TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENFERMEIRO FORENSE

Por:   •  13/11/2019  •  Artigo  •  3.411 Palavras (14 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO2

2. OBJETIVO3

3. METODOLOGIA3

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES4

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS6

6.REFERÊNCIAS 7

7.ANEXOS9

      7.1 ANEXO I9

      7.2 ANEXO II12

8.APÊNDICE13

        


  1. INTRODUÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2002) define violência como uso da força, que resulte em lesão física, psicológica, privações, morte ou deficiência, contra si próprio, outra pessoa ou grupo, quer seja esses danos realizados de forma intencional ou não. Em meio às preocupações cotidianas da sociedade, a violência tornou-se uma das grandes preocupações, gerando políticas governamentais no mundo inteiro. Adquiriu-se assim um caráter endêmico e transformou-se em um problema de saúde pública, devido ao número de vítimas e a magnitude de sequelas orgânicas e emocionais que gera (SANTI; NAKANO; LETTIERE, 2010).

O enfermeiro forense atua justamente à aplicação dos aspectos forenses no cuidado à saúde e é responsável por prestar assistência especializada a vítimas dos mais variados tipos de violência, inclusive aos agressores, e devem estar preparados para lidar com os traumas físicos e psicológicos de cada caso. A enfermagem forense surgiu na década de 90 nos EUA, e se expandiu para a Austrália, Canadá, Inglaterra, Japão, Peru, Coréia, Índia, Suécia e Itália, e no Brasil só teve reconhecimento em 2011 pela Resolução nº389 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Aparentemente o campo de trabalho para a enfermagem forense no Brasil precisa ser conquistado, avançando cada vez na necessidade de capacitação e na formação adequada destes profissionais, aprimorando os conhecimentos para estar à frente e atender as novas políticas públicas.

Atualmente o Brasil tem alto índice de violência, portanto é necessário o auxílio do enfermeiro forense para reduzir o sofrimento das partes envolvidas. Com isso, o profissional da enfermagem forense acaba envolvendo atribuições clínicas e especializadas proporcionando assim, o enquadramento regulador com finalidade na certificação das competências tornando público e assegurando à sociedade com clareza a sua atuação. Sendo assim, a enfermagem forense tem como objetivo principal a prevenção, identificação e cuidados de saúde contribuindo para melhorias na educação e políticas públicas servindo de apoio em comitês de ética de serviços de saúde. É uma área de grande importância no elo entre ciência da saúde e justiça. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM FORENSE, 2015).

Dessa maneira, a Enfermagem Forense busca a verdade envolvendo toda investigação criminal. Através da verdade é possível descobrir ou esclarecer o que permanecia incógnito levando em seguida para os quesitos jurídicos unindo o papel do enfermeiro forense na compreensão dos aspectos relativos às lesões e ao impacto que arremeteram sobre a vítima e aos familiares. Sendo assim, o contato e uma boa relação com a vítima e os familiares têm papel fundamental na assistência à saúde, seja no diagnóstico, no tratamento, na reabilitação, na avaliação, na recuperação e até mesmo na prevenção (LIBÓRIO, 2012).

  1. OBJETIVO

Compreender e destacar a atuação e competências do enfermeiro forense mostrando sua importância, além de aprofundar o conhecimento nessa área.

  1. METODOLOGIA

Este texto cientifico trata-se de uma revisão integrativa, com a finalidade de delimitar as informações relacionadas à atuação e competência da enfermagem forense. A revisão integrativa tem como objetivo principal a integração entre a prática profissional e a pesquisa científica no âmbito da atuação profissional.

Possui uma abordagem qualitativa/quantitativa de caráter exploratório, que segundo PIOVESAN (1995, p.321) é o estudo preliminar com a finalidade de melhor adequar o instrumento de medida à realidade que se pretende conhecer

Essa pesquisa foi desenvolvida em três etapas:

- 1ª Etapa: Foi realizada uma pesquisa por profissionais da área em Belo Horizonte, como não foi encontrado nenhum enfermeiro forense no estado de Minas Gerais, optou-se por procurar em outros estados, e foi encontrado em Sergipe. Foi feito o contato com a profissional Zenaide Cavalcanti de Medeiros e surgiu então a proposta de uma entrevista para melhor entendimento em relação ao tema Enfermagem Forense.

- 2ª Etapa: A profissional consentiu a participação no trabalho acadêmico da entrevista proposta através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) segundo a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) 196/96, que regulamenta pesquisas com seres humanos, consentindo a participação da mesma., a fim de que as informações coletadas sejam utilizadas exclusivamente para o propósito científico.

 - 3ª Etapa: A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista, baseada em um roteiro para conhecer as possibilidades de uma enfermagem forense. Foi criado um questionário com dez perguntas para a profissional em relação à Enfermagem Forense, a mesma gravou vídeos respondendo às questões e sanando as dúvidas propostas.

Referente aos dados coletados da pesquisa, os conteúdos analisados foram em relação à modalidade temática, na qual considera a totalidade do texto na análise, passando-o por um crivo de classificação e de quantificação, segundo a frequência de presença ou ausência de itens de sentido (BARDIN, 2004).

Os critérios de inclusão dos artigos para este trabalho foram: artigos com texto na íntegra de acesso gratuito em português; artigos que abordam exclusivamente o tema ― enfermagem forense, a formação do profissional e suas áreas de atuação em prática forense. Não houve corte temporal na busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) devido à pouca produção encontrada, sendo considerados todos os artigos existentes para atender aos critérios de inclusão e exclusão.

As categorias dos artigos se deu pela aproximação temática entres os objetivos propostos e a análise do conteúdo encontrado nas publicações.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A pesquisa feita na BVS resultou nos seguintes números: 35 artigos encontrados na Medline, sendo 15 excluídos mediante os critérios de exclusão pelo idioma do artigo; 4 artigos encontrados na Lilacs, havendo 3 excluídos. Foram pesquisadas 18 publicações no portal de periódicos da CAPES, sendo todos excluídos. O número total de artigos incluídos no trabalho para categorização foi de 10 por se encaixarem nos critérios de inclusão determinados pelas especificações e informações necessárias para o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (283.3 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com