TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à enfermagem

Por:   •  1/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO

RAQUEL CRISTINA LAMAS SANTIAGO

ENFERMAGEM NA ATUALIDADE

Trabalho Acadêmico apresentado a Prof. Giovanna Fonseca Scardino da Disciplina Introdução à Enfermagem, do segundo período do curso de Enfermagem da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo.

                

VITÓRIA

2016

ENFERMAGEM NA ATUALIDADE

Profissão que surgiu da evolução dos cuidados de saúde ao longo da história. As primeiras formas de assistência foram práticas muito instintivas,mas que garantiram ao homem a sua sobrevivência.

A enfermagem enfrentou muitas dificuldades para se firmar e conquistar o seu espaço e a sua valorização como profissão,devido à falta de compreensão dos valores necessários para o desempenho de tal função, pois era desempenhada por pessoas de reputação duvidosa e baixo nível de instrução.

A enfermagem moderna figura não mais como atividade caridosa  ou empírica, desvinculada do saber especializado, mas como ocupação assalariada que constitui-se como uma prática social institucionalizada e específica.

Hoje , a enfermagem destaca-se de outras ciências pelo olhar atento que dedica à pessoa, com o objetivo não só de tratar,mas também que se preocupa em cuidar...

Cabe à enfermagem o papel de identificar no cliente a necessidade de cuidados individuais, garantindo que todas as intervenções respeitem a pessoa na sua individualidade.Trata-se de tarefa árdua, mas nobre, que o aproxima cada vez mais da humanidade,do ser humano em todos os seus aspectos.

Hoje se exige da enfermagem  uma assistência de qualidade, conhecimento científico e técnico, ética, espírito inovador, posicionamento, agir social.

Lutamos por condições adequadas de trabalho ,melhores salários e crescimento da categoria, carga horária reduzida como as 30 horas que lutamos para que seja aprovada no congresso nacional.

A enfermagem moderna é capaz de se inserir em ações multiprofissionais,intervir no processo saúde-doença,dispensando cuidados nos mais variados níveis de assistência, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação á saúde,e de reconhecer que o enfermeiro tem um papel social importante em todo esse processo.

O enfermeiro possui quatro grandes campos de atuação: ensino, pesquisa, atenção saúde e a gestão.

Pessoas que marcaram a história da Enfermagem

  • Florence Nightingale (1820 - 1920) quem criou o conceito moderno de enfermagem, foi uma referência na enfermagem, era filha de ingleses. Dona de uma inteligência incomum, tenacidade de propósitos, determinação e perseverança, o que lhe permitia dialogar com políticos e oficiais do Exército, fazendo prevalecer suas idéias.  Foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia.Pregou a Teoria ambientalista, mostrando e provando que, modificando as condições ambientais ao redor do doente, já se viam resultados favoráveis. Após a guerra, fundou uma Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as demais escolas que foram fundadas deixando florescente o Ensino de Enfermagem.

  • Já a enfermeira Ana Justina Ferreira Néri  nasceu na Bahia, a Precursora da enfermagem no Brasil. É uma das heroínas da guerra do Paraguai, onde montou com suas próprias economias um hospital modelo, onde cuidou dos soldados feridos, recebendo por isso, uma medalha Humanitária e uma de campanha,além de uma pensão vitalícia.
  • Maria Ivete Ribeiro de Oliveira, enfermeira, Graduada em Enfermagem e em Filosofia pela UFBA; mestre em Ciências Humanas pela mesma universidade; Doutora em Enfermagem pela USP - 1973 com a tese: O papel do enfermeiro como coordenador da assistência ao paciente, que a tornou uma referência nos cursos de administração aplicada à enfermagem. Presidente da ABEn-Nacional entre 1984-1986. Presidente do Conselho Federal de Enfermagem entre 1979-1982. Pelos relevantes trabalhos realizados em favor da nossa profissão recebeu o título de sócia honorária da ABEn em 1975.
  • Wanda de Aguiar Horta foi uma professora que se tornou conhecida por introduzir os conceitos do Processo de Enfermagem, onde os pacientes eram tratados não como indivíduos , mas como seres humanos, com sentimentos, emoções e métodos de Enfermagem. Autora da Teoria das necessidades humanas básicas.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO


O enfermeiro possui quatro grandes campos de atuação: ensino, pesquisa, atenção saúde e a gestão.

  • Enfermagem geral

Comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.

  • Enfermagem geriátrica

Atender idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais.

  • Enfermagem médico-cirúrgica

Ministrar cuidados pré e pós-operatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais.

  • Enfermagem obstétrica

Dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de pré-natal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto. Orientar sobre planejamento familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com