TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curativo Aberto e Curativo fechado ou Oclusivo

Por:   •  26/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

Conceituar: Curativo Aberto e Curativo fechado ou oclusivo

Curativo Aberto: É aquele no qual se utiliza apenas o anti-séptico, mantendo a ferida exposta; feito em feridas sem infecção, que após tratamento permanecem abertos (sem proteção de gaze).

Os curativos são divididos em primários, quando usados em contato direto com o tecido lesado, e secundários, quando colocados sobre o curativo primário. Alguns curativos requerem a utilização de cobertura secundária para manter a umidade adequada.

Curativo Fechado: Curativo que após a limpeza da ferida e aplicação do medicamento é fechado ou ocluído com gaze ou atadura.

Não permite a entrada de ar ou fluídos, atua como barreira mecânica, impede a perda de fluídos, promove isolamento térmico, veda a ferida, a fim de impedir enfisema, e formação de crosta.

Conceituar os tipos de secreção que pode aparecer em uma ferida: SANGUINOLENTA; PURULENTA; SEROSA; SEROSANGUINOLENTA

Sanguinolenta: Com coloração vermelho vivo e indica a ruptura de vasos.

Purulenta: Com coloração amarelada, esverdeada, marrom e poder apresentar odor fétido; normalmente indica a presença de infecções.

Serosa: Com coloração clara, é originado a partir do soro do sangue e secreções de células. Geralmente, surge nas fases de desenvolvimento de reações inflamatórias agudas; podendo ser encontrado nos estágios precoces de infecção bacteriana.

Serosanguinolenta: Com tom vermelho claro ou rosado, é a mistura dos exsudatos seroso e sanguinolento.

Leia o relatório abaixo e reescreva o, substituindo as expressões EM MAIÚSCULO por termos técnicos, com auxilio do glossário.

Sr. Manoel Aquino, 75 anos foi internado na clínica médica do Hospital Municipal de Bebedouro com o diagnóstico de AVE (Acidentes Vascular Encefálico). O paciente está há 5 dias internado sem acompanhante e com limitações físicas impostas pela doença. FALA COM DIFICULDADES, mas refere QUEIMAÇÃO NA BOCA DO ESTÔMAGO, SALIVAÇÃO EXCESSIVA e MUITA SEDE.

DOR PARA URINAR, além de apresentar PUS NA URINA com RAIAS DE SANGUE VIVO e MAL CHEIRO. Seu VOLUME URINÁRIO nas últimas 24 h está baixo (210ml). NÃO EVACUA A 8 DIAS.

O médico prescreveu LAVAGEM INTESTINAL (com 2000ml de água + 100 ml de glicerina.) A enfermeira fez o procedimento com sucesso, pois, o paciente FEZ COCO em GRANDE QUANTIDADE, FEZES LÍQUIDAS.

Conceituar as feridas conforme sua etiologia (causa) e dar 1 exemplo de cada; LESÃO TRAUMÁTICA\ LESÃO AGUDA\ LESÃO CRÔNICA

Lesão Traumática: Podem ser causadas por diversos agentes, como:

Agentes mecânicos: lacerantes (objetos cortantes, como facas e metais afiados), perfurantes (objetos que causam pequena abertura, mas grande profundidade, como pregos) e contusas (caracterizada por traumatismo das partes moles, hemorragia e edema).

Agentes químicos: produtos químicos como ácido sulfúrico, iodo, cosméticos, etc.

Agentes Físicos: frio, calor, radiação e outros.

Lesão Aguda: a cicatrização ocorre dentro do período esperado e sem complicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com