TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brinquedo Terapêutico

Por:   •  24/5/2021  •  Artigo  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Jansen, Santos e Favero (2010) a hospitalização infantil representa uma situação diferente de todas as vivenciadas pela criança, uma vez que sua rotina é modificada. Ela está inserida em outra realidade, em um ambiente impessoal, repleto de restrições e rotinas, com significados diferentes do seu contexto diário e longe de seus familiares e amigos. Encontra-se cercada por pessoas desconhecidas que realizam procedimentos que lhe causam desconforto. Mesmo hospitalizadas, não podemos deixar de lado seu desenvolvimento. Por essa razão, é preciso que os profissionais da pediatria tenham um olhar diferenciado para tais peculiaridades, particularmente a equipe de enfermagem que se faz presente no cotidiano das crianças.

Segundo (JESUS, et.al. 2010). O uso do brincar vem sendo utilizado como uma estrategia eficiente diante do desenvolvimento infantil. A utilizacao do brinquedo terapêutico (BT) eh benefica em diversos momentos tais como: externalizar seu relacionamento com o mundo exterior, diminuir o distanciamento com o profissionais da saude e amenizar o periodo de enfretamento em hospitais. O Brinquedo Terapêutico constitui-se num brinquedo estruturado que permite a criança reduzir a ansiedade estabelecida por experiências anormais a sua idade, podendo ser usado sempre que ela tiver dificuldade em compreender e lidar com situacoes atipicas (STEELE, 1981). Seu objetivo é dar à enfermeira e demias profissionais da saúde uma melhor clareza das imprescndibilidade da criança e também auxiliar no preparo da criança para procedimentos terapêuticos, assim como permitir que ela descarregue sua tensão após sitiacoes que a levam a stress e descontentamento (BARTON, 1969; CLATWORTH,1978; GREEN, 1979).

Uma brincadeira permite que uma criança modifique a atmosfera no qual está envolvida a fim de ajudar em seus momentos de dificuldade no hospital (JANSEN; SANTOS; FAVERO, 2010). Sua utilizacao pode ser influenciada no progresso do seu quadro clínico resultando em um impacto positivo, assim oferecendo sensação de credibilidade e familiaridade (MURAKAMI; CAMPOS, 2011). Francischinelli et cols. (2012) relatam que no final do século XIX, Florence Nightingale já argumentava sobre o uso de brinquedo como alternativa auxiliar no tratamento de enfermagem. O estudo de Lemos et cols. (2010), afirma que cuidar com brinquedos é uma das maneiras mais eficientes de prestar assistência à uma criança hospitalizada. Tambem vale ressaltar que tais resultados nos estudos desempenhados por Jansen, Santos e Favero (2010) verificaricaram os benefícios da utilização do BT na assistência de enfermagem, uma vez que ele facilita a comunicação, participação, melhorando aceitação de procedimentos e motivam a criança, o que possibilita a manutenção da individualidade, diminuição do estresse e possibilidade de implementação de um cuidado atraumático

O BT trabalha como um facilitador dos receios e ansiedades dessa criança e permite a ela demonstrar o que sente e pensa (SOUZA et al., 2012).

Apesar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com