TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITO DOS NUTRIENTES E SUBSTÂNCIAS ALIMENTARES NA FUNÇÃO TIREOIDIANA E NO HIPOTIREOIDISMO

Por:   •  18/5/2021  •  Resenha  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Thais Regina Mezzomo, Juliana Nadal

Faculdade Estácio de Sá/SC Thaismezzomo@yahoo.com.br

MEZZOMO, Thais Regina, Efeito dos nutrientes e substâncias alimentares na função tireoidiana e no hipotireoidismo, Curitiba-PR, Demetra,2016, 18 págs.

EFEITO DOS NUTRIENTES E SUBSTÂNCIAS ALIMENTARES NA FUNÇÃO TIREOIDIANA E NO HIPOTIREOIDISMO

Neste artigo teve como objetivo falar sobre como funciona a tireoide e quais fontes alimentares podem impactar na função adequada da mesma.

Referente ao que as autoras Thais Regina Mezzomo e Regina Nadal falaram em seu artigo, a tireoide apresenta dois hormônios importantes a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3) que a glândula tireoide secreta, ambas tem o papel fundamental de controlar o crescimento, o metabolismo e o desenvolvimento corporal, desempenhando funções na produção de proteínas estruturais , enzimas entre outros hormônios mais se apresentarem alterações endócrinas pode ocorrer a desordem da glândula ocasionando então o hipotireoidismo. Destaca-se também a importância do iodo, selênio, zinco, soja, glúten, flavonoides e brássicas são importantes para o bom funcionamento do organismo tendo em vista que se houver deficiência ou excesso desses componentes pode trazer malefícios, disfunções na glândula hipotireoidiana.

Tendo em vista abordagem das autoras nesse artigo, é importante ressaltar o efeito do cobre na função da tireoide, pois ele participa na síntese dos fosfolipídios que são necessários para a estimulação do TSH que estimula a produção de tireotropina segregada pela adenohipófise. Já o ferro em sua deficiência a atividade da TPO heme-dependente interfere na produção das HT com redução significativa dos níveis séricos de T3 e T4. A vitamina A é lipossolúvel que são os betacarotenos, fundamentais na síntese de tiroglobulina e na captação de iodo pela glândula tireoide que se haver baixo teor dessa vitamina na alimentação pode causar o hipotireoidismo. É importante falar também sobre a vitamina D, que possui um relevante ação na modulação do sistema imunitário, pode ser obtida através de fontes alimentares ou na forma sintetizada. A ingestão de fibras também é importante para o controle do peso e alívio de um dos sintomas do hipotireoidismo, a constipação, lembrando que o consumo de aveia contribui para o controle do colesterol, isso ocorre porque os hormônios tireoidianos são essenciais no metabolismo do colesterol e das gorduras.

“A concentração média de selênio em uma unidade média de castanha do Brasil é de 27,4µg; portanto, o consumo de duas unidades diárias é suficiente para abranger a RDA.”

É importante reforçar o seguinte ponto sobre o que diz a respeito do selênio que tem nas castanhas, a deficiência desse nutriente pode aumentar o risco de desenvolver a Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune, cuja a principal característica é a inflamação da glândula.

“Estudos mostram o potencial da soja para a saúde humana na prevenção de neoplasias, de doenças cardiovasculares, redução dos sintomas da menopausa, aumento da densidade

mineral óssea

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com