TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Martha Elizabeth Rogers

Por:   •  20/9/2019  •  Tese  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA – UniFil 

ENFERMAGEM – 1º ANO MATUTINO

TÉCNICAS BÁSICAS DE ENFERMAGEM PROFª. ADRIANA BRAGANTINE

 

Nome: Rebeca Ote Wiechert

 

Protocolar a atividade até o dia 20 de setembro, 13h, para professora 

Adriana Bragantine. As respostas devem ser digitadas no espaço abaixo reservado para elas e o documento entregue impresso. 

 

ESTUDO DE CASO 

 

M.A.V, 79 anos, reside em Londrina, viúva há 20 anos, institucionalizada há sete anos, católica, ensino primário apenas, tem um filho, o mesmo a mantêm financeiramente, mas reside em outro estado, sem outros parentes próximos.

Asmática desde a infância, também é hipertensa e portadora de diabetes. Faz uso de Aerolin spray quando crises, Anlodipino 5mg 3x-dia e Glifage 500mg 2xdia. Alergia a penicilina e iodo. Ex-tabagista, fumou por 40 anos, cessou há 22 anos.  

Há quatro anos iniciou quadro de dor abdominal, náuseas, êmese e melena. Foi diagnosticada com câncer de intestino, realizou tratamento quimioterápico, porém não alcançou a cura. Hoje, além de conviver com o câncer intestinal, está com metástase em bexiga e coluna vertebral. Recentemente, também está sendo investigado um câncer pulmonar unilateral, à direita, pois iniciou quadro de dispneia aos mínimos esforços, além de dor torácica intensa.

Quanto ao prognóstico: cuidados paliativos.

Analisando os registros de enfermagem dos últimos dias, evidencia-se que: paciente tem apresentado episódios de confusão e agitação, tentando retirar seus dispositivos médicos e machucar a si mesma, a maior parte do tempo dispneica, com queda de saturação de oxigênio, mantendo uma média de 88%, com presença de secreção frequentemente em vias aéreas, com dificuldade para eliminar espontaneamente, gerando grande desconforto, além de repercussões clínicas, como taquipneia e piora da saturação de oxigênio, não se alimenta efetivamente há mais de 10 dias, está inapetente, evoluindo com perda de peso importante (6 kg), não apresenta evacuação há 14 dias, relatando dor de média intensidade no abdome várias vezes ao longo do dia, além de referir dor intensa na região anal quando tenta evacuar, encontra-se muito enfraquecida devido ao quadro, estando sem condições de deambular pelo risco de queda e agravamento da situação, sem contar os episódios de dor intensa que apresenta em região dorsal, em pontos ao longo da coluna vertebral, que pioram quando tenta deambular, dificultando ainda mais o ato, tem apresentado baixo volume urinário em fralda, além de que relata sensação de bexiga cheia constantemente, mesmo após eliminar diurese, por isso fica realizando massagens e compressões na região supra púbica, em cima da bexiga, dizendo estar ajudando a urina sair, também, apareceu uma lesão por pressão em região sacral, estando atualmente classificada em grau 2.  

Observando esses pontos de destaque dos registros de enfermagem da paciente M.A.V dos últimos dias, quais técnicas básicas de enfermagem você aplicaria para garantir segurança, melhorar o estado geral, garantir conforto e evitar danos e agravamento do quadro?

Uma dica: para recordar e descobrir quais técnicas de enfermagem existem e são mais importantes, use como base o conteúdo programático do plano de ensino, o roteiro para a realização do portfólio, as aulas dadas até o momento e a experiência adquirida com o estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com