------------------------2

Epidemiologia---------------------------------------------------------------------3

Conceitos e bases de dados epidemiológicos--------------------------------4-

Referencias------------------------------------------------------------------------6

INTRODUÇÃO

Apresentamos um trabalho sobre epidemiologia , algumas características, priorizamos conceitos e dados. Algumas propostas no auxilio da população, acessibilidade, condições favoráveis e não favoráveis coletas de dados e informações em favor da população.

2

EPIDEMIOLOGIA

A epidemiologia é o estudo sobre a saúde publica que tem como objetivo mapear determinada região para a comodidade da população, tendo em vista a prevenção ou a ação contra enfermidades que podem prejudicar a saúde publica.

O estudo da epidemiologia preocupa-se com o estado de saúde-doença não só de um individuo, mais sim, de uma população determinando como deve agir um profissional de saúde para evitar danos a população que habita na área afetada, ou para uma maior acessibilidade aos habitantes que necessitam de ajuda e pode até evitar patologias futuras.

Com base a entrevistas, estudo da área habitada, condições de cada morador da área ou comunidade em que vivem, são colhidos dados para avaliar as condições que se passa a região pesquisada assim começando o estudo epidemiológico, a coleta de informações é extremamente necessária para iniciar uma ação ou prevenção contra alguma doença. Se por acaso alguma patologia já estiver agindo em uma região populacional e tiver atingido vários populares o estágio da doença passa ser chamado de Endemia.

Endemia é quando uma determinada doença tem sua ação em apenas um determinado local, se essa doença se espalhar para outras regiões fora de sua origem passa-se chamar Epidemia. Epidemia nada mais é o avanço da doença para varias regiões, se mesmo assim a doença continuar a avançar e atravessar países e até mesmo continentes este estágio da doença passa a ter o nome de Pandemia.

Diante disso, observa-se que a epidemiologia tem um papel muito importante na saúde coletiva, é de grande importância e ajuda para os profissionais da saúde manter os controles de enfermidades na população, mas é necessário também que sempre seja atualizado os dados epidemiológicos para uma melhor ação preventiva.

3

CONCEITOS E BASES DE DADOS EPIDEMIOLÓGICOS

Nosso país vem se aprimorando com a participação dos profissionais da saúde, à controlar doenças e através da vigilância epidemiológica conseguiu erradicar uma importante doença que é a poliomielite e praticamente eliminou o sarampo da vida dos brasileiros. Com grandes avanços no cenário mundial, empenhado no cumprimento de melhoria para a saúde publica brasileira, utiliza-se de constante vigilância .

Para que não haja mais epidemias faz se a divulgação de normas e procedimentos de vigilância afim de controlar as doenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com