TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO PROINTER PARCIAL COMO APRENDER A EMPREENDER

Por:   •  21/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.221 Palavras (13 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ALINE PEREIRA MEDINA RA: 2278643700

KONRAD SANTOS PAQUAY – RA: 8798005299

LETICIA TAINARA MOREIRA – RA: 5987402974

SARA SCARPATO MARIN – RA: 1904593288

VIVIANE CRISTINA DA SILVA VIANA – RA: 1903519855

COMO APRENDER A EMPREENDER

VALINHOS

2017

ALINE PEREIRA MEDINA RA: 2278643700

KONRAD SANTOS PAQUAY – RA: 8798005299

LETICIA TAINARA MOREIRA – RA: 5987402974

SARA SCARPATO MARIN – RA: 1904593288

VIVIANE CRISTINA DA SILVA VIANA – RA: 1903519855

COMO APRENDER A EMPREENDER

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia I.

Tutora Eletrônica: Kelly P. Ponces

Tutor de Sala: Everson Galusni

VALINHOS

2017


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................01

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................02

3. ENTREVISTA.........................................................................................................03

3.1 Relatório da Entrevista.........................................................................................09

4. IDÉIA DE EMPREENDIMENTO E ANALISE “SWOT”...........................................10 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................11

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................12


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo destacar a importância do plano de negócios, planejamento financeiro e todo processo que envolve o desenvolvimento de um novo empreendimento.

Foi realizada entrevista com a empreendedora Érica que atua no setor da saúde / bem estar como professora de Yoga. Nesta entrevista foi apresentado o processo inicial desde a abertura da empresa até o momento, evidenciando os pontos positivos e negativos, destacando como ferramenta de análise o método conhecido como SWOT (sigla oriunda do idioma inglês, que é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), suas características e formas de desenvolvimento).

Dessa maneira, através do encontro com a empresária entrevistada, obtivemos a oportunidade de por em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas e por meio dos cadernos de atividades disponibilizados.

2. DESENVOLVIMENTO

O processo empreendedor pode acontecer de maneira planejada ou por um simples acaso. Segundo DORNELAS (2008) existe várias explicações para que a decisão de uma atividade empreendedora aconteça: variáveis externas (sociais, econômicas, entre outras) e aptidão pessoal, ou as duas coisas juntas, são fatores críticos para o surgimento e o crescimento de uma empresa. De maneira geral tem-se, primeiramente, de haver a intenção e o sonho de um profissional que trabalhou e se especializou em determinada área do conhecimento; a verificação/aparecimento de uma oportunidade gera o estímulo; avaliam-se os riscos (as incertezas) e retornos da oportunidade; o conhecimento e habilidade, somados a oportunidade, materializam o sonho e a ideia – decisão de ir em frente; desenvolvimento do Plano de Negócios; busca por recursos - próprios ou de terceiros e a administração / gestão da empresa criada.

A estrutura de uma organização pode ser definida como uma divisão de atividades e as formas as quais são desenvolvidas desde os níveis mais baixos até a alta administração, um sistema de comunicação é traçado, permitindo que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para o alcance dos objetivos organizacionais (VASCONCELLOS, 1986). É importante analisar de que forma uma organização está estruturada e como acontecem seus processos, suas deficiências, sua forma de comunicação, seu tipo de serviço / produto, cliente, mercado e, principalmente, seu resultado final.

Quanto mais informações forem adquiridas antes da abertura de um novo negócio maiores serão as chances de sucesso e menores serão as possibilidades de riscos ao futuro empreendimento. Assim, o estudo de mercado e captação de informações relacionadas aos clientes, fornecedores, concorrência, oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos, definindo objetivos e estratégias de marketing, networking e o desenvolvimento de um plano de ação estratégico para a empresa são de suma importância.

Concluímos que o plano de negócios é fundamental para o sucesso do negócio. É por meio da ferramenta de gestão que as informações necessárias são colhidas para que sejam realizadas e interpretadas as análises financeiras e do mercado com objetivo de definir as estratégias de atuação para o futuro do empreendedorismo.

3. ENTREVISTA

DADOS DA EMPRESA

Nome da Empresa: Yoga Box

Endereço: Rua Amazonas, 364, Jardim Planalto

Cidade: Vinhedo

Estado: SP

Ramo de Atividades: Aulas de Yoga

Produtos e/ou serviços: Serviços

Data de Início das atividades: 2009

Entrevistado: Érica Suguimoto

  1. Que fatores a influenciaram a se tornar uma empreendedora?

R: “Eu venho de uma família de empreendedores, toda a família do meu pai sempre teve negócios, nunca ninguém foi empregado. A família da minha mãe também, no caso da família dela, todos possuem salão de beleza, então acho que já cresci com esta realidade de não ter salário, de matar um leão por dia, eu já cresci sabendo que eu teria um negócio”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com