TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Colesterol e Lipoproteínas Plasmáticas

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Curso de Bacharelado em Educação Física

TRABALHO

Muriaé-MG

08 de novembro de 2017


[pic 2]

Curso de Bacharelado em Educação Física

Colesterol e lipoproteínas plasmáticas

Trabalho apresentado a unidade de ensino de Bioquímica do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário da Faculdade de Minas – UNIFAMINAS, como requisito parcial a sua integralização.

Prof. Dr. Bernardo Minelli Rodrigues

Acadêmico (a): Ana Clara Neves, Ana Clara Ferreira, Cristiano, Giulia, Lais e Sarah.

Período: 2º Turma: Enfermagem

Muriaé-MG

08 de novembro de 2017


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................4                                                                                      
  2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................5                                                                              

2.1. Definições.........................................................................................5                                                                                                        

2.2. Lipoproteínas plasmáticas e a distribuição/remoção de colesterol dos tecidos...............................................................................................6

2.3. Colesterol e Aterosclerose................................................................7                                                                                                  

  1. CONCLUSÃO..........................................................................................8                                                                                        
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................9                                                      
  1. INTRODUÇÃO

A junção entre lipídeos apolares (triglicerídeos e ésteres de colesterol) com lipídios anfipáticos (colesterol e fosfolipídios) e proteínas formam as lipoproteínas e à medida que a proporção de lipídios cresce com relação a quantidade de proteínas, nas lipoproteínas, a densidade diminui. Diferem-se quanto à composição de proteínas e local de origem, tendo assim diferentes funções, o tamanho e conteúdo próprios e com um papel específico no transporte do colesterol e triglicerídeos, são elas: QUILOMÍCRON VLDL (Lipoproteínas de ultra baixa densidade) IDL (Lipoproteínas de intermediária densidade) LDL (Lipoproteínas de baixa densidade) HDL (Lipoproteínas de alta densidade).

O colesterol e as lipoproteínas estão altamente ligados, pois é através das lipoproteínas plasmáticas que o colesterol é transportado na corrente sanguínea.

O colesterol está presente nos tecidos e nas lipoproteínas plasmáticas como colesterol livre ou combinado com ácidos graxos de cadeia longa, como éster de colesterol. E também, é precursor de todos os esteroides do organismo, como corticosteroides, hormônios sexuais, ácidos biliares e vitamina D. O colesterol é um produto típico do metabolismo de organismos animais e, portanto estão presente em produtos como carne, gema de ovo, cérebro e fígado.

O cumulo de colesterol nas paredes das artérias é patognomônico de aterosclerose, portanto vários estudos estão sendo realizados no sendo realizados no sentido entender a bioquímica, fisiologia e genética do colesterol e de metabolismo das lipoproteínas (NIELSEM,1999).

                                                                                          

  1. DESENVOLVIMENTO.
  1. Definições:

Lipoproteínas consistem em um conjunto composto por proteínas e lipídeos, organizados de modo a facilitar o transporte de lipídeos pelo plasma sanguíneo. Elas possuem classificação definida quanto a sua densidade e função. Há 4 tipos diferentes que numa ordem crescente de densidade são:

Quilomicrons: são menos densos do que o plasma sanguíneo, flutuando nesse líquido, conferindo um aspecto leitoso ao mesmo, levando a formação de uma camada cremosa quando este é deixado em repouso. É também a primeira partícula formada no organismo para levar gordura recém-capturada ao fígado.

VLDL (very low density lipoprotein): São lipoproteínas de grande tamanho, porém menores do que os quilomícrons, sintetizadas no fígado é um percussor do LDL, ocorre um processo de acumulo de colesterol e proteína para formar essas partículas.

LDL (Lipoproteínas de baixa densidade): são partículas diminutas que, mesmo quando em grandes concentrações, não são capazes de turvar o plasma. Possui a função de carregar o colesterol do fígado para diversos órgãos para que as células utilizem desse colesterol nas suas funções.

HDL (Lipoproteínas de alta densidade): Teria a função de remover o excesso de colesterol carregado pelo LDL de volta para o fígado e ser metabolizado.

         O colesterol um lípido produzido pelo fígado a partir de alimentos ricos em gordura, e é necessário para o funcionamento normal do corpo, estando presente na camada externa da membrana de todas as células do organismo e é transportado no sangue por moléculas que se chamam lipoproteínas.  A maior parte do colesterol está ligada a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e o restante, a proteínas de alta densidade (HDL), o ligado à LDL é o que se deposita nas paredes das artérias, quando em excesso, por isso é denominado “mau colesterol” e o  HDL pode ser considerado o “bom colesterol”, pois ele retira o LDL da parede das artérias e o transporta para ser metabolizado no fígado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (93.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com