TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maternidade Parto Humanizado Sofia Feldman

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 8

BENEFICIOS DO SUS - MATERNIDADE

O Artigo irá mostrar a experiência de mães e trabalhadoras do

Hospital Sofia Feldman, uma instituição privada sem fins lucrativos que abordará o tema sobre o parto humanizado no SUS.

Sumário

RESUMO        3

INTRODUÇÃO        4

EXPERIENCIA DE SUS QUE DA CERTO – HOSPITAL SOFIA FELDMAN        5

APÓS O PARTO – HOSPITAL SOFIA FELDMAN        6

PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO SOFIA FELDMAN        7

REDE CEGONHA        7

CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

RESUMO

O Hospital Sofia Feldman é uma instituição filantrópica, 100% SUS. Esse hospital tornou-se referência em realizações de partos normais com o mínimo de intervenções mecânicas possíveis. Realiza partos humanizados diferenciados, gestantes tem total liberdade de escolher a forma que irão ter seus filhos desde a posição ao ambiente, até se for necessário serem anestesiadas. O Hospital Sofia Feldman respeita todos os direitos das mães e dos bebês previsto nas diretrizes dos SUS, e uma gestão aberta, horizontal e conta com a participação ativa da comunidade.                                                                  

Palavras chaves: Parto humanizado, Hospital Sofia Feldman, SUS.

INTRODUÇÃO

O Artigo irá mostrar a experiência de mães e trabalhadoras do hospital Sofia Feldman, uma instituição privada sem fins lucrativos, abordara o tema sobre o parto humanizado, considerado parto normal. Mostrará todo o processo desde o pré natal até o pós parto, ele explica como os financiamentos do SUS se bem aplicado pode dar certo. Também mostra como uma equipe multidisciplinar se divide para fazer um parto mais integrador, com o apoio de familiares interagindo com todo o pessoal do hospital, explica como tratar com equidade e integralidade as pessoas que estão em um momento novo da vida. Tocara em temas como amamentação e cuidados com crianças na UTI neonatal, todo o processo e o cuidado que é feito durante a estadia deles no setor, abordara cuidados com as mulheres puérperas, como acompanhamento psicológicos e cuidados com a saúde e beleza. O vídeo mostra técnicas não tradicionais adquira pelo hospital no cuidado antes do parto.

De uma forma inovadora o hospital faz uma integração entre os funcionários e os pacientes, para todos terem experiências novas e cuidados adequados, fazendo com que assim se sintam à vontades e confiantes um com o outro, para que todo o processo de pré e pós parto seja algo maravilhoso na vida de todas as mulheres e familiares.

EXPERIENCIA DE SUS QUE DA CERTO – HOSPITAL SOFIA FELDMAN

A articulação entre serviços de saúde e organização na gestão fazem do Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte (MG), um exemplo do SUS que deu certo, uma instituição privada sem fins lucrativos, 100% SUS, gere de forma colegiada os recursos públicos aplicados na assistência à saúde da mulher e da criança, com efetiva participação da comunidade e do controle social, por meio da Associação de Amigos e Usuários do Hospital Sofia Feldman – ACAU/HSF, e do Conselho Local de Saúde.  Tal participação na gestão confere ao Hospital o compromisso de tornar público seus indicadores – assistenciais, gerenciais, econômico-financeiros, para o devido acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos públicos na execução das políticas públicas.

O que faz uma mulher de classe média, que paga mensalmente um bom plano de saúde, optar por ter seu filho em uma maternidade da rede pública? A resposta é simples: atendimento humanizado. Criado em 1982 o hospital tornou-se referência em realização de partos normais com o mínimo de intervenção mecânica possível, obedecendo a lei que diz que a mulher pode ter um acompanhante durante o parto, e vai além deixando quantos acompanhantes a mulher desejar. 

Há uma rede de atendimento que é constituída pelas unidades básicas (UBS) de saúde e as maternidades; assim a gestante faz o pré-natal na UBS e já sabe em qual maternidade vai realizar o parto. Ao chegar a mulher passa pela classificação de risco para garantir a equidade no atendimento.

Para as mulheres que chegam até o HSF é priorizado o parto normal, e ao passar pela consulta, se elas não tiverem totalmente prontas, elas recebem orientações para contribuir para um parto humanizado, elas são encaminhadas ao núcleo de terapia integrativas onde é oferecido caminhadas para ajudar na dilatação do colo do útero, mergulhar os pés em água morna com ervas para ajudar a induzir o parto e massagem para ajudar a relaxar e se acalmar. É dada a opção de escolher entre medicamentos, alternativos ou complementares, para alívio da dor, as gestantes são orientadas sobre os recursos disponíveis a ela.

Ensina-se a mulher que ela é capaz de lidar com a dor do parto. No HSF a mulher não recebe apenas os cuidados básicos, lá os cuidados vão além, entre consultas, locais de parto, massagens e terapias de relaxamento. O Sofia dá voz às mulheres. São elas que decidem se querem ou não ser anestesiadas, em qual posição preferem dar à luz e qual música ou ambientação desejam ter, por exemplo: bola de pilates, banquinhos, banheira e chuveiro são alguns dos recursos disponíveis para oferecer as melhores condições na hora do parto.

APÓS O PARTO – HOSPITAL SOFIA FELDMAN

O Hospital Sofia Feldman fornece creche para as mulheres que trabalham lá para que possam amamentar os seus filhos durante o expediente. 

Todos os dias da semana são realizadas reuniões com os usuários para que eles falem da assistência recebida, reunião com os acompanhantes todas as manhãs e com as parturientes à tarde. Na primeira, além de avaliar a assistência os acompanhantes recebem informações e falam das suas experiências. Na segunda, as puérperas são convidadas a falar como foi a sua experiência de parto, a assistência recebida e como está o aleitamento materno, no final elas recebem orientações sobre cuidados no puerpério e com o recém-nascido, como amamentação e a atenção a ser tomada com os bebês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com