TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme A História de Florence

Por:   •  21/5/2016  •  Resenha  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  3.108 Visualizações

Página 1 de 3

                       Filme A HISTÓRIA DE FLORENCE

  • 1 – Faça uma síntese do filme.

O filme fala sobre uma sobre uma mulher nascida em família rica que dizia que o chamado de Deus em sua vida que era servir a profissão de enfermeira. Porém esse seu sonho não agradava sua família, que pretendiam arrumar um marido para ela, para que se casasse, tivesse filhos e vivesse cuidando de casa, assim como todas as mulheres faziam naquela época. Florence era totalmente contra a idéia de se tornar submissa de um marido, rejeitou o que sua mãe estava tentando “arrumar” para ela e insistiu em ir atrás de realizar o seu sonho, mesmo contra a vontade de sua família. Naquela época as pessoas não davam valor para a enfermeira mulher, por acharem que elas não fossem capazes de cuidar de outro ser humano, viam elas como “fracas” e Florence provou que estavam errados. Através de alguns contatos que podiam ajuda-la, conseguiu participação como enfermeira na Guerra da Criméia e levou um grupo de freiras junto com ela para trabalharem juntas. Quando chegaram no local se assustaram, pois a situação dos hospitais na época era horrível, não se tinha higiene, cuidado e nem alimentação adequada para cuidar dos soldados e até mesmo dos enfermeiros. Florence e as freiras passaram fome, ficaram dias sem tomar banho e foram até humilhadas por um homem dizendo que elas não eram capazes de cuidar dos soldados, mas não desistiram e continuaram no hospital. Aos poucos, ela foi mudando o ambiente em que os soldados eram submetidos e provou que a maioria das mortes não estavam ocorrendo em batalha, e sim no hospital. Florence foi uma verdadeira contribuição para a Enfermagem.

  • 2 – Em que época o filme se passa?

             Século XIX.

  • 3 – Qual classe social a família de Florence pertencia?

Classe superior.

  • 4 – Quais os pontos marcantes/relevantes do filme em relação a enfermagem?

 Na minha opinião é a paciência, persistência e amor pelo ser humano que Florence mostrou ter enfrentando toda a situação humilhante e precária no hospital e transformando aquilo com espirito de liderança e estabelecendo para a Enfermagem normas e rotinas.

  • 5 – Onde Florence foi se preparar para ser “Enfermeira”?

Em um hospital de sua cidade.

  • 6 – Florence trabalhou inicialmente em um hospital, mas foi com sua participação voluntária que obteve destaque profissional  - “dama da lâmpada” – onde foi que isso ocorreu?

Isso ocorreu no hospital da Guerra da Criméia. Florence, durante a noite, ia de leito em leito com sua lamparina acesa para ver de perto os feridos. Por esse motivo ficou conhecida como a dama da lâmpada.

  • 7 – Quais características Florence exigia de suas voluntárias?

Disciplina e adaptação.

  • 8 – Quais foram os princípios utilizados/adotados na atuação profissional durante a guerra?

Capacidade de trabalho, determinação, gestão e liderança.

  • 9 – O que Florence representou para a profissão de enfermagem?

Florence mostrou a importância que o Enfermeiro tem na vida das pessoas, a importância do cuidar. A enfermagem passou ter autonomia no planejamento e execução dos cuidados a serem prestados, não só como forma de curar a doença já estabelecida, mas, principalmente, visando a sua prevenção. Partindo da teoria ambientalista criada por Florence, existe uma maior preocupação com o ambiente em que o paciente está inserido, pois ela acreditava que se o doente estivesse em um local propício (com boa iluminação, boas condições físicas e de higiene), teria mais energia para contribuir com sua própria melhora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com