TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Relatório Parcial

Por:   •  21/9/2018  •  Artigo  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Parcial

  1. IDENTIFICAÇÃO

BOLSISTA: Rafaella Pontes de Oliveira Brasil

ORIENTADORA: Marilei de Melo Tavares e Souza

CURSO: Enfermagem (Iniciação Científica)

UNIDADE: Universidade de Vassouras

TÍTULO DO PROJETO: A relação entre Gênero e Trabalho e a instabilidade do vínculo trabalhista das enfermeiras do Programa Saúde da Família (PSF)

PERÍODO DO RELATÓRIO: agosto de 2017 a agosto de 2018.  

  1. INTRODUÇÃO

Orientando-nos pela dinâmica curricular integradora, que aponta na direção do sujeito crítico. Em que o conhecimento se produz na ação e nas palavras dos homens que dão sentido às suas relações intersubjetivas sempre reconstruídas no mundo em que vivem, aliado aos interesses cognitivos a emancipatórios de transformação social (MARQUES, 2003).

 O objetivo geral de nossa pesquisa é investigar relações entre o trabalho, o gênero e a instabilidade do relacionamento trabalhista das enfermeiras do PSF.

Objetivos específicos:

  • Identificar a repercussão do trabalho no PSF nas condições de vida das enfermeiras;
  • Analisar as negatividades e positividades presentes no cotidiano laboral das enfermeiras no PSF e sua relação com o gênero e a garantia dos direitos sociais da mulher trabalhadora;
  • Argumentar os elementos implicados no processo de precarização do trabalho no PSF e sua relação com gênero e formação da identidade social do enfermeiro.

3 METODOLOGIA

3.1. Etapas desenvolvidas na pesquisa:

Pesquisa exploratória de campo com abordagem qualitativa. Sendo esta uma pesquisa com referencial e objeto de estudo de preocupação humanística, entende-se que as apreensões dos aspectos subjetivos da realidade são fundamentais para a compreensão do fenômeno em estudo.

Para investigar gênero e trabalho, utilizaremos o método de autorrelato, mediante a entrevista semiestruturada, incluindo perguntas abertas e fechadas. Esse tipo de entrevista inclui um número, ainda que pequeno, de perguntas abertas, nas quais o entrevistador se utiliza de “certa liberdade”.

Justifica-se a escolha dessa abordagem por reconhecer que a entrevista favorece a evocação do mundo imaginário, no qual a subjetividade representa um processo criador.  O “vivenciar” a entrevista e a tentativa de compreender suas imagens no contexto simbólico regulam a relação entre os entrevistadores e entrevistados, possibilitando um estudo obrigatoriamente histórico (SOUZA, 1998).

A amostra é composta de Enfermeiras que atuam na rede de saúde básica. Constitui-se o cenário da pesquisa, o PSF do município de Vassouras.

3.2. Atividades desenvolvidas pelo bolsista

Realizou-se no período orientação mensal com a coordenadora da pesquisa- Prof. Mestre Marilei de Melo Tavares e Souza, com a presença da aluna bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC.

No período em questão a partir da pesquisa o bolsista participou de atividades em grupo e eventos científicos:

- Participação em atividade de apresentação do Projeto e Cronograma.

- Cadastro na Plataforma Lattes/ Atualização

- Participação em atividade em grupo para ideias iniciais sobre desenvolvimento de projeto.

- Participação nas atividades, junto com os Alunos de Iniciação Científica (atividade de Busca de artigos para o Projeto).

- Reuniões para organização de Evento na Enfermagem.

- Participação no XVIII Seminários Integrados sob o tema: “Roda de Conversa sobre promoção da saúde na escola-Prevenção de DST ” ( 05/10/2017).

4 RESULTADOS

A pesquisa, apresenta-se em desenvolvimento: acréscimos referentes ao levantamento com resultados parciais para ajuste da metodologia.

4.1 Acréscimos referentes ao levantamento bibliográfico

As contradições e dificuldades que permeiam o processo de trabalho em saúde na contemporaneidade podem ser compreendidas como parte de um contexto maior em que se insere o mundo do trabalho hoje. Os Enfermeiros que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) estão precarizados em suas modalidades de contratação, própria de ajustes do modelo neoliberal, o que se encontra em contradição com o discurso de construção do Sistema Único de Saúde (SUS).

5 - CONCLUSÕES

Com base nos objetivos propostos verificamos que o desempenho do trabalho e a satisfação dos trabalhadores relacionam-se com aspectos que afetam a vida laboral dos profissionais de enfermagem. Em síntese, olhar e analisar cada situação na sua singularidade, na maneira como os atores procuram construir o mundo para si e como jogam com os outros, mesmo que exponha o conjunto de relações sociais e históricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com