TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da enfermagem

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 10

            [pic 1]

                                              ENFERMAGEM

                       

                            LETÍCIA BÁRBARA SOUZA DA SILVA

        O DESENVOLVEMENTO HISTÓRICO DAS PRÁTICAS DE SAÚDE

                               

                                         

                                                 

                                           

                                                   SALVADOR

                                                         2016

                         LETÍCIA BÁRBARA SOUZA DA SILVA

               

     

       O DESENVOLVEMENTO HISTÓRICO DAS PRÁTICAS DE SAÚDE

 

                               Trabalho apresentado como pré-requisito  parcial para

                               Aprovação na  disciplina  Práticas  de Enfermagem, no

                               Curso de Enfermagem, no Centro Universitário Unifacs

                               Sob Orientação da prof. ª Elcimara de Jesus.

 

 

                                               

                                                 SALVADOR          

                                                     2016

     O desenvolvimento das práticas de saúde está associado ás estruturas sociais das diferentes populações em épocas distintas.

   Cada época é definida por uma formação social específica, trazendo características próprias que abrangem, filosofia, política, economia, leis e ideologia.

  As práticas de saúde foram influenciadas pelas doutrinas e dogmas das mais diversas correntes religiosas. Do paganismo ao budismo, passando pelo judaísmo e pelo islamismo, até o cristianismo, todas marcaram sua trajetória de maneira contundente.

Egito- A hospitalidade e o auxílio aos necessitados faziam parte de suas práticas, que eram realizadas em ambulatórios gratuitos. As receitas médicas deviam ser tomadas acompanhadas da recitação de formulas religiosas. Praticava-se o hipnotismo, a interpretação de sonhos, etc.

Índia- O budismo contribui para o desenvolvimento da enfermagem e da medicina. Utilizavam e valorizavam a musicoterapia e os narradores de histórias, como forma de distração para os enfermos. Os hindus tornaram-se conhecidos pela construção de hospitais. Realizavam diversos procedimentos como trepanações, suturas, amputações e correções de fraturas, deixando diversos testemunhos desses feitos em sua cultura.

Assíria e Babilônia- A medicina baseava-se em crenças e magias. Existiam penalidades para médicos incompetentes como amputação da mão. A cura do povo assírio babilônico dependia de milagres de Deus.

Japão- A medicina japonesa tornou-se muito conhecida pelo uso intensivo da hidroterapia na cura de doenças. Sua cultura aprovava e estimulava a prática da eutanásia.  

Roma- A medicina em Roma durante muito tempo foi exercida por escravos ou estrangeiros. O indivíduo recebia cuidados do Estado como cidadão destinado a tornasse bom guerreiro. Roma distinguiu-se pela limpeza das ruas, ventilação das casas...

China – Os doentes eram cuidados com plantas medicinais nos templos por sacerdotes. As doenças eram classificadas em: benignas, medias e graves. Os sacerdotes eram divididos em três categorias que correspondiam ao grau de cada doença. Construíram hospitais e casa de repouso.

Grécia- As primeiras teorias gregas se prendiam a mitologia. A medicina era exercida pelos sacerdotes-médicos, que interpretavam os sonhos das pessoas. Dava-se valor à beleza física, cultural e a hospitalidade. A Medicina tornou-se científica, graças a Hipócrates, que deixou de lado a crença de que as doenças eram causadas por maus espíritos. Hipócrates é considerado o Pai da Medicina.

Desenvolvimento das práticas de saúde durante os períodos históricos

Práticas de saúde instintivas. - Caracteriza a arte de cuidar nos grupos nômades. Tendo como pano de fundo a concepção evolutiva e teológica.  Os homens exerciam as funções patriarcais, deixando para as mulheres a habilidade psicomotora da pratica do cuidar.

    A mulher é a grande precursora do atendimento ás necessidades de saúde da       raça humana.

Práticas de saúde mágico-sacerdotais. - Associa-se a religiosidade, em uma luta de milagres e encantamentos contra demônios, nos quais acreditavam que traziam as doenças. Este período corresponde a fase do empirismo verificada antes do surgimento da hipótese filosófica que ocorre por volta do século V a.C. Os sacerdotes tinham o poder de mediador entre os homens e os deuses. Procuravam templos para purificar os enfermos com água pura, exercício e ervas.

   Homens e mulheres que procuravam os templos passavam por um tratamento preliminar, com o fim de purificar-se.

   Havia uma divisão de categoria entre os sacerdotes e o respeito a uma hierarquia, na qual já se distinguia a valorização do trabalho intelectual em detrimento do trabalho manual. Esse conhecimento permanece por muitos anos desenvolvido nos templos que, foram simultaneamente santuários e escolas, onde os conceitos primitivos de saúde eram ensinados. Subsequentemente, desenvolveram-se escolas específicas para o ensino da arte do cuidar no sul da Itália e na Sicília propagando-se para pelos grandes centros do comércio, nas ilhas e cidades da costa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com