TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parto humanizado

Por:   •  5/11/2015  •  Artigo  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 9

AVM Faculdade Integrada

Enfermagem Ginecológica e Obstétrica

Sandra Regina da Silva Prado

BENEFICIOS DE UM PARTO HUMANIZADO E O PAPEL DO ENFERMEIRO OBSTETRICO

FRANCA S.P.

AVM Faculdade Integrada

Enfermagem Ginecológica e Obstétrica

Sandra Regina da Silva Prado

BENEFICIOS DE UM PARTO HUMANIZADO E O PAPEL DO ENFERMEIRO OBSTETRICO

Projeto de pesquisa apresentado à

AVM Faculdade Integrada como parte integrante

do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina

Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Nome do Tutor

Resumo

Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, utilizando para isto as Bases Bireme, Lilacs, Periódicos CAPES, BVS do Ministério da Saúde e demais revistas indexadas que contemplem o tema proposto, seguida da devida compilação descritiva e discussão, como objetivo identificar a partir de levantamento bibliográfico, fatores que possibilitam o cuidado com a gestante relacionada ao parto humanizado. Irá identificar e orientar a percepção das enfermeiras obstétricas no cuidado com a assistência ao parto humanizado, envolvendo ações do processo de nascimento até os fatores de implantação da assistência. Afim de contribuir para a formação de novos profissionais expandindo o conceito e a importância da humanização. Resultados: Observou-se a ascensão da enfermagem obstétrica através de incentivos de políticas públicas e estas consolidam o processo de humanizar. Conclusão: Apesar das dificuldades encontradas diariamente no exercício da profissão, a enfermagem vem pouco a pouco conquistando seu espaço dentro da obstetrícia, estabelecendo através da sua evolução uma assistência qualificada fundamentada na humanização.

Palavra-Chave: Parto Humanizado. Papel do enfermeiro obstétrico.

ABSTRACT

This study deals with a literature review , using for this purpose the bases Bireme , Lilacs , CAPES Periodicals, VHL Ministry of Health and other indexed journals that address the theme, followed by the appropriate descriptive compilation and discussion, aimed at identifying from literature , factors that enable the care of the pregnant woman related to humanized birth. Will identify and guide the perception of obstetrics nurses in caring for the care of humanized birth,  involving actions of the birth process to the assistance of implantation factors . In order to contribute to the training of new professionals, by expanding the concept and the importance of humanization. Results: There was the rise of midwifery through public policy incentives and these consolidate the process of humanizing. Conclusion: Despite the difficulties encountered daily in the profession , nursing gradually been conquering its space in obstetrics , establishing through its evolution skilled attendance based on the humanization.

Keyword : Humanized Birth . Role of the obstetric nurse.

INTRODUÇÃO

 O presente trabalho tem o intuito de Identificar a partir de levantamento bibliográfico os principais fatores que favorecem o parto humanizado, desde o atendimento inicial e até mesmo o comportamento do Enfermeiro Obstétrico, sobre sua atuação, buscando acompanhar e orientar a importância de um parto humanizado, contribuindo para formação de novos profissionais. Abordar fatores que possibilitam o cuidado com a gestante relacionado ao parto humanizado no qual Irá identificar e orientar a percepção dos  enfermeiros obstétricas no cuidado com a assistência ao parto humanizado, envolvendo ações do processo de nascimento até os fatores de implantação da assistência. A fim de contribuir para a formação de novos profissionais expandindo o conceito e a importância da humanização. Este estudo tem como contribuir para o enfrentamento dos  principais problemas enfrentado pelos enfermeiros obstétricos e entre as gestantes, desde os cuidados  e a realização de partos humanizados.  Após identificar os principais fatores que favorecem o parto humanizado, tem o objetivo orientar a importância do parto humanizado, contribuindo para formação de novos profissionais. Sendo assim identificar cuidados necessários para realização de uma boa assistência de enfermagem. Abordar diretamente com enfermeiro obstétrico questões práticas, buscando elementos que orienta sobre importância de recursos para o desenvolvimento de um parto humanizado sobre o olhar do enfermeiro obstétrico.

REVISÃO DE LITERATURA

Podemos observar através de estudos realizados, que hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza medidas onde a mulher em trabalho de parto deverá ter suporte emocional e atenção à saúde como mínimo de intervenções. No Brasil ainda esta longe de acontecer e de seguir tais recomendações, pois o modelo assistencial à saúde vem negligenciando os benefícios no processo de nascimento. Existe programa assistencial muito bonito disponibilizado através do SUS no qual evidencia não apenas pela qualidade técnica dispensada à gestação, ao parto, e ao puerpério, mas também pelas altas taxas de morbimortalidade maternal e perinatal.

Silva (2009) diz que antigamente não existiam técnicas que minimizavam a dor no parto e muito menos exercícios que favoreciam esta atividade. O que de fato acontecia era que as mulheres se isolavam para parir, geralmente sem nenhuma assistência ou cuidado, apenas seguiam seus instintos. Quando começavam a sentir as dores deduziam que o momento do parto tinha chegado.

Segundo Largura (2000) a assistência ao parto somente teve inicio quando as próprias mulheres começaram a se ajudar nesse processo, com a participação de seus familiares e parteiras, que foram acumulando experiências passando de geração para geração, utilizando essas mesmas para ajudar nesse momento tão esperado e importante da vida das mulheres.

Como podemos observar a historia da enfermagem obstétrica  tem mudado nos últimos anos, e vem sendo reconhecida pelos seus conhecimentos e atuações. Os enfermeiros estão conquistando seu espaço na assistência ao parto, desde meados da década de 80, resultado disso foi que no Brasil, em 1922, foi inserido o curso de graduação de enfermagem e em 94 como componente curricular, a pós-graduação.

É muito gratificante que através de métodos no qual sua fonte de pensamentos filosóficos e psicológicos aos longos dos anos vem nos mostrar que nada mais é uma expressão simples “parto humanizado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com