TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da enfermagem

Por:   •  19/4/2017  •  Resenha  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 5

No período pré-cristão, doenças eram obras do castigo de Deus. Sacerdotes e feiticeiros tinham funções como de médicos e enfermeiros. Utilizavam massagens, banho de água fria ou quente, purgativos, substâncias provocadoras de náuseas, algumas plantas medicinais. Era uma fase empírica e tinham caráter espiritual. Até então existia ciência.

        Em alguns países como Egito, Índia, Palestina, Assíria e Babilônia, China, Japão, Grécia e Roma, já tinham noções básicas e empíricas de cuidado aos doentes nessa época. Todos tinham fortes ligações religiosas habituais de cada região.

        Só foi existir ciência na medicina graças a Hipócrates (Grécia) que deixou de lado as crenças religiosas. Observava o doente, fazia diagnóstico, prognóstico e a terapêutica. Foi considerado o Pai da Medicina.

        Veio o surgimento do Cristianismo, que foi a maior revolução social de todos os tempos. Os enfermos eram cuidados pela igreja. Diáconos e diaconisas prestavam o serviço de cuidado a estes.  Após três séculos de perseguição a igreja conseguiu sua liberdade para exercer suas obras assistenciais e atividades religiosas.

Desenvolvimento das práticas de saúde durante os períodos históricos

Observa-se que a Enfermagem está em sua natureza intimamente relacionada ao cuidar das sociedades primitivas.

• As práticas de saúde instintivas - caracteriza a prática do cuidar nos grupos nômades primitivos, tendo como pano-de-fundo as concepções evolucionista e teológica.

• As práticas de saúde mágico-sacerdotais - aborda a relação mística entre as práticas religiosas e as práticas de saúde primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos. (fase empírica século V a.C.)

• As práticas de saúde no alvorecer da ciência - relaciona a evolução das práticas de saúde ao surgimento da filosofia e ao progresso da ciência. (Inicia-se no século V a.C. até os primeiros séculos da Era Cristã)

• As práticas de saúde monástico-medievais - Focaliza a influência dos fatores socioeconômicos e políticos do medievo e da sociedade feudal nas práticas de saúde e as relações destas com o cristianismo. (século X e XIII)

• As práticas de saúde pós-monásticas - evidencia a evolução das práticas de saúde e, em especial, da prática de Enfermagem no contexto dos movimentos Renascentistas e da Reforma Protestante.

• As práticas de saúde no mundo moderno - analisa as práticas de saúde e, em especial, a de Enfermagem, sob a ótica do sistema político-econômico da sociedade capitalista. (Inicia-se pela revolução industrial séc. XVI)

Enfermagem Moderna

É neste cenário que a Enfermagem passa a atuar, quando Florence Nightingale é convidada pelo Ministro da Guerra da Inglaterra para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na Guerra da Criméia.

Florence Nightingale (12 de maio de 1820 Florência Itália) foi a pioneira em Enfermagem. Superinteligente, dedicada e determinada buscou a fundo saber mais sobre a sua paixão. Acreditava que Deus tinha lhe dado o proposito de cuidar.

Foi convidada a ir cuidar dos soldados que estavam na Guerra da Crimeia em 1854, onde a mortalidade estava em 40%. Com a sua sabedoria e métodos, conseguiu diminuir a taxa para 2%.

Foi imortalizada como a “Dama da Lâmpada” porque, de lanterna na mão, percorria as enfermarias, atendendo os doentes.

Após a Guerra Florence, fundou uma escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as demais escolas que foram fundadas posteriormente.

Assim a Enfermagem surge não mais como uma atividade empírica, desvinculada do saber especializado, mas como uma ocupação assalariada que vem atender a necessidade de mão-de-obra nos hospitais, constituindo-se como uma prática social institucionalizada e específica.

Sistema Nightingale de Ensino

As escolas conseguiram sobreviver graças aos pontos essenciais estabelecidos:

1o. Direção da escola por uma enfermeira.

2o. Mais ensino metódico, em vez de apenas ocasional.

3o. Seleção de candidatos do ponto de vista físico, moral, intelectual e aptidão profissional.

História da Enfermagem no Brasil

A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira - compreende desde o período colonial até o final do século XIX e analisa a organização da Enfermagem no contexto da sociedade brasileira em formação. Desde o princípio da colonização foi incluída a abertura das Casas de Misericórdia, que tiveram origem em Portugal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com