TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Enfermagem

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

GRAU TÉCNICO - CURSO TECNICO DE ENFERMAGEM

HISTÓRIA DA EMFERMAGEM

Hildegard Elizabeth Peplau

[pic 1]

Professora: Thais Sueyde

Turma: Enf. 04 Matutino

Aluna: Fernanda Santos

         Pietra Amanda

         Luana Souza

         Emylle Daniele

         Yasmin Nunes

         Sayonara

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

Hildegard Elizabeth Peplau

Hilda nasceu em 1º de setembro de 1909 em Reading, Pensilvânia de pais imigrantes de descendência alemã, Gustav e Otyllie Peplau. Ela era a segunda filha de seis filhos. Gustav era um trabalhador analfabeto e Otyllie era uma mãe opressiva e perfeccionista. Embora o ensino superior nunca tenha sido discutido em casa, Hilda era de temperamento forte, com motivação e visão para crescer além dos papéis femininos tradicionais. Ela queria mais da vida e sabia que a enfermagem seria uma das poucas opções de carreira para as mulheres de seu tempo. Quando criança, ela testemunhou a devastadora epidemia da gripe de 1918, uma experiência pessoal que influenciou grandemente sua compreensão do impacto da doença e da morte sobre as famílias.

No início de 1900, a era das controladoras e autônomas escolas de enfermagem Nightingale chegou ao fim - as escolas passaram a ser controladas por hospitais e o formal "aprendizado por livros" foi desencorajado. Os hospitais e os médicos viam as mulheres na enfermagem como uma fonte de trabalho gratuito ou de baixo custo. A exploração não era incomum por parte dos empregadores da enfermagem, médicos e prestadores de ensino. A prática da enfermagem era controlada pela medicina.

Sua carreira de inicio em 1931, com seus estudos em um programa de enfermagem em Pottstown, Pensilvânia. Trabalhou em acampamento de verão, onde graduou-se em psicologia interpessoal em 1943. Trabalhou em Clinicas Psiquiátricas e assim começou a dedicar sua vida a entender e a desenvolver a Teoria Interpessoal.

Em 1943 e 1945 compôs um grupo de enfermagem do exército dos Estados Unidos. Atuou na escola militar neuropsiquiatria na Inglaterra, onde conheceu os psiquiatras mas importantes do mundo.

Foi mestre e doutora pela universidade Columbia, onde foi instrutora e diretora do programa avançado de enfermagem. Psiquiatra em 1947 / 1953 período em que formulou sua teoria.  

        Em 1948 escreveu o livro Interpessoal que foi publicado em 1952 e introduziu um novo paradigma para a enfermagem centrado nas relações interpessoais.

Ficou considerada enfermeira do século e mãe da enfermagem psiquiátrica. Faleceu em 17 de março de 1999.

TEORIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE PEPLAU

Hildegard vislumbrou a enfermagem como um processo interpessoal por meio do qual enfermeira e paciente podem obter crescimento e desenvolvimento pessoais para ela os elementos que se fazem fundamentais na pratica da enfermagem são o paciente, a enfermeira e os acontecimentos que envolvem ambos durante uma situação de cuidado, pode se dizer que seus fundamentos são de desenvolvimento e de crescimento.

Peplau considera que na medida em que cada enfermeira compreenda sua própria função tanto mais ela compreendera a situação do paciente e a forma como se concebe. O objetivo da assistência de enfermagem é ajudar os indivíduos e a comunidade a produzir mudanças que influenciem de forma positiva em suas vidas, ao incluir dos objetivos as mudanças em âmbito comunitário, Peplau evidencia a que reconhece o papel da família, da sociedade, da cultura e do ambiente nas mudanças mesmo que seja ambiente hospitalar o contexto predomina na teoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com