TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme florence

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE [pic 1]

CURSO DE ENFERMAGEM

[pic 2]

FLORENCE – Resumo do Filme

SÃO LUIS-MA

2015

[pic 3]

FLORENCE – Resumo do Filme

Trabalho apresentado para o curso de Enfermagem da Faculdade.

Profª

        

SÃO LUIS-MA

2015

FLORENCE

O filme conta toda trajetória de Florence e o papel dela para a enfermagem moderna. Sempre atenta e prestativa com todos a sua volta, decidiu desde jovem seguir a profissão de enfermeira, porém sua decisão não agradou a sua mãe e seu pretendente,

Florence morava com os pais e sua irmã na Itália, sua família era considerada rica e possuía muitos conhecidos sobre todos os assuntos e opinava às vezes. Ela ficou contra o papel tradicional das mulheres da época, entretanto participava de festas, jantares, entretanto pouco se divertia, aparentemente estes eventos não lhe agradavam.

Tradicionalmente todas as mulheres deveriam casar, ter filhos e ficar em casa para cuidar exclusivamente dos assuntos familiares. Ela sentia que teria que fazer alguma coisa. Um dia visitou uma mulher queimada e sentiu naquele gesto o gosto de ajudar mais um doente, procurou então o hospital da cidade, onde os doentes mais graves estavam, então decidiu conferir de perto o que acontecia lá, escondida de seus pais.

Estava com intuito de servir, quando chegou e viu que, o papel de enfermeira era exercido por mulheres ajudantes e muitas vezes trabalhavam como cozinheiras e prostitutas. Florence ficou espantada com as condições de tratamento médico dos pobres doentes.

Ela sabia exatamente o que devia fazer, pois num local como aquele sem higiene alguma, não dava para ninguém se curar, pelo contrario, as pessoas que lá chegaram, muitas das vezes morriam. Comunicou a família a vontade de ser enfermeira e cuidar dos feridos dos hospitais ou de onde fosse aceita.

Mais isso esta completamente fora do esperado para uma família tão tradicional como a dela, sua mãe fez um escândalo, chorou muito, pois não queria que sua filha fosse para aquele lugar, porque sabia exatamente o que acontecia por lá, as prostitutas, o desrespeito, entre outras coisas, deixou assim a decisão nas mãos do pai.

Florence sempre teve em mente que o casamento não fazia parte de sua vida, ela queria liberdade para desenvolver um trabalho direcionado ao cuidado e atender um chamado divino. Passou por períodos de angustia, solidão, recusando os padrões da mulher imposta pela sociedade. Para especializar-se, visitou um hospital de freiras católicas, ficou mais impressionada ainda pelo ato do cuidar e pela qualidade do tratamento médico e pelo comprometimento e praticas de saúde, higiene, prevenção.

Quando retornou para a cidade onde havia aquele hospital horroroso, ela convocou uma reunião e expos suas propostas que pareciam impossíveis de serem cumpridas, mas no fim das contas Florence foi aceita no hospital como administradora e ao passar do tempo ela foi se tornando a principal defensora de melhorias no tratamento médico, com espirito de liderança estabelecida para a enfermagem, as normas e rotinas.

A sua fama foi se espalhando, e em determinada época quando aconteceu a terrível guerra da Crimeia onde haviam milhares de soldados feridos que necessitavam de tratamento, foi convidada para ir para a guerra da Crimeia cuidar dos soldados feridos, Florence aceitou ir como enfermeira voluntária, teve que enfrentar mais uma vez sua família, que concordou com a decisão dela. Florence contratou uma equipe de enfermeiras voluntárias, treinadas por ela mesma.

Quando Chegaram no alojamento dos feridos seus olhos viram o pior lugar do mundo, quase um inferno, se não fosse o mesmo, todo fechado com muita sujeira, ratos, desorganização, feridos  espalhados sem nenhum cuidado. A vontade imediata de Florence foi prestar cuidados junto com toda equipe de enfermagem, mas o chefe não aceitou, disse que não havia nada que uma mulher pudesse fazer no meio de tantos homens, mas a moça insistiu com a limpeza, a organização o planejamento e obteve vitória, pois aquele lugar antes e o que se transformou quando Florence e sua equipe colocaram as mãos, não parecia o mesmo, e com esses pequenos atos valorizavam a limpeza do ambiente e a alimentação conseguiu reduzir significativamente o numero de mortes dos soldados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com