TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUIDADOS DO TECNICO DE ENFERMAGEM NO PRÉ E POS CIRURGIA BARIATRICA

Por:   •  18/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 8

COLÉGIO INNOVARE

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

ALINE LUZIA SARAGOÇA

JOSÉ CARLOS BUSCARATTI JÚNIOR

CUIDADOS DO TECNICO DE ENFERMAGEM NO PRÉ E POS CIRURGIA BARIATRICA

CASA BRANCA – SP

2019

CUIDADOS DO TECNICO DE ENFERMAGEM NO PRÉ E POS CIRURGIA BARIATRICA

Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Enfermagem apresentado ao Colégio Innovare, como parte dos requisitos para obtenção do título de Técnico em Tecnico em Enfermagem.

Professor Orientador: Alexandre Magno de Paula

CASA BRANCA – SP

2019

ALINE LUZIA SARAGOÇA

JOSÉ CARLOS BUSCARATTI JÚNIOR

Casa Branca/SP

Aprovado em: ____/_____/2020

BANCA EXAMINADORA

Prof.

Orientadora

Instituição: Colégio Innovare

Assinatura: ________________________

Prof.

Instituição: Colégio Innovare

Assinatura: ________________________

Prof.

Instituição: Colégio Innovare

Assinatura: ________________________

Prof.

Instituição: Colégio Innovare

Assinatura: ________________________

DEDICATÓRIA

Eu, Aline, dedico este trabalho a meus familiares e a todos que de alguma forma contribuíram para a realização de um sonho.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a escola Innovare ....

Agradecemos aos professores ....

Agradecemos aos colegas de sala.

RESUMO

A obesidade é considerada uma questão de saúde pública, atingindo grande parte da população mundial. É uma das doenças que mais matam no mundo em decorrência de suas comorbidades. É fato que o excesso de peso são grandes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como a hipertensão, o diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. Em relação à prevalência de colesterol, destacam-se altos índices entre as mulheres e pessoas entre 55 e 64 anos, fato preocupante, uma vez que as doenças crônicas são responsáveis por dos óbitos no país. Atualmente, indivíduos obesos que fracassaram nas medidas medico dietéticas para redução de peso tem como opção submeter-se ao tratamento cirúrgico para auxiliar na perda de peso. É importante a realização dos cuidados de enfermagem aos pacientes a se submeterem e submetidos a essa intervenção para que sua recuperação seja plena e saudável.

Palavras Chave: Obesidade; Comorbidades, Saúde Publica; Cuidados de Enfermagem; Perda de Peso.

SUMÁRIO

   

        

INTRODUÇÃO        8

 OBJETIVOS        9

Capitulo 1        10

CAPITULO 2        11

CAPITULO 3        13

CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16

                                                                                                                                

 INTRODUÇÃO

Um problema sério de saúde pública que vem alcançando cada vez mais a população, são os problemas adquiridos com a obesidade. Esse fato tem gerado um impacto no mundo com custos alarmantes, visto que 1,5 bilhões de reais por ano são gastos nas internações hospitalares, gastos estes também computados com as consultas médicas e medicamentos. Avalia-se a obesidade como uma doença universal de âmbito crescente e que tem adquirido proporções enormes em prevalências epidemiológicas, sendo o principal problema da saúde pública no mundo (OLIVEIRA; FISBERG, 2003).  

A expressão “obesidade mórbida” foi empregada primeiramente em 1963 por Payne, para identificar todas as potenciais complicações causadas por esse estado. A obesidade mórbida possui uma das maiores taxas de mortalidade no mundo, ou seja, é uma grave doença. Segundo Coutinho (2003 p. 22), há inúmeros óbitos procedentes de comorbidades relacionadas à obesidade todos os anos na América Latina.

O tratamento de pacientes com obesidade relaciona-se a:

  • Um plano de reeducação alimentar;
  • Atividades físicas;
  • Uso de agentes anti-obesidade;
  • Acompanhamento psicológico.

Para os pacientes com o quadro de obesidade mórbida, somente as abordagens descritas anteriormente não surtem o mesmo efeito, devendo haver a inclusão da intervenção cirúrgica, conhecida como cirurgia bariátrica (COUTINHO, 2003).

Portanto, pacientes com esse tipo de anomalia devem passar por um tratamento/acompanhamento especial que leve em consideração suas dimensões corpóreas associadas às comorbidades e fatores relacionados aos riscos cirúrgicos e anestésicos.

 - OBJETIVOS

2.1 - OBJETIVOS DO ESTUDO

Contribuir para uma boa recuperação do paciente.

2.2 - OBJETIVO GERAL

Descrever o papel do Técnico em Enfermagem nos cuidados do pré-operatório e na prevenção de complicações no pós-operatório de cirurgia bariátrica.

2.3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar mecanismos de prevenção para complicações cirúrgicas; relatar o papel do profissional de enfermagem; descrever a importância dos cuidados no pre e pós-operatório de cirurgias bariátricas; relatar as dificuldades do profissional de enfermagem frente ao cuidado com o paciente obeso.

Capitulo 1

Obesidade

A obesidade é um termo originado do latim obesitas que denota excesso de gordura e distingue o indivíduo como obeso, com demasiado volume do abdômen e de outras partes do corpo (WIKIPEDIA, 2014).

A obesidade caracteriza-se pela acumulação de gordura subcutânea e relaciona-se ao excesso de peso, determinada como uma “síndrome multifatorial”, compreendida pelas modificações psicológicas e fisiológicas. Em função disso transformou-se em patologia identificada como a recente epidemia mundial, sobressaindo-se por meio de índices altos em crianças.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com