TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia do Câncer de Útero

Por:   •  24/4/2015  •  Artigo  •  3.464 Palavras (14 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 14

Epidemiologia do câncer de colo de útero no Brasil: análise bibliográfica

Epidemiology of cervical cancer in Brazil: literature review

1Solange Dias de Almeida Jorge

1Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Palmas, Palmas-TO, Brasil.

Resumo

O câncer de colo de útero um importante problema de saúde pública destaca-se pelo aumento da taxa de mortalidade. Objetivo: Analisar a epidemiologia do HPV em mulheres brasileiras. Metodologia: Revisão bibliográfica onde foram analisadas publicações indexadas nas bases SciELO, Periódicos CAPES/MEC, MEDLINE, Pubem; Lilacs pesquisadas nos meses de agosto, setembro e outubro de 2014. Discussão: A faixa etária para a incidência do câncer cérvico-uterino evidencia-se de 20 a 29 anos a sua frequência acentuada entre as mulheres que não possuem um parceiro fixo, o que foi referido por 302 (77,4%) mulheres, número que pode ser maior se consideradas as 19 (4,9%) mulheres que mantém parceiro estável e eventual de maneira concomitante; os jovens sexualmente ativos, principalmente no início da vida sexual são os mais expostos ao risco de aquisição de HPV; multiparidade e partos vaginais, há uma maior probabilidade do desenvolvimento de câncer; o vírus Herpes simples e Papiloma vírus humano são os que mais estão associados a carcinogênese cervical; a baixa condição socioeconômica contribui para uma maior incidência do câncer de colo cervical, estando relacionado para este fato o baixo padrão de higiene e o estado nutricional precário. Conclusão: O Instituto Nacional do Câncer classifica-o como o 5° tipo de câncer mais comum entre as mulheres. O câncer do colo do útero pode sofrer alterações de ocorrências por comportamentos de promoção da saúde realizados, tais como: utilização de preservativo em todas as relações sexuais; realização de higiene íntima adequada; realização do exame de prevenção; aumento da ingestão de frutas, verduras e cereais nas refeições diárias; monogamia mútua e prática de exercício físico regular.

Palavras-chave: Papillomavirus, Neoplasias de colo de útero, Citologia.

Abstract

The Cancer of the cervix Uterus hum Important Public Health Problem highlights - if By increasing the rate of mortality. Objective: To analyze the epidemiology of HPV in Brazilian Women. Methodology: Literature Review Where Were analyzed Indexed Publications bases NAS SciELO Journals CAPES / MEC, MEDLINE, Pubem; Lilacs surveyed nos Months of August, September and October 2014. Talk: The Age For Cancer Incidence cervico uterine evident - if 20-29 Years HIS Frequency pronounced as between Women no have hum Partner Fixed , what was reported by 302 ( 77.4 % ) women , that number may be higher if considered as 19 ( 4.9% ) women remains Stable Partner and eventual concomitant Way ; Sexually Active Young People , mostly in Early sex lives are most at risk of HPV acquisition ; multiparity and vaginal deliveries , there is a greater likelihood of the development of cancer; the herpes simplex virus and human papilloma virus are the ones that are associated with cervical carcinogenesis ; Low socioeconomic status contributes paragraph A Higher Incidence of Cancer of cervix , being related paragraph This Fact Bass Hygiene Standard and poor nutritional status. Conclusion: The National Cancer Institute classifi -o As the 5th type More Common Among Cancer and Women. The cervical cancer do Uterus CAN change its behavior Ocorrencias POR Health Promotion done, Such As: condom use them ALL as Sexual Relations; Conducting proper Intimate Hygiene; Conducting the Examination Prevention; increased intake of fruits, vegetables and cereals NAS meals daily; Mutual monogamy and practice regular physical exercise.

Keyboards: Papillomavirus, cervix neoplasm, Cytology.


Introdução

No Brasil, o câncer do colo do útero é a terceira neoplasia maligna que acomete as mulheres, apenas superado pelos cânceres de pele não melanoma e da mama1.

Estudos epidemiológicos sobre o perfil do câncer do colo uterino têm relacionado o seu desenvolvimento ao comportamento sexual das mulheres e a transmissão de agentes infecciosos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o principal fator de risco para a doença é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano – HPV2.

Embora o HPV representa o principal fator de risco para o câncer de colo de útero. Outros fatores foram identificados como de risco, como os socioeconômicos e ambientais e os hábitos de vida, que incluem o início precoce da atividade sexual, a pluralidade de parceiros sexuais, o tabagismo, os hábitos inadequados de higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais3.

A ausência de resultados sistematizados sobre a epidemiologia desse problema impõe limitações para o planejamento das ações de vigilância e controle. A análise crítica dos estudos sobre mulheres brasileiras sobre a prevalência estimada da infecção do HPV pode contribuir com o conhecimento epidemiológico necessário para o aprendizado e fortalecimento e redirecionamento das políticas de controle do câncer do colo do útero.

Métodos

Revisão bibliográfica, quantitativa sobre a epidemiologia do HPV nos estudos sobre HPV em mulheres brasileiras. Foram analisadas publicações indexadas nas bases SciELO - Scientific Electronic Library Online, Portal de Periódicos CAPES/MEC, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), consultado por meio do PubMed; Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs); Cochrane. Buscando artigos preferencialmente nos últimos 5 anos não dispensando as pesquisas com maior tempo, mas que são relevantes como fontes de dados. As buscas foram realizadas nos meses de agosto a outubro de 2014. Definindo-se a estratégia de busca livre com termos “câncer de colo de útero”, “HPV epidemiologia”, “Câncer de colo uterino faixa etária de risco”, “Câncer de colo uterino estado civil”, “Câncer de colo de útero e vida sexual”, “Câncer de colo de útero e paridade”, “Câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis”.

As referências foram avaliadas com base nos títulos e resumos, ordenados. Foram selecionados artigos que atenderam aos critérios de inclusão: ter sido realizado com mulheres brasileiras; apresentar dados da epidemiologia do câncer de colo de útero. Foram excluídos os estudos: em que os artigos apresentaram dados de um período onde estudos recentes apresentaram a epidemiologia mais recente.

Após leitura completa dos artigos, foram acrescentados outros, encontrados nas referências bibliográficas, e o acesso ao conteúdo integral dos textos permitiu identificar critérios de exclusão não observados na etapa anterior, resultando na exclusão de alguns outros artigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (435.8 Kb)   docx (267.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com