TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiota, desnutrição e estresse

Por:   •  19/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

Microbiota

É o conjunto de microrganismos que habitam um ecossistema e se encontram associados a tecidos ou órgãos de animais ou plantas. São principalmente bactérias, também existem alguns protozoários, que geralmente tem funções importantes na decomposição da matéria orgânica.

A microbiota, composta por 100 bilhões de bactérias, exerce funções fundamentais para a saúde, como a degradação dos alimentos ingeridos para uma melhor absorção intestinal e um metabolismo ótimo. Os microrganismos que estabelecem colônias permanentes dentro ou sobre o corpo sem produzir doenças compõem a microbiota normal do corpo.

A microbiota humana é a enorme quantidade de bactérias que vivem em harmonia no corpo humano auxiliando nas ações. Estes milhares de milhões de bactérias, que colonizam o ser humano desde o nascimento, também têm um papel importante na maturação do sistema imunológico e na nutrição.

Microbiota e Desnutrição

Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, atuar sobre a flora intestinal, também chamada de microbiota, poderia ajudar a lutar contra os efeitos permanentes da desnutrição infantil, confirmando a importância destes microrganismos para a saúde.

A subalimentação afeta dezenas de milhões de crianças nos países em desenvolvimento. Estudos sugerem que a desnutrição pode impedir o desenvolvimento da flora microbiana nos intestinos, que amadurece à medida que os indivíduos envelhecem.

Pesquisadores coletaram matérias fecais que continham uma amostra das bactérias presentes na flora intestinal de crianças entre 6 e 18 meses no Malauí, alguns dos quais estavam bem alimentados e outros desnutridos em diferentes níveis. As fezes coletadas foram injetadas nos intestinos de ratos virgens de qualquer classe de bactéria.

A pesquisa demonstrou que crianças de 18 meses que estavam desnutridas tinham uma flora intestinal equivalente a de crianças de 6 meses. Concluindo que, a maturidade de sua microbiota não correspondia a sua idade.

Também demonstraram que a flora intestinal imatura está vinculada a um menor crescimento destas crianças, com relação às crianças bem nutridas cuja microbiota se desenvolve normalmente.

Microbiota e Estresse

De acordo com pesquisas, o estresse altera a microbiota (ou flora) intestinal e pode causar ansiedade e depressão. Isso porque esta alteração na microbiota intestinal ativa a liberação de neurotransmissores no hipotálamo, que em excesso, levam à ansiedade e depressão. Uma dieta com excesso de gordura também pode alterar a microbiota da mesma maneira.

Bactérias do intestino têm um papel importante na indução de ansiedade e depressão, segundo um estudo da Universidade McMaster, no Canadá. A pesquisa explora a relação da microbiota intestinal com os comportamentos decorrentes do estresse.

Neste estudo, os pesquisadores submeteram camundongos recém-nascidos ao estresse separando-os de suas mães durante três horas por dia, do terceiro ao 21º dia de nascimento. Primeiro, confirmaram que camundongos normais (com complexa microbiota) apresentavam comportamentos parecidos com ansiedade e depressão quando separados das mães, além de apresentar níveis anormais do hormônio corticosterona. Estes ratos também tiveram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com