TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DA CONFIABILIDADE AO INVESTIR EM CUIDADOS COM A SAÚDE

Por:   •  12/2/2020  •  Resenha  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso: O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DA CONFIABILIDADE AO INVESTIR EM CUIDADOS COM A SAÚDE

Aluna: RÍZIA MARIA DA SILVA

Trabalho da disciplina: Doenças Ocupacionais

Tutor: Professor: Raquel Juliana de Oliveira Soares

Jaboatão dos Guararapes

2020

DOENÇAS OCUPACIONAIS: O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DA

CONFIABILIDADE AO INVESTIR EM CUIDADOS COM A SAÚDE  

Referência: HEYMANN, Jody; BARRERA, Magda.  O aumento da produtividade da confiabilidade ao investir em cuidados com a saúde. Boston. Massachusetts, 2010.  

Os autores trabalharam baseados em empregadores são conhecidos como “defensores’’ da assistência na saúde, e que reconhecem a importância da saúde e as condições de trabalho.

O trabalho dos autores aborda de forma clara a importância da saúde do trabalhador. Pois o bem mais valioso das empresas é, sem dúvida, as pessoas que a compõe. Diante dessa realidade, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir na saúde ocupacional de seus trabalhadores.

O investimento em saúde no ambiente de trabalho mostra a gradual percepção de que, assim como o trabalho é um dos grandes fatores determinante da saúde, a saúde dos trabalhadores melhora a qualidade d vida até o aumento da produtividade e redução de acidentes e encargos trabalhistas. A quantidade de indicativos em pesquisas aponta que as empresas que investem na saúde de seus colaboradores têm como retorno benefícios econômicos.

Independente dessas evidências, desafios importantes existem na formação e na conservação de um vinculo de êxito entre trabalho e saúde, como a determinação do modo de distribuir e administrar as despesas com cuidados médicos.  

No decorrer da última década, agrupamos os principais pesquisadores do mundo para estudar a relação entre as condições de trabalho e a saúde. Estudos colaborativos foram realizados para identificar o impacto das condições de trabalho na saúde dos empregados, famílias e comunidades.  

Em Global Inequalities at Work: Work’s Impact on the Health of Individuals, Families, and Societies e em outras publicações conclui-se que as más condições de trabalho lesionam de forma completa e parcial a saúde. Os autores examinaram clínicas de saúde, analisando medidas de segurança em fábricas, avaliando as ações tomadas para aumentar a ergonomia e corrigiram políticas traçadas para promover ambientes de trabalho mais saudáveis.

Foram entrevistados CEOs, gestores, equipes de saúde das duas empresas e trabalhadores das linhas de produção sobre estas questões.

As empresas que se educaram e acolheram vários tipos de abordagens para melhorar a saúde de seus funcionários, com a construção de clínicas de saúde no local de trabalho e o oferecimento de planos de saúde para expandir o acesso aos serviços de saúde determinados na comunidade, também foram implementados abordagens dos riscos físicos no local de trabalho até a melhoria nas medidas como o ambiente social influencia a saúde dos trabalhadores.  

Foram apresentadas experiências de duas empresas que trabalham em ambientes distintos. A America Apparel confecciona roupas nos EUA Estados Unidos da América, país que tem uma das maiores despesas per capita de cuidados com a saúde no mundo, apesar de possuir uma das maiores quantidades de cidadãos sem seguro-saúde entre as nações mais desenvolvidas e prósperas.  

Já a SA Metal faz a separação e comercializa sucata de metal na África do Sul, considerado um país que foi acometido de forma grave por uma das piores crises de saúde no mundo: a pandemia de AIDS.

A atividade da SA Metal é coletar sucatas de metal recebidas de fábricas, agenciadores e da população adjacente. O valor da sucata varia de acordo com distância de seu transporte, os metais ferrosos possuem valor inferior, e a empresa se desloca poucos quilômetros para recolher, geralmente são derretidos e exportados como aço ou são negociados na região. Os não-ferrosos, como, níquel, cobre, as ligas de alumínio, tem valor mais elevado, são coletados de locais afastados, como em Angola.

Como a procura local para esses metais é pouca, eles separam seus componentes e transformam em sucata processada, como tubos e barras de cobre que são propositalmente exportados.

Na África do Sul mais da metade da população vivem em estado de extrema pobreza, sem acesso a serviços de saúde, alimentação, saneamento básico, água e moradia.

A SA Metal adotou medidas preventivas oferecendo diversos serviços de saúde a seus funcionários e famílias:

Um funcionário descreve o cenário antes das medidas serem implementadas: "Quando eu comecei a trabalhar aqui, tínhamos apenas uma pequena clínica de fábrica, era uma sala pequena no subsolo, que possuía medicamentos básicos, o enfermeiro administrava e dava assistência quatro dias na semana.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com