TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Microbiologia Geral

Por:   •  25/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS SANTA HELENA

CURSO DE AGRONOMIA

TRABALHO DE MICROBIOLOGIA GERAL

Nome:JOÃO PEDRO BERGENTAL                                                                                                   Entrega: 26/08/2021

Leia atentamente as questões e responda com suas palavras. Questões com respostas iguais ou resultantes de cópias (livros, internet, etc.) serão anuladas.

1) O que são vírus? Na sua opinião, eles podem ser considerados seres vivos? Por quê?

R: Vírus são seres parasitas muito pequenos, podendo ser observado somente com ajuda de microscópio, são formados por uma cápsula protéica podendo infectar seres vivos. Não, porque eles não apresentam uma estrutura de célula, são parasitas intracelulares, e dependentes de outros seres para sobreviver.

2) Pesquise uma figura sobre as fases do ciclo de infecção viral e insira neste documento, descrevendo cada etapa do ciclo.

Ciclo Lítico:[pic 2]

Adsorção– fase em que ocorre o reconhecimento e a fixação do vírus à célula. Esses seres são parasitas específicos.

Penetração– inserção do genoma viral no interior da célula hospedeira.

Síntese– estágio do ciclo em que o vírus começa a determinar as atividades metabólicas da célula.

Montagem– os componentes dos vírus que foram produzidas anteriormente, são organizados de modo a constituir novos parasitas.

Liberação– as dezenas de vírus formadas na fase de montagem produzem uma enzima viral denominada lisozima, que causa a ruptura da célula hospedeira, processo conhecido como lise celular. Além disso, como a célula passou a sintetizar estruturas virais, a produção dos seus próprios componentes se torna impossível (esgotamento celular), o que favorece o seu rompimento. Com a destruição da célula, os vírus se libertam e infectam imediatamente as células vizinhas, recomeçando o seu ciclo.

Ciclo Lisogênico:

O vírus invade a célula hospedeira, ei incorpora seu DNA ao do hospedeiro.

Uma vez que a célula foi infectada, ela continua seu processo natural de reprodução. Porém, elas estão com o DNA modificado, tendo material genético do vírus em questão. Durante o processo de divisão celular MITOSE, ocorre a duplicação deste DNA mudado.

Dessa forma, uma célula que foi infectada, começará a reproduzir o vírus, sempre que esta passar por um processo de mitose. Com isso, todas as células reproduzidas por ela, já terão em seu código genético, o vírus em questão.

3) Diferencie expressão, recombinação e replicação de genes e faça uma comparação entre a organização dos genes de eucariotos e procariotos.

R: Expressão→ processo em que a informação codificada por um determinado gene é decodificada em uma proteína. Teoricamente, a regulação em qualquer uma das etapas desse processo pode levar a uma expressão gênica diferencial. 

Recombinação→ ao câmbio de genes entre duas moléculas de ácido nucléico, para formar novas combinações de genes em um cromossomo.

Replicação→ A replicação do DNA é o processo de duplicação da molécula de DNA. Nele ocorre a separação das duas cadeias de nucleotídeos e a formação de cadeias complementares. A replicação ocorre antes da divisão celular, durante a interfase.

[pic 3]

4) O que são mutações? Quais são os principais tipos de mutação?

R: Podem ser definidas como modificações que ocorrem no DNA dos organismos vivos. Essas mudanças constituem uma importante fonte de variabilidade genética, sendo muitas vezes responsáveis pelo surgimento de novas espécies.

Mutação gênica e Mutação cromossômica

5) Caracterize os três tipos de recombinação genética em bactérias?

Transformação→ A transformação bacteriana ocorre pela absorção de fragmentos de DNA presentes no meio ambiente, que são derivados de outras bactérias mortas e em decomposição. A molécula ou fragmento será integrado ao DNA bacteriano por meio da troca de bases entre o DNA original e o fragmento absorvido. Se houver compatibilidade nessa troca, o fragmento passará a fazer parte do material genético bacteriano, que será replicado e repassado no processo de dupla reprodução. 

Transdução→ É quando uma bactéria transfere parte de seu material genético para outra bactéria por meio da ação de um fago vírus. Por esse motivo, é necessário integrar fragmentos de DNA bacteriano no material genético viral quando novos fagos são formados. Com a liberação de bacteriófagos e ataques a outras bactérias, os genes bacterianos existentes podem ser transferidos para o DNA da bactéria agora infectada. 

Conjugação→ A conjugação é o tipo mais famoso de reprodução recombinante. Nesse caso, uma ponte será formada ou duas bactérias serão conectadas por uma ponte. A bactéria que doou seu material genético não será modificada, mas o receptor sairá da combinação dessa modificação. Durante o processo de ligação, um pedaço de DNA chamado plasmídeo F (fertilidade) é transferido da bactéria doadora e recombinado com o material genético da bactéria receptora, resultando em alterações. 

6) O que é DNA recombinante e quais as aplicações práticas da biotecnologia?

R: São moléculas de DNA produzidas a partir da combinação de sequências de DNA proveniente de diferente fontes. A técnica central da metodologia do DNA recombinante é a clonagem molecular. A tecnologia do DNA recombinante é um conjunto de técnicas que permitem a manipulação do DNA.

São usados órgãos de animais para transplantes, produção de insulina e vacinas através da técnica de DNA recombinante, entre outras para produção de medicamentos, hormônios e anticorpos. a clonagem reprodutiva, em casos de infertilidade ou para evitar doenças futuras, e a clonagem terapêutica, que aponta para o tratamento de doenças degenerativas usando células-tronco, como uma vantagem do método.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com