TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO CLÍNICO 2 DEPRESSÃO

Por:   •  15/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CLÍNICO 1

Um jovem de 27 anos procura o CAPS com os seguintes sintomas: perda de peso, insônia, tristeza, ansiedade. Apresenta uma prescrição de diazepam e fluoxetina 3 vezes ao dia. Ele retorna ao serviço duas semanas depois referindo nenhuma melhora significativa e portando outra prescrição com substituição da fluoxetina pela nortriptilina.  

  1. Explique fisiopatologicamente a depressão
  2. Diferencie depressão secundária de depressão maior
  3. Principais sinais e sintomas do estado depressivo.
  4. As classes medicamentosas estão adequadas para o caso?
  5. Qual a classe medicamentosa da Fluoxetina? (Explique mecanismo de ação, efeitos adversos, farmacocinética e interações medicamentosas)
  6. Qual a classe medicamentosa da Nortriptilina (Explique mecanismo de ação, efeitos adversos, farmacocinética e interações medicamentosas)
  7. Qual a classe medicamentosa do Diazepam (Explique mecanismo de ação, efeitos adversos, farmacocinética e interações medicamentosas)
  8. Como você justificaria a falha na primeira conduta? Havia necessidade de mudança da medicação? Justifique sua resposta.

CASO CLÍNICO 2

Maria é levada a uma consulta ambulatorial por seu marido com sintomas de depressão e ansiedade a um ano após a morte de seu filho em um acidente automobilístico. Detectou-se quadro depressivo e foi iniciada terapia psicológica e medicamentosa com tranilcipromina. 5 meses depois, Maria é admitida em uma unidade de emergência com intensa cefaleia, náuseas, taquicardia, sudorese e pressão arterial elevada, mesmo não sendo hipertensa. O marido informou que a esposa estava bem, no dia anterior foi a uma festa na casa de sua irmã, se alimentou bem e normalmente e não ingeriu bebidas alcóolicas.

 

  1. Qual a hipótese do que poderia ter acontecido com Maria?
  2. Qual a classe medicamentosa da Tanilcipromina (Explique mecanismo de ação, efeitos adversos, farmacocinética e interações medicamentosas)

CASO CLÍNICO 3

PMF, 33 anos em uso de haloperidol 2 ampolas a cada 15 dias. Em acompanhamento no CAPS por uso de álcool e crack. Na terceira semana de administração da medicação, não compareceu ao serviço. Na semana seguinte veio com sinais de intoxicação por álcool e não referiu uso de crack, estava sem se alimentar durante o dia todo.  

  1. Quais as indicações clínicas para o uso do haloperidol?
  2. Qual a classe medicamentosa do Haloperidol (Explique mecanismo de ação, efeitos adversos, farmacocinética e interações medicamentosas)

CASO CLÍNICO 4

TCG, 38 anos sexo feminino, internada por transtornos esquizoafetivo (sintomas psicóticos e transtorno do humor), em uso de Olanzapina e Risperidona 3 vezes ao dia, Clonazepam 1 vez ao dia e Sertralina 2 vezes ao dia. Na primeira semana de internação apresenta: fala pastosa, sialoréia, lentificação psicomotora e delírios persecutórios. Já teve tentativas de suicídio anteriores pela ingestão de psicofármacos e não costuma aderir ao tratamento referindo muitos efeitos colaterais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com