TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM

Por:   •  1/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]         UNIVERSIDADE NILTON LINS – UNL CURSO DE            [pic 2]

                                      GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ESTÁGIO CURRICULAR II

MANAUS

2018

NALYGIA LIMA BRANDÃO – MAT. 14007095

ESTUDO DE CASO

Trabalho Apresentado a Disciplina de Obstetrícia ministrada pelo Preceptor Oziel Máximo, como requisito para Avaliação Parcial  do estágio Curricular II.

MANAUS – AMAZONAS

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................4
  2. ESTUDO DE CASO.......................................................................................................5
  1.  HISTÓRICO DE ENFERMAGEM............................................................................5
  2. DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM.....................................................................7
  3. PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM........................................................................7
  4. EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM............................................................................10
  1. CONCLUSÃO................................................................................................................11

REFERÊNCIAS..................................................................................................................12

 

  1. INTRODUÇÃO

Este estudo de caso foi realizado na Maternidade Ana Braga, transcorrido no período de 22/05/2018 às 08:30hs no setor ALCON III com a paciente M.C.M 35 anos de idade, acometida Oligoidramnio. Foi submetida aos cuidados da acadêmica de enfermagem, proporcionando-a uma melhor assistência de enfermagem. Desta forma este estudo tem como objetivo estabelecer um plano de cuidados por meio do Processo de Enfermagem (PE) para prevenção de agravos, e estabelecer medidas de enfrentamento da situação em que se encontra a cliente, o principal foco no contexto deste estudo de caso foi avaliar e estudar o caso sobre o Oligoidramnio.

Segundo Neto e Tadini (2002), o volume do líquido amniótico (LA) aumenta progressivamente no decorrer da gestação, em torno de 20 ml semanais (10ª a 14ª semanas) e 50 ml por semana (15ª a 28ª). Costuma atingir o máximo de um litro em torno da 38ª semana, decrescendo daí até o parto. O desvio da normalidade para menos é chamado de oligodrâmnio (chegando ao volume inferior a 400 ml) e, para mais, polidrâmnio.

O líquido amniótico é produzido durante a gestação pela membrana amniótica, pela urina fetal, pela secreção de exsudato alveolar, bem como pela troca materno-fetal, sendo sua composição, formação e volumes variáveis de acordo com a IG. O oligoidramnio é caracterizado de acordo com Bastos, Nogueira e Júnior (2003) pela acentuada redução do volume de líquido amniótico, sendo este menor que o esperado para a idade gestacional (IG). Este estudo objetiva aplicar o processo de enfermagem a gestante com oligoidramnio. Após coleta de dados, foi feita uma análise do caso, sendo traçado os diagnósticos de enfermagem, estabelecimento de metas e implementação das intervenções.

SAE tem como objetivo de proporcionar aos enfermeiros, professores e alunos o desenvolvimento da mesma para a elaboração de suas etapas para que possa ser executada de forma correta visando no bem estar do paciente (CHAVES,2015)

  1. ESTUDO DE CASO

HISTÓRICO DE ENFERMAGEM

        A entrevista foi realizada segundo as normas ALBA LUCIA BOTTURA (2010) da cliente M.C.M 35 anos, IG 22s 3d, sexo feminino, casada, mãe de 2 filhos, técnica de saúde bucal, evangélica reside em casa própria com marido e filhos. Admitida nesta unidade hospitalar na Maternidade Ana Braga, com diagnostico de Oligoidramnio há 6 dias. Na data de 19.08.2018 a paciente realizou uma Ultrassonografia. No laudo constava o diagnóstico de Oligoidramnio, Feto único, pélvico a direita. Placenta posterior, Grau I. No dia 20/08/2018, realizou exames laboratoriais onde foram achados os seguintes resultados: EAS raros piócitos e flora bacteriana discreta, Hemácias: 3,69, Hemoglobina:10,6, Hematócritos: 33,5 e Hemograma:11,050. Segue aos cuidados de enfermagem e realiza o seguinte tratamento medicamentoso:

  • Cefalotina 1g EV de 6/6hs;
  • Dipirona 2ml EV de 6/6hs;
  • Sulfato ferroso 40mg VO antes do almoço;
  • DU+BCF 4/4hs;

Segundo relato da cliente, a gravidez não foi descoberta no início, pois a mesma tinha sangramentos semelhantes a menstruação, o que dificultou a descoberta e consequentemente o início precoce do Pré-natal. Relata ainda que na semana anterior à internação, sentiu uma” pressão” seguido de “vazamento de liquido”, onde chegou a achar que era urina. Foi quando, procurou o serviço de atendimento do Joao Lucio, com fortes dores no baixo ventre, seguido de perda de liquido.         A mesma achava que era Infecção Urinaria. Ao ser examinada, foi questionada sobre a D.U.M, e durante a palpação, o médico sugeriu uma U.S abdominal, onde foi constatada a Gravidez. A mesma foi encaminhada a Maternidade para dá continuidade ao tratamento que segue até a referida data.

Ao exame físico geral paciente encontra-se BEG, LOTE, respirando em ar ambiente, hidratada, eupneica, normocorada, normocardia, acianótica, afebril, FR: 23rpm, FC: 80 bpm, PA: 110X60 mmHg, T: 35,8ºC, AVP no dorso da mão esquerda com jelco nº 20 apresentava sinais flogístico, a conduta realizada foi a troca do AVP, para MSD (antebraço) com jelco nº20. Ao exame físico por sistemas: Crânio –Couro cabeludo integro, sem sujidades, Olhos- pupilas isocoricas foto reativas; Ouvidos–estruturas de orelhas medias e externas preservados; Nariz- sem presença de secreções, via área sem anormalidades; Boca- com higiene satisfatória, sem presença de próteses, Pescoço- linfonodos cervicais não palpáveis, traquéia móvel, Tórax- sem abaulamentos, de conformação normal, expansibilidade simétrica preservada, a ausculta presença de murmúrios vesicular e ausência de sons adventícios, Mamas- sem alterações, simétricas, não há presença de nódulos palpáveis, indolor ao toque, sem secreções, Oxigenação- em ar ambiente,   Coração- pulso periférico rítmico, a ausculta presença de bulhas cárdicas normofonéticas em dois tempos, Abdome-  Feto único, pélvico á direita, BCF: 156 bcf, Geniturinário- sem alterações anatômicas, micção espontânea, sem odor, e sem presença de corrimentos(SIC), com perda de líquidos sem cheiro  e tampão uterino com aspecto viscoso, e  em  pequena quantidade  MMSSII-  presença de sinais flogísticos em dorso direito em MSD e MMII sem anormalidades e/ou edema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (905.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com