TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e administração

Por:   •  25/8/2016  •  Resenha  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 6

Tarefa 1

 A relação entre liderança e administração continua a desencadear debates. Enquanto administrar enfatiza controle; liderar maximiza a eficiência. Elabore uma dissertação com os temas Liderança e Administração. Esta atividade valerá dois (20) pontos. Bom Trabalho.

         Liderança é uma habilidade administrativa com foco no desenvolvimento e na disposição da visão, da missão e das estratégias, além da criação de uma força de trabalho motivada” (Bitpipe, 2006).

         Segundo Chiavenato (2003), a palavra administração originou-se do latim, sendo, ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e tem como significado a realização de uma função sob o comando de outrem, ou seja, a prestação de um serviço a outro.
       
Raymundo (2006) acrescenta que administrar é o processo que conduz as pessoas à realização de determinados trabalhos, pois é necessário que exista no administrador a capacidade de influenciar as pessoas a realizarem suas tarefas.  

         Segundo Souza e Soares (2006), o exercício da liderança é uma das principais responsabilidades do enfermeiro tendo em vista que ser líder e saber administrar são condições absolutamente necessárias para o eficiente desenvolvimento do trabalho do profissional de enfermagem. Assim sendo podemos observar a importância da realização de liderança nos serviços de enfermagem.
         
Ainda Maximiano (2004), acreditar que administrar é agir, é o processo de tomar decisões e realizar ações que compreende cinco processos principais: organizaçãoplanejamentoexecução, liderança e controle.

          Fayol apresentou como novidade em sua época a necessidade de um ensino organizado e metódico de administração para formar administradores. 
Teoria das relações humanas: Na década de 1930 psicólogos e cientistas sociais, afirmavam que o homem só trabalha por dinheiro. Os estudiosos da época percebiam que a rigidez das normas de trabalha dificultavam o relacionamento dos trabalhadores em meio ao ambiente de trabalho, (MASIERO, 2007).

Teoria de sistema: Segundo Masiero (2007, p. 30) sistema seria "um conjunto de elementos que inter-relacionam de forma coesa e integrada, buscando atingir determinado objetivo".

Teoria Contingencial: Uma característica importante da teoria da contingência é que não se consegue sucesso na organização partindo de um único ponto, é necessária diversidade de alternativas para encaminha estudos, demandas organizacionais e problemas (ARAÚJO, 2007).

         Um líder tem que apresentar personalidade marcante para poder influenciar o comportamento dos membros da equipe.

A Liderança autocrática: O trabalho somente se desenvolve com a presença física dos líderes, tendo a qualidade do serviço realizado inferior, mas produzindo em grande quantidade, sendo superior aos grupos de liderança democrática (WEBBE, 2005).

Liderança democrática: A autonomia do grupo para decidir e implementar estratégias para resolução dos problemas, para atingir metas, deixando o caráter do líder intervir apenas quando o grupo solicita e necessita de orientações técnicas aconselhamento. (CHIAVENATO, 1993).

Liderança do situacional: Cada um requer um estilo de liderança diferente para alcançar a eficácia no trabalho e promover o desempenho satisfatório dos subordinados. Além de oferecer ao líder a possibilidade de se ajustar a um grupo com características diferentes as suas convicções (SILVA, 2007).

        Muitas vezes o enfermeiro desempenho duplo papel de supervisor ou de prestar assistência, sendo assim não conseguindo realizar nenhuma das funções com qualidade.

        O enfermeiro tem que estimular, motivar e influenciar sua equipe, por isso possui o perfil de um líder. Para liderar um grupo tem que desenvolver competências e habilidades.

        Um líder só consegue alcançar o sucesso se diagnosticar a situação e escolher estratégias adequadas a partir de um amplo repertório de habilidades.

         A liderança tem sido uma preocupação para os administradores das instituições de saúde, devido ao aumento da qualidade e produtividade da prestação de serviços, sendo necessário orientar e designar para o pessoal da enfermagem alcançar seus objetivos e metas a cumprirem.

         Um líder tem que ter saber coordenar, superar suas dificuldades, planejar, possuir conhecimento técnico e específico, punir e recompensar o grupo quando for necessário.

         Se o enfermeiro for motivado ele consegue fazer influenciar a sua equipe.  

         Para um grupo se organizar é necessário que haja coordenação, discussões e a escolha dos métodos a serem adotados. Para ser líder você tem que ser aceito pelo grupo.

         Quando o enfermeiro demonstra desempenho em suas atividades e conhece a estrutura organizacional do seu ambiente de trabalho e daí que começa a assumir cargos de chefia e procura desempenhá-lo de acordo com as expectativas do grupo e da instituição.

         O enfermeiro administrador tem que evitar o acúmulo de situações problemáticas o estresse e sobrecarga para não prejudicar o seu desempenho.
       
A administração em enfermagem é essencial para alcançar os objetos propostos pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (298 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com