TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escalas de Avaliação Cognitivas da Pessoa Idosa

Por:   •  26/3/2019  •  Resenha  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Escalas de avaliação

        As escalas de avaliação são muito importantes, pois através desses instrumentos podemos prevenir doenças, avaliar as capacidades funcionais do idoso, suas mobilidades, cognição, humor, comunicação e a capacidade de autonomia no desempenho de suas atividades básicas diárias. Essas avaliações podem gerar metas, de acordo com suas patologias e elaboração de um diagnostico adequado e humanizado, para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. Cada escala avalia uma função diferente, por exemplo o indice de Tinetti e a escala de Berg avaliam equilibrio e queda, a escala Norton e escala Braden avaliam risco de ulceras de pressão.

  1. Avaliação cognitiva

        A avaliação cognitiva é um mini exame do estado mental,  que vem se tornando uma ferramenta muito eficiente, utilizada para avaliação da função cognitiva e estado mental, é fundamental na abordagem clinica do paciente idoso, seus resultados demonstram evolução na recuperação e manutenção da qualidade de vida do paciente idoso portadores de doenças crônicas, identificando suas limitações. Essa avaliação tambem é utlizada como instrumento de rastreio, pois faz varios dominios de avaliação, como por exemplo: orientação temporal, espacial, memória imediata, cálculos, compreenção, escuta, etc.

  1. MEM

        Na avaliação cognitiva um dos instrumentos  utilizados é o teste MEM, se trata de um exame neuropsicológico, tendo como pontuação máxima 30 pontos.

[pic 1]

Figura 1: Distribuição dos pontos MEEM

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mini_exame_do_estado_mental

        A distribuição dos pontos deve ser distribuido de acordo com a categoria da pergunta conforme figura 1, chegando no máximo a 30 pontos. A avalição temporal vale de 0 a 5 pontos, exemplos de perguntas desse quadro são: dia, mês e ano em que estamos; orientação espacial vale de 0 a 5 pontos, exemplos de perguntas: cidade, estado e nome da rua; cálculos e atenção vale de 0 a 5 pontos, exemplo é solicitar a resolução de uma operação matemática; recordações vale de 0 a 3 pontos, exemplo: perguntar o nome de três palavras das questões anteriores; linguagem vale de 0 a 2, exemplo: leitura de uma frase, apontar para um objeto e pedir para dizer o nome; repetição vale 1 ponto, exemplo: repetir frase que acabou de ser dita; comandos complexos vale de 0 a 6 pontos, desenhar dois pentagonos (figura 2).

[pic 2]

Figura 2: Desenhos de pentagonos utilizados na ultima pergunta do teste MEEM

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mini_exame_do_estado_mental

        Ao témino da avalição some a pontuação atingida pelo cliente, que vai de 0 a 30, sendo que 0 indica alto grau de comprometimento cognitivo, quanto maior a pontuação, corresponde a uma capacidade cognitiva melhor, mas antes de ver o resultado ainda é preciso estabelecer as notas de cortes, as sugeridas são:

  • Analfabetos: 19 pontos
  • Três anos de escolaridade: 23 pontos
  • Quatro a sete anos de escolaridade: 24
  • Maior que sete anos de escolaridade: 28

        Após estabelecer os os cortes, considera-se os resultados satisfatórios as notas iguais ou superior a de corte, mas para estabelecer um cenário mais concreto do estado do paciente é preciso, unir o resultado de outros testes de funcão cognitivas, e casso o resultado seja baixo pede-se avaliação neuropsicológica especifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (227.1 Kb)   docx (67.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com