TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo extraordinario

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  1.574 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO.

Atividade desenvolvida a partir do documentário Lixo extraordinário elaborado no ano de 2010, em um aterro sanitário localizado no bairro Jardim Gramacho, periferia do Rio de Janeiro, cercado por varias empresas que reciclam lixo e por barracos de pessoas que trabalham nesse aterro sanitário e sobrevivem do lixo.  Realizado pelo artista plástico Vik Muniz, um importante artista brasileiro e dirigido por Lucy Walker, no qual aborda uma temática muito importante para o nosso ambiente socioambiental, abordando também questões que envolvem alimentação inadequada, moradia em condições precárias, falta de recursos e segurança para o trabalhador que ali habita e dignidade humana, trabalho esse que teve sua inspiração na própria vida do criador do trabalho porque foram fatos que ele enxerga que poderiam também ter sido por ele vivido, pois teve uma infância muito difícil, mas aconteceu em seu caminho algo que o deu a oportunidade de mudança. A tratativa de vidas de pessoas que por motivos variados e individuais tiveram em sua vida o lixo como única fonte de sobrevivência e perspectiva de vida, vidas esquecidas pela sociedade e tratadas como o ambiente no qual viviam, aguardando apenas um olhar humano de alguém que pudesse mostra-la que a muita vida para viver e se orgulhar e que são capazes de vivê-la com a dignidade de suas próprias mãos.


“LIXO EXTRAORDINARIO”

Síntese.

Toda a sociedade no geral sem descriminação de raça ou qualidade social tem o direito à saúde e direitos gerais não podendo ser delimitado a uma quantidade de pessoas ou discriminativa social ou racial.

Lixo extraordinário, trabalho realizado entre 2010, realizado pelo artista plástico brasileiro Vik Muniz e produzido por Lucy Walker nos mostra como e difícil à vida de “catadores de lixos” ou catadores de materiais reciclável, localizado no bairro Jardim Gramacho, periferia do Rio de Janeiro. Trabalho realizado com intensão de ajudar essas pessoas mostrado que existe algo bom em suas vidas que a população não enxerga, pois existe apenas em seus interiores. Lado esse que acaba sendo confundido e tratado da mesma forma como tratam o produto com que lidam todos os dias, o lixo. O documentário traz o relato de vidas de pessoas que viram no lixo sua esperança de vida, sua fonte de sobrevivência e sustento, muitas vezes o sustento de toda a família, que se alimentam do próprio lixo, que catam, separa, reciclam, muitas coisas aproveitável e boa que para no lixo por uma falta de consciência de pessoas que vivem em mundo de Classimo como citado no documentário pelo artista vik Muniz. São pessoas, seres humanos que optaram por viver uma vida digna mesmo em sua indignação para fugirem de um mundo de desonra, para não acabarem no mundo do trafico de drogas, roubos e prostituições (como foi citado varias vezes pelas pessoas participantes e entrevistadas no vídeo). Orgulhosos pela dignidade com que fazem seu trabalho e ganham o sustento do seu próprio suor.  

Porem não podemos deixar de citar alguns fatos importantes que trazem o prejuízo a vida dessas pessoas e ao meio ambiente, como por exemplo:

  • O manuseio do lixo a procura de materiais reciclados sem os equipamentos de proteção adequados para as pessoas que catam o lixo, elas são exposta constantemente ao risco de vida e contaminação (contaminação só de suas vidas, mas também do solo), de se machucarem por não estarem protegida de forma adequada (ouve-se relato durante o documentário de pessoas perdem a vida esmagada pelos carros que descarregam o lixo durante a noite).
  • A falta de higiene na alimentação dessas pessoas (o que comem na grande maioria das vezes são alimentos retirados do próprio lixo que ao serem analisados por eles mesmo decidem se ainda serve para o consumo), condições precárias e nenhuma higiene da manipulação desses alimentos.
  • Risco de doenças que essas pessoas estão vulneráveis, o contato com animais que trazem doenças contagiosas e doenças respiratórias também (relatos de pessoas que dividem seus “barracos” com a presença de ratos e baratas e outros animais).
  • Caso importante de vigilância em saúde do trabalhador, o abuso e exploração da mão de obra das pessoas pelas empresas coletoras ao redor do aterro sanitário, o descaso e falta de respaldo legal.

DESENVOLVIMENTO DE SÍNTESE SOBRE: VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR.

Embora o Brasil esteja desenvolvendo atividades e programas de incentivo para coleta seletiva de resíduos sólidos para reutilização, ou seja, reciclagem, ainda falta muito para a conscientização da população brasileira que demonstram resistência a essa reeducação e conscientização a respeito do lixo, beneficiando o meio ambiente, embora seja consciente dos grandes malefícios do descarte desse tipo de lixo no meio ambiente como põe exemplo à poluição do solo, do subsolo, contaminação das aguas e dos lenções freáticos, do ar, o desmatamento a obstrução de bueiros, entre outros.  Hoje o principal local onde ocorre essa seleção do lixo reciclado acaba sendo os aterros sanitários. O trabalho do catador de materiais reutilizáveis consiste em catar, separar, armazenar e transportar esses materiais gerando renda. Embora o catador represente um papel muito importante no contesto socioambiental, ainda sofrem a descriminação por sua profissão, são marginalizados e tratados com descaso pela sociedade, exploração na mão de obra, falta de reconhecimento profissional gerando benefícios empregatícios sendo privados de contratos e trabalhos e garantias trabalhistas, respaldo profissional, muitos sofrem abusos, violências, doenças sem condições tratamentos adquiridas através do manuseio do lixo, solo contaminado com gazes poluentes, grade exemplo dessas doenças, são as doenças respiratórias, o trabalhador não consegue se tratar porque se parar de trabalhar para isso ficara sem o sustento da família, pois não existe o respaldo profissional como o afastamento remunerado por doenças (doenças relacionadas a atividades desempenhadas), esse tipo de mão de obra e reconhecido como atividade que interfere diretamente ao processo saúde doença do trabalhador podendo expor esses trabalhadores aos riscos químicos, físicos, biológicos, social, ergonômico e mecânico.

Eles são diariamente expostos ao frio calor, gases, poeiras, odores, fumaça de monóxido de carbono pesticida, solventes, líquidos que vazam de pilhas, agentes biológicos como agentes patogênicos como vírus, bactérias e fungos, risco de se contarem com vidros, objetos pontiagudos, postura inadequada, entre outras exposições, gerando essa insalubridade trabalhista resultando em doenças aos catadores.

E necessário que haja uma identificação de todos esses processos maléficos a saúde dos catadores e consequentemente o meio ambiente, criando ações para prevenções a saúde dos trabalhadores, geralmente os catadores de lixo são vinculados a alguma cooperativa de coleta seletiva do lixo, e necessária que haja uma tratativa desses problemas, reconhecimentos de ordem trabalhista, respaldos legais, contratos de mão de obra e respaldo a saúde do mesmo, dando condições adequadas e dentro das leis de doenças adquirida em seu ambiente de trabalho, desenvolvendo ações de prevenção e materiais como equipamentos de proteção para amenizarem o impacto dessas matérias sob a saúde dos que ali trabalham.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com