TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E DA CONFIABILIDADE AO INVESTIR EM CUIDADOS COM A SAÚDE

Por:   •  22/4/2020  •  Resenha  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

JULIANA KATIA DA SILVA

Trabalho da disciplina doenças ocupacionais

                                                 Tutor: Prof. Juliana de Oliveira Soares

 Macaé RJ

2020

O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E DA CONFIABILIDADE AO INVESTIR EM CUIDADOS COM A SAÚDE

Referência:

Heymann J; Barrera M. O aumento da produtividade e da confiabilidade ao investir em cuidados com a saúde, livro Profit at the Bottom of the Ladder: Creating Value by Investing in Your Workforce, capitulo 3, Harvard Business School 2010, EUA.

O artigo em questão trata da importante relação entre saúde do trabalhador/condições de trabalho, essencial para o bem-estar da população, a saúde também é elemento fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. Hoje entendemos o papel que o trabalho exerce como determinante de saúde e como a saúde dos trabalhadores afeta diretamente a produtividade e qualidade do serviço prestado, uma grande quantidade de pesquisas mostram que as empresas podem gerar maiores lucros investindo na saúde de seus colaboradores.  

Ao longo dos últimos 15 anos os autores do presente artigo reuniram pesquisadores para estudar de forma colaborativa o impacto das condições de trabalho na saúde dos indivíduos, das famílias e comunidades ao redor do mundo.

Desta maneira nos apresentam duas empresas em situações totalmente diferentes, a SA Metal que separa e vende sucata na África do Sul, país gravemente acometido por uma das piores crises de saúde mundial: a pandemia de AIDS, e a American Apparel fábrica de roupas nos EUA, onde tem se um dos maiores investimentos em cuidados em saúde no mundo, por outro lado detém uma das maiores taxas de cidadãos sem seguro saúde entre as nações mais desenvolvidas.

Clifford Barnett um dos administradores a SA Metal, diz que para se ter um negócio de sucesso é preciso estar pronto para reter os trabalhadores produtivos, cuja experiência levou a um trabalho de alta qualidade na separação do metal valioso da sucata sem valor, afirmou ainda: “O bem mais importante em seu negócio são as pessoas.” Ao invés de encarar os cuidados com a saúde para os funcionários como um luxo ou um bônus, a SA Metal os considerou como um importante investimento. Após determinar que a saúde de seus funcionários era importante para suas operações, a empresa estava preparada para investir na saúde da sua força de trabalho ao fornecer os serviços que melhor se adequavam às necessidades dos trabalhadores. A SA Metal começou inaugurando uma clínica para os funcionários quando ficou evidente que o HIV/AIDS afetava uma parcela significativa de seus trabalhadores. A África do Sul possui uma das maiores diferenças de renda no mundo, com mais de 50 por cento da população vivendo abaixo da linha da pobreza, em um cenário onde milhões de pessoas não têm acesso adequado à água, saneamento e recursos de saúde básicos, a SA Metal ofereceu uma variedade de serviços de saúde a seus funcionários e a suas famílias, o que foi extremamente eficiente na redução do número de horas de trabalho perdidas por motivos de saúde, Barnett explicou: “Você não precisa ser um gênio para descobrir isso: se você não oferecer isso no local de trabalho sua equipe se ausentará, e será muito caro sair e procurar em outros lugares cuidados com a saúde em qualquer nível de qualidade.”

Em cada localidade, os serviços devem ser oferecidos de maneira que atenda de forma adequada as necessidades de saúde das pessoas, em outros cenários, como nos Estados Unidos, os serviços estão disponíveis, mas são predominantemente inacessíveis aos que não possuem seguro de saúde. Os trabalhadores que recebem salários menores estão propensos a não terem cobertura de saúde como parte dos seus benefícios empregatícios. Segundo o Departamento de Estatísticas de Trabalho em 2008, um total de 46,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos não tinham plano de saúde, e a porcentagem de pessoas que tinham acesso a plano de saúde por meio de vínculo empregatício está diminuindo ao longo dos anos. O plano de saúde foi oferecido a todos os funcionários da American Apparel, mas a equipe de recursos humanos explicou que foi desafiador fazer com que os funcionários escolhessem pagar pelo seguro de saúde ao invés de levar para casa um contra-cheque maior, em parte devido à alta proporção de trabalhadores imigrantes na empresa. Kristina Moreno, diretora de recursos humanos, explicou: "As pessoas vêm de seu país de origem onde há um plano de saúde nacional, elas não estão acostumadas a contribuir com qualquer valor mensal, por isso foi um desafio fazer com que elas assinassem e encarassem isso como um cuidado preventivo.” A American Apparel também deu ênfase à saúde ocupacional em um esforço para reduzir a taxa de lesões no local de trabalho, devido à natureza do trabalho na indústria de vestuário, pequenas lacerações e estiramentos eram as lesões mais comuns. A empresa introduziu em sua operação um coordenador de segurança assim como um especialista em saúde ocupacional, cada funcionário era atendido por um massoterapeuta aproximadamente a cada duas semanas para ajudar a reduzir lesões, equipamentos de segurança também foram adotados além de pausas diárias para exercícios, todos estes itens faziam parte do programa de saúde e segurança da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com