TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genética Alterações Cromossômicas

Por:   •  17/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 7

Alterações Cromossômicas

As alterações cromossômicas são mutações que causam modificações na morfologia dos cromossomos, causando anormalidades nas células e nas funções do organismo, nas mutações cromossômicas ocorrem alterações de partes inteiras de cromossomos modificando a sequência de genes de um cromossomo, ou até no número de cromossomos. Essas alterações podem ser danosas ao indivíduo, influenciando a formação do fenótipo. Normalmente, as alterações cromossômicas estruturais acontecem por erros no processo de meiose ou por alguns agentes que causam danos ao material genético, como é o caso da radiação.

As mutações podem ser divididas em dois grupos: alterações no número de cromossomos e alterações na estrutura do cromossomo. As alterações numéricas não estão relacionadas a nenhuma alteração da estrutura do cromossomo e a mudança no número de moléculas de DNA é o responsável pelos seus efeitos genéticos. As mutações estruturais, por outro lado, forma novos arranjos na sequência de DNA.

Alteração no número de Cromossomos

Aneuploidias: São alterações cromossômicas numéricas caracterizadas pelo aumento ou diminuição de um tipo cromossomo. As aneuploidias acontecem pelo processo de não disjunção, isso significa que, em dado momento a divisão celular houve uma distribuição incorreta dos cromossomos ou das cromátides. Essa alteração pode ocorrer tanto na mitose quanto na meiose.

As principais aneuploidias são:

• Nulissomias (2n-2): Indivíduo não apresenta nenhum cromossomo de determinado par.

• Monossomias (2n-1): Indivíduo apresenta apenas um cromossomo de um determinado par.

• Trissomia (2n+1): Indivíduo apresenta um cromossomo a mais que o normal em um determinado par.

Euploidias: São alterações cromossômicas numéricas caracterizadas pelo aumento ou diminuição de todo um conjunto de cromossomos, ou seja, de todo o genoma, afetando todos os cromossomos do indivíduo, diferente da aneuploidia onde há aumento ou diminuição de apenas um tipo de cromossomo.

• Monoploidia ou haploidia: O indivíduo apresenta apenas um genoma representado por n.

• Poliploidia: O indivíduo apresenta o aumento do número completo de cromossomos podendo ser Triploidia (3n), Tetraploidia (4n) e assim sucessivamente. A poliploidia é comum em vegetais e bem mais rara em animais.

As euploidias são geralmente incompatíveis com o desenvolvimento de embriões humanos devido a grande quantidade de malformações geradas. À exemplo das aneuploidias, as euploidias estão relacionadas a não disjunção durante o processo de divisão celular ou ainda pela fecundação de um óvulo por mais de um espermatozoide (dispermia).

Doenças relacionadas a alterações cromossômicas numéricas mais comuns:

• Síndrome de Down: O indivíduo apresenta 47 cromossomos, sendo um cromossomo de número 21 a mais. Como o portador apresenta três cromossomos 21, a síndrome é também chamada de trissomia do 21. A síndrome de Down apresenta características muito marcantes, como a prega palpebral, a língua fissurada e a prega transversal contínua na palma da mão. Além disso, pessoas com essa síndrome podem ter certo atraso no desenvolvimento e estão mais sujeitas a problemas cardíacos.

• Síndrome de Turner: O indivíduo apresenta apenas um cromossomo sexual X, sendo, portanto, uma monossomia. Nesse caso, verifica-se um indivíduo do sexo feminino com pouco desenvolvimento das mamas, ovários rudimentares, tórax largo, baixa estatura e pescoço alargado. Geralmente não causa atraso mental, e caso se apresente, é leve. É a única monossomia viável em seres humanos.

• Síndrome de Klinefelter: O indivíduo geralmente apresenta três cromossomos sexuais (XXY), ou seja, é uma trissomia. Indivíduos com essa síndrome são do sexo masculino, possuem órgãos genitais pouco desenvolvidos, não produzem espermatozoides, podem apresentar crescimento das mamas e possuem diminuição do nível intelectual.

Alterações Cromossômicas estruturais

Existem quatro tipos básicos de alterações cromossômicas estruturais.

Deleções: deleções são alterações cromossômicas em que parte do cromossomo é perdida, consequentemente, ocorre a perda de material genético. Pode ocorrer na porção terminal dos braços cromossômicos ou ainda em porções mais internas (deleções intersticiais). É um processo que ocorre com frequência durante o processo de meiose.

Duplicações: acontece quando um cromossomo perde uma porção de seu material genético, e essa porção liga-se a uma cromátide-irmã, formando um segmento extra. O cromossomo, assim, fica com uma porção repetida. Esse processo ocorre mais frequentemente no processo de permutação durante a meiose.

Inversões: são alterações que ocorrem quando uma porção do cromossomo se separa, mas se une novamente ao cromossomo de maneira invertida. O material genético continua o mesmo, entretanto, a disposição das informações ocorre de maneira trocada.

Podemos classificar a inversão em dois tipos:

• Pericêntrica: a inversão pericêntrica acontece quando a região que sofre a inversão envolve o centrômero.

• Paracêntrica: a inversão paracêntrica acontece quando a região invertida não envolve o centrômero.

Translocações: uma porção do cromossomo é passada para outro cromossomo não homólogo. Podemos citar dois tipos principais de translocação:

• Translocação recíproca: ocorre na troca de porções entre dois cromossomos.

• Translocação robertsoniana: envolve cromossomos acrocêntricos, ou seja, cromossomos que possuem um braço bem maior que o outro por causa da posição do centrômero. Nesse caso o braço curto de um cromossomo e o braço longo de outro quebram-se. Depois ocorre a troca, dando origem a um cromossomo com dois braços longos e um com dois braços curtos.

Doenças relacionadas à delação cromossômica

Síndromes de deleção cromossômica que normalmente envolvem deleções maiores, que normalmente são visíveis na cariotipagem. Síndromes que envolvem deleções menores (e adições) que afetam um ou mais genes contíguos em um cromossomo e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com