TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME MISTER JHONES

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.886 Palavras (16 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 16

Sistema Hematopoiético:

O sistema hematologico é composto pelo sangue e os locais onde é produzido

Incluindo medula óssea e linfonodos.É um orgão especializado por existir no estado líquido.Constituído por células suspensas no plasma sanguíneo que sao divididas por hemácias(5 milhões por mm³ de sangue),leucócitos(5.000 a 10.000 mm³ de sangue) e plaquetas(150.000 a 450.000 por mm³ de sangue.

Esses componentes perfazem normalmente até 40 a 45% do volume sanguineo.Sua coloração é dada pela hemoglobina que é uma molecula de 4 subunidades,cada uma contendo uma porção heme ligada à cadeia de hemoglobina.O ferro esta presente no componente heme da molécula, que é importante para ligação da hemoglobina ao oxigenio que ao ser combinados passa a ser chamados de oxiemoglobina que é de um vermelho mais vivo que a hemoglobina sem oxigênio.

Eritropoiese:Os eritroblastos originam-se das células matrizes primitiva da medula óssea.É uma célula nucleada que no processo de maturação dentro medula acumula hemoglobina e gradualmente perde seu núcleo.Sua produção é estimulada pela eritropoietina,hormônio produzido principalmente pelos rins em situação de hipoxias e prolongadas ou após de hemorragias graves.

Para uma produção normal de eritrócitos a medula requer:ferro,vitamina B12,acido fólico e vitamina B6.Sua principal função é transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e são extremamente capazes de realizar essa função por causa de uma grande concentração de hemoglobina  que faz uma ligação fraca e reversivel  com o oxigenio.Resultado:o oxigenio é rapidamente ligado à hemoglobina nos pulmões,é transportada como oxiemoglobina no sangue arterial e rapidamente dissocia nos tecidos.No sangue venoso,a hemoglobina combina-se com o íon hidrogenio produzido pelo metabolismo celular,tamponando assim o excesso de acido.

Leucocitos:Estão divididos emduas categorias gerais:granulocitos e mm³ de,sendo 60% granulocitos e 40% agranulocitos e podem ser diferenciados dos leucocitos por serem nucleados.

Granulócitos sao definidos pela presença de granulos em seu citoplasma e se dividem em tres subgrupos que são caracterizados pelas suas coloraçoẽs diferentes:eosinófilos possuem granulos vermelho vivos,enquanto os basofilos se coram de azul escuro e os neutrofilos com granulos violaceos.São chamados de leucócitos polimorfonucleares(PMN) por apresentar um nucleo com multiplos lobos(2 a 4) conectados por um fino filamento de material nuclear.

Agranulócitos são celulas brancas(monocitos e linfócitos) que apresentam núcleo com um único lobo (mononucleares) e não apresentam granulos em seu citoplasma.OS linfócitos são produzidos principalmente nos linfonodos e tecidos linfóide do intestino,baço e timo, a partir de células matrizes medulares.Os monócitos são produzidos pela medula óssea e dão origem aos histiócitos no tecido ,incluindo célula de Kupfer do fígado,macrófago peritoniais,macrófagos alveolares e outros componentes do sistema reticuloendotelial.

Função dos leucocitos:Proteger o corpo da invasão de bacterias e elementos estranhos.

Neutrofilos:Chegam ao local dentro de 1 hora após o inicio da reação inflamatória e inicia o processo de fagocitose,mas tem uma vida relativamente curta.

Monócitos:O influxo de monócito ocorre mais tarde ao local da reação inflamatória  e continua as atividades fagocitárias por longo tempo.

Eusinófilos e baśofilos:Funcionam como reservatórios de materiais biologicos potentes como a histamina,serotonina e heparina.

Linfocitos:Produzem substancias que ajudam no ataque ao material estranho.

Linfócito T:Mata diretamente a celula ou libera uma variedade de linfocinas,substancias que aumentam a atividade fagocitária.

Linfocito B:Produz anticorpos

Plaquetas

São formadas a partir de fragmentos de megacariocitos,que sao celulas gigantes presente na medula óssea.Seu numero no sangue varia entre 150.000 a 450.000mm³ e sua produção é ccontrolada pela trombopoetina.Tem papel fundamental no controle de sangramento.

Plasma sanguineo

Liquido remanescente após remoção dos elementos celulares.É composto por íons,proteńas e outras substancias.Após o plasma coagular temos o soro,que tem a mesma composição do plasma,mas não tem fibrinogenio e muitos dos fatores de coagulação.

As proteinas plasmaticas consistem em albuminas e globulinas

 As paredes dos vasos são impermeaveis à albumina,portanto sua presença no plasma exerce uma força osmotica que mantem o liquido dentro dos vasos(pressão osmotica).Produzida pelo figado,e tem função tambem de proteina transportadora de metais,acidos graxos,bilirrubina,medicamentos e outras substancias.

Nas gamaglobulinas consistem principalmente em anticorpos(imunoglobulinas),nas porções alfa e betas temos as globulinas de transporte eos fatores de coagulação processados no figado.

Patologias hematologicas:

Anemias:

Disturbio do sistema hematologico que se dá pela diminuição do numero de hemacias circulantes que pode ser causada por uma subprodução pela meddula ossea ou destruiçao em massa das hemacias.

Uma anemia pode estar relacionada à resultado de uma deficiencia nutricional,exposição toxica,invasão de tumor ou causas desconhecidas.As hemacias podem ser perdidas por hemorragias ou hemolises que pode ocorrer por um defeito que pode ocorrer por um defeito da hemacia ou por algum fator extrinseco que promova sua destruição.

Sinais e sintomas:

Quanto mais rapido uma anemia se desenvolve,mais grave serão os sintomas,porem uma pessoa

normal consegue tolerar uma perda gradativa de ate 50% de hemoglobina nas contagens de serie vermelha,sem sintomas evidentes ou incapacidade significante,mas se o mesmo individuo ter uma perda rapida de 30% de hemoglobina,pode preciptar um colapso vascular profundo.Uma anemia prolongada com niveis de 9 a 11g/dl pode apresentar pouco ou nenhum sintoma,alem de uma leve taquicardia aos esforços.A ocorrencia de dispnéia de esforço é mais provavel em niveis menores a 7,5 g/dl,fraqueza somente abaixo de 6g/dl,dispneia em repouso abaixo de 3 g/dl e insuficiencia cardiaca,somente em nivel extremamente baixo de 2 a 2,5g/dl.

Muitos disturbios anemicos complicam-se devido à outras anormalidades hereditariamente associadas com os tipos particulares dessa doença que podem mascarar por completo os sintomas da anemia.

Classificação das anemias:

As anemias podem ser classificadas de diversas maneiras ,porem a abordagem fisiologica é para determinar se a deficiencia das hemacias é por um defeito na produçao ou hemolise das mesma e tambem por perda atravez de hemorragias.

Nas anemias hipoproliferativas há uma produçao inadequada de eritrocitos,que por sua vez,terá uma contagem inadequada de reticulocitos.Entre elas temos a anemia ferropriva,megaloblasticas(deficiencia de vitamina B¹² e folato, anemias de doenças cronicas,anemias aplasicas,anemias nas doenças cronica e cancer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com