TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo extraordinario

Por:   •  19/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  2.025 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES OPET DE ENSINO SUPERIOR                                DATA: 15/08/2014

ACADEMICO: CLEDINALDO DA COSTA ERICEIRA

PROFESSORA: MARIAH ABDANUR MENDES                                   CURSO: DIREITO

DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL

LIXO EXTRAORDINARIO

 

O documentário “Lixo Extraordinário” (“Waste Land”, 2009 direção: Lucy Walker) concorreu ao OSCAR em 2011,         Este retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz em uma comunidade de catadores no lixão de Jardim Gramacho – RJ. Onde o artista constrói obras de arte com ajuda dos catadores, este se utiliza materiais encontrados no lixão para formar imagens dos trabalhadores locais. O documentário procura demostrar a realidade daquelas pessoas que vivem em situação de miséria sem saneamento, assim como o problema dos lixões.

O artista utilizou o lixão de Gramacho por ser o maior do mundo (2007), e assim mudar a vida daquelas pessoas com a arte e com a reciclagem. A dimensão do aterro e a quantidade de lixo são enormes. Pode-se observar que que as pessoas dividem espaço com todo tipo de imundice e animais recicladores, assim como a falta de preocupação com a saúde e com a segurança, as condições de vida dos catadores no mínimo sub-humana, aquelas pessoas estavam ali jogadas sem qualquer amparo do poder público, assim como o lixo que eles reviravam.

O filme destaca as atuações de Zumbi e Tião, moradores daquele local. O filme também mostra através de depoimentos as experiências de outros moradores daquele local, assim como suas moradias construídas de madeira, com o mínimo de higiene e conforto. É neste cenário que o presidente da cooperativa (Tião) narra um assalto ocorrido na cooperativa, ocasionando uma perda de R$12.000,00, reforçando que o estado abandonou estes locais. O objetivo do projeto era denunciar ao mundo o que acontecia ali, então as obras começam a serem vendidas envolvendo mais a comunidade. Resultando por serem convidados a uma exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. As cenas evidenciam a desigualdade social.

Por fim, o autor principal visita e presenteia os seus colaboradores, através deste trabalho a Associação dos Catadores do Jardim Gramacho, conseguiu comprar um caminhão, construiu uma escola e uma biblioteca com 15 computadores. Transformando para melhor a vida de todos os catadores ali envolvidos, alguns até abandonaram o lixão.

O documentário focou na dificuldade, nas condições de vida e no cotidiano das pessoas, nota-se, que pouco falou pouco em soluções para o meio ambiente demostrando a falta de comprometimento da população e do governo quanto à coleta seletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com