TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipotireoidismo

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

Hipotireoidismo

Turma: Técnica de enfermagem 3-B


Conceito

Hipotireoidismo é um distúrbio que cursa com a falta de hormônio da tireóide. O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireóide. Ocorre mais freqüentemente em mulheres que em homens, é mais comum em pessoas de mais idade, e pode ter uma característica familial (atingir vários membros de uma mesma família).

Epidemiologia

O hipotireoidismo ocorre em 90% dos casos em forma primaria sendo estes associada ao trabalho com presença de chumbo ou seus compostos tóxicos, hidrocarbonetos halogenados, tiouracil, tiocinatos, tiouréia.

Sinais e sintomas

Pode variar conforme sua causa, duração, gravidade e fase da vida em que ocorre a deficiência de Hormônio Tireoidiano.

 Na forma primaria pode surge desânimo, intolerância ao frio, voz rouca, fala arrastada, pele seca, descamativa e infiltrada, edema palpebral, cabelos e unhas secos e quebradiços, palidez cutânea. Nas formas mais avançadas, a pele tem aparência de cera, há redução da capacidade intelectual, apatia e sonolência. A frequência cardíaca se reduz, ocorre cardiomegalia e derrame pericárdico. É comum evoluir, ainda, para hipermenorréia, anovulação, diminuição da libido, impotência e coma. Na forma congênita, há retardo mental, que se agrava com a demora do início da terapêutica.

O coma mixedematoso é raro e grave. A maioria dos casos é precipitada por infecção aguda, tranquilizantes e sedativos, analgésicos ou anestésicos. A temperatura corporal torna-se bem baixa, a pele é fria e seca, os reflexos osteotendinosos se prolongam. Surge incontinência esfincteriana, hipotensão arterial e coma. A mortalidade chega a 60% dos casos.

Diagnostico

O diagnóstico é confirmado através de um simples exame de sangue. Os exames que ajudam no diagnóstico do hipotireoidismo são: a dosagem de TSH (que é um hormônio produzido pela hipófise, e que estimula o funcionamento da tireóide), e a dosagem de hormônios tireoidianos (T4 e T3).

Classicamente, o diagnóstico de hipotireoidismo é feito quando o paciente apresenta TSH aumentado e T4 baixo no sangue. Entretanto, em casos muito leves de hipotireoidismo, ou quando este está apenas no início, pode-se encontrar TSH aumentado com T4 normal. Ou seja, o nível de TSH aumenta antes que o nível de T4 caia abaixo do normal. Essa situação, em que o TSH está elevado com T4 normal, é chamada de hipotireodismosubclínico. Entre os dois exames de sangue, o TSH é o mais importante, já que o T4 pode variar mais de um dia para o outro ou de uma coleta para a outra; por isso o médico vai prestar mais atenção ao TSH do que ao T4 para fazer o diagnóstico de hipotireoidismo.

Outro exame que pode trazer alguma informação é a dosagem de anticorpos contra a tireóide, que geralmente estão aumentados quando a causa de hipotireodismo é a doença de Hashimoto. Os anticorpos que podem ser dosados em laboratório são o anti-tireoperoxidase (ou anti-TPO) e o anti-tireoglobulina (ou anti-TG).

Tratamento

Constituição hormonal:

-Jovens: começa com 100ug/dia e aumentam se necessário;

-Adultos: dose de 2,25ug/kg/dia;

-Acima de 45 anos sem doença cardíaca: a dose inicial de 50ug/dia e com aumento de 50ug por mês.

-Idosos: sem a presença de coroniana da dose inicial deve ser de 25ug/dias. Com aumento de 25ug ao mês. Sem ultrapassar a 100ug/dia.

    Com o excesso de HT pode provocar osteoporose e não restaura o equilíbrio metálico, por isso e fundamental o controle clinica e laboratorial.

E quando e estado e coma mexidematoso usa-se a dose t4 por sonda nasgástrica:

       * 1ºdia dose 200 a 300ug

       * 2ºdia-100ug

       * 3ºdia50ug

-T3 a dose e de 25 ug de 12/12 ate melhorar o nível de consciência.

   A hidrocastelana e 100 mg de 6/6 horas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com