TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUIDAR DA ENFERMAGEM NO TRANSOPERATÓRIO

Por:   •  4/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde

Curso: Enfermagem 7º semestre –  

Disciplina: Cuidado de Enfermagem Cirúrgica[pic 1]

Professora: Msc Regina A. Pereira

“É preciso fazer, para Saber”!

(Antônio Machado)

O paciente cirúrgico, geralmente, está em situação de conflito devido as incertezas e à expectativa em relação ao sucesso da intervenção.

Boykin (1998), cita Florence Nightingale:

“A Enfermagem é uma arte; e para ser obra de arte necessita de dedicação tão exclusiva e preparação tão árdua, como a de qualquer pintor ou escultor, ao realizar o seu trabalho.

Pois o que é a lida com a tela morta e o mármore frio, quando comparada ao trabalho com o corpo vivo- o tempo do espírito de Deus?

É uma das mais Belas Artes, Eu diria, a mais bela de todas as Artes”.

        

        Ao lermos a carta que se segue, iremos perceber o quanto certas situações são desagradáveis e desumanas. Sendo assim, segue:

 

Um pedido à Equipe Cirúrgica

(Therezinha J. Bastos Ferreira)

        Embora eu seja uma pessoa com alto controle emocional, quando me vejo como paciente a caminho de uma cirurgia, fico indefesa, assustada e medrosa, pois já fiz várias cirurgias e algumas delas foram desagradáveis para mim. Por este motivo, peço-lhes que procurem entender os meus pedidos.

        Quando me encaminharem para o Centro Cirúrgico, tenham paciência comigo.

Caso eu lhes faça alguma pergunta, deem-me informações que me façam acalmar, pois mesmo não aparentando nervosismo, sinto que a minha pressão arterial fica alterada, ainda que eu esteja ao lado de meu cirurgião, de algum amigo ou parente.

        Não me abandonem no corredor do Centro Cirúrgico, como já me aconteceu outras vezes. Várias pessoas passando sem dar-me nenhuma atenção, sem saber por que eu ainda não estava na sala de cirurgia; parecia que o tempo não terminava.

        Por favor, quando eu estiver na mesa de cirurgia cubram-me, pois o ambiente é sempre muito frio para o paciente com tão pouca roupa. A coberta me aquecerá e o ambiente se tornará mais acolhedor, eu ficarei mais protegida e menos despida.

        Não me deixem ver o instrumental cirúrgico, evitem manuseá-lo enquanto eu estiver acordada, será mais fácil que tudo já estiver arrumado antes da minha chegada, para mim tudo na sala cirúrgica é assustador.

        Desculpem-me, mas peço-lhes que não comentem sobre a cirurgia quando já estiver dentro da sala cirúrgica, pois o medo é muito grande para quem está ali indefeso. Ajudem-me, não digam nada sobre o caso.

         Quando eu estiver acordando, procurem deixar uma pessoa ao meu lado, pois, mesmo um pouco confusa devido o efeito da anestesia, se alguém estiver por perto é bem confortante nesse momento.

         O Ser Humano, por mais corajoso que seja, torna-se pequenino e impotente nesta hora.

        Somos filhos do mesmo Criador Deus-Pai, portanto temos as mesmas necessidades e reações.

        Espero que um dia nunca se encontrem como estou, mas se acontecer, acredito que queiram fazer o mesmo pedido que agora faço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com