TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle e Prevenção de Infecção Hospitalares

Por:   •  1/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.559 Palavras (15 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

CENTRO EDUCACIONAL PROFª DARCY DUARTE DE AMORIM

POLO DE MATRIZ DE CAMARAGIBE

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

CÉLIA MARIA DO NASCIMENTO SILVA

ELIANE MARIA DA SILVA

EVELYNA DAYANE SOUA DA SILVA

MARIA ANDREZA DOS SANTOS

ROSENILDA MARIA DA VEIGA SANTOS

PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES

UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA

NOVEMBRO-2023

MATRIZ-AL

CENTRO EDUCACIONAL PROFª DARCY DUARTE DE AMORIM

POLO DE MATRIZ DE CAMARAGIBE

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

CÉLIA MARIA DO NASCIMENTO SILVA

ELIANE MARIA DA SILVA

EVELYNA DAYANE SOUA DA SILVA

MARIA ANDREZA DOS SANTOS

ROSENILDA MARIA DA VEIGA SANTOS

PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES

UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Trabalho solicitado pelo Mestrando Wesley da Costa Araujo, a disciplina Linguagem, Trabelho e Tecnologia, com o intuito avaliativo.

NOVEMBRO-2023

MATRIZ-AL

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo reunir informações sobre Prevenção e Controle de  Infecções Hospitalares, através de uma revisão bibliografia. O presente estudo trata-se de um estudo descritivo, exploratório, analisando os artigos, com uma abordagem qualitativa.  Os artigos que abrangem a base de estudos, seguiram os seguintes critérios: no período de 2004 á 2017 e listados  nas bases eletrônicas: Scientific Eletronic Library Oline (SCIELO) e Biblioteca Virtual em Saúde(BVS), onde foram selecionados por: infecção, bactérias, hospitalar, prevenção e controle. Foram eliminados os arquivos que não atendiam nossos objetivos. O termo infecção hospitalar é utilizado exclusivamente em infecções que acometem pacientes durante sua internação, que não estava presente ou em estado de incubação no momento as admissão do paciente.  Atualmente mais de 15% dos pacientes que foram admitidos em hospitais, no Brasil, contraem infecção durante o período de internação. Organizar e fortalecer programas de prevenção e controle de IRAS em todos os níveis de gestão (federal, estadual / distrital e municipal) e em todas as secretarias de saúde é essencial na luta para prevenir e controlar infecções e reduzir a resistência microbiana (RM), doenças, deficiência e mortes de pessoas nos serviços de saúde. De modo que, para ter um conhecimento mais aprofundado sobre esse tema, faz-se necessária uma pesquisa mais completa.

Palavras-chave: infecção, hospitalar, bactéria, prevenção e controle

SUMÁRIO

RESUMO .................................................................................................4

1-INTRODUÇÃO .....................................................................................6

2-METODOLOGIA ..................................................................................7

3-RESULTADO E DISCUSSÃO ...............................................................8,9,10

3.1 PREVENÇÕES E CONTROLE.......................................................10,11,12,13,14

4- CONCLUSÃO .................................................................................. 15

5- REFERÊNCIA ...................................................................................16,17

1 INTRODUÇÃO

     Para começar este trabalho, se faz necessário fazer algumas perguntas que ao decorrer do trabalho sejam esclarecidas. Quando abordamos o tema Infecção Hospitalar (IH) logo se é indagado: O que é IH? Como se contrai? Quem é responsável em controlar/prevenir? Como a IH irá afetar a recuperação do paciente? Qual o papel do enfermeiro neste contexto?

 O termo infecção hospitalar é utilizado exclusivamente em infecções que acometem pacientes durante sua internação, que não estava presente ou em estado de incubação no momento da admissão do paciente.  

Atualmente mais de 15% dos pacientes que foram admitidos em hospitais, no Brasil, contraem infecção durante o período de internação. As IH perduram desde o século XIX. Como não havia saneamento básico, muito menos noções de higiene, as taxas de doenças epidêmicas eram elevadas nas comunidades mais pobres. Com a implantação do saneamento básico no Brasil e tendo a sua primeira ação em 1561 por Estácio de Sá. Foi iniciando princípios decisivos para intervir nas infecções.  A IH, são aquelas que foram adquiridas após a internação e foi manifestada durante a internação podendo perdurar após a alta. A maioria das IH, é decorrente de um desequilíbrio do micro biota humano e os mecanismos de defesa do hospedeiro. Isso pode acontece devido à patologia de base, algum procedimento que seja invasivo, alterações na população microbiana, isso pode ocorrer devido ao uso de antibiótico. Em outros casos, os microorganismos que atuam nas infecções hospitalares, raramente ira causar alguma infecção, pois apresentam uma taxa baixa de virulência, mas em relação ao seu não dano material e a queda da resistência do hospedeiro, se desenvolve o processo infeccioso.  Não se sabe a micro biota do paciente tem origem comunitária ou intra-hospitalar, isto quer dizer que: é difícil de comprovar se o paciente já veio com o microrganismo do meio onde ele vive ou ele adquiriu por  meio exógeno no período de internação.

Nas infecções nosocomiais, o hospedeiro é a junção mais importante da cadeia epidemiológica, pois contém os principais microrganismos que iniciam o processo infeccioso na maioria dos casos. As patologias de base favorecem o desenvolvimento da HI por afetar os mecanismos de defesa contra a infecção: queimaduras graves, acloridria, desnutrição, imunodeficiência, uso de certos medicamentos e idade extrema.

2 Metodologia

Trata-se de uma revisão de literatura do tipo descritiva, exploratória, retrospectiva com análise documental usando uma abordagem qualitativa, enfatizando o tema Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com