TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Eletrocardiograma na Enfermagem

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 6

INDICE

1.0 INTRODUÇÃO

02

2.0 OBJETIVO ............................................................................................

03

3.0 ELETROCARDIOGRAMA: INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO .......

04

4.0 INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO ...................................................

06

5.0 COLESTEROL .....................................................................................

07

6.0 ENZIMAS CARDÍACAS .......................................................................

09

6.1 Mioglobina ..............................................................................

09

6.2 Troponina ................................................................................

09

7.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................

10

8.0 REFERÊNCIAS ....................................................................................

12

1.0 INTRODUÇÃO

Infarto agudo do miocárdio (IAM) é a diminuição ou interrupção total da oferta de oxigênio e nutrientes em algum lugar do musculo cardíaco, pode ocorrer necrose do tecido lesionado, também é conhecido como ataque cardíaco, e as causas são variadas, como, um coagulo ou placas de gordura, aterosclerose ou até mesmo o estreitamento do vaso, arteriosclerose.

O sintoma mais comum de um paciente com IAM é a dor no peito que irradia para o braço esquerdo, mas também pode haver náuseas, vômito sudorese e palidez, os exames de diagnóstico mais utilizado são: eletrocardiograma, cateterismo arterial, exames laboratoriais e exame físico.

As causas podem ser diversas, sedentarismo, hipertensão, dislipidemia, fumo, bebida, stress, hereditariedade, etc.

Os níveis de colesterol alterado é um fator muito presente em pacientes que sofrem um infarto agudo do miocárdio, pois facilitam o acumulo de gordura nas coronárias causando a obstrução total ou parcial da artéria causando assim o infarto agudo do miocárdio.

2.0 OBJETIVO

Esse relatório tem o objetivo de esclarecer como interpretar um infarto agudo do miocárdio perante um eletrocardiograma, comparação de níveis de colesterol e enzimas cardíacas, facilitando assim o diagnostico e tratamento do paciente com esse tipo de DCC (doença cardíaca coronariana).

3.0 ELETROCARDIOGRAMA: INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO

Eletrocardiograma é um exame utilizado para diagnosticar doenças cardíacas, como o infarto, é um exame indolor e não invasivo, não é necessário nenhum preparo para a realização do mesmo, somente tricotomia se necessário no caso de pacientes do sexo masculino. O ECG normal é composto por 3 elementos principais: a onda P (traduz a ativação elétrica dos átrios, câmaras menores e superiores do coração), o complexo QRS (traduz a despolarização dos ventrículos, câmaras maiores e inferiores do coração) e a onda T (traduz a repolarização dos ventrículos). Ocasionalmente, uma onda U poderá ser visualizada num ECG normal.

EM 40% do casos em que são realizado o eletrocardiograma inicialmente a suspeita de IAM não é possível diagnosticar a doença. Porém ainda sim o ECG é um importante exame de diagnostico.

No eletrocardiograma são observadas três alterações básicas:

  1. Aparecimento da onda Q anormal - está onda significa que uma área miorcárdica está eletricamente inativa, ou seja infartada. A característica desta onda é que ela pode ficar maior do que 1/3 da altura total do complexo QRS. Normalmente esta altura não chega a 1/3  da altura do complexo QRS.
  1. Elevação do segmento ST - esta alteração indica que o infarto está acontecendo. O nome técnico para esta alteração é a presença de uma corrente de lesão. Esta alteração pode ser também chamada de supradesnivelamento ou, infradesnivelamento quando ocorrer para baixo.
  1. Onda T invertida - esta alteração ocorre depois de alguns dias do infarto e indica que houve isquemia de uma região miocárdica.

O IAM tem 4 fases que podem ser observadas no eletrocardiograma, são elas:

Fase 1 (Super aguda): Ondas T aumentadas;

Fase 2 (Aguda): elevação do ST, diminuição da onda T e aparecimento da onda Q.

Fase 3 (Subaguda): T invertida, ST retorna a linha de base.

Fase 4 (Crônicas): ondas Q e elevação d ST.

[pic 1] 

[pic 2]

4.0 INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO

Infarto agudo do miocárdio tem como consequência a necrose de tecido pela oferta inadequada de oxigênio causada por obstrução de alguma artéria coronária.

O infarto agudo do miocárdio acontece por causa da rutura de uma placa de gordura (aterosclerose), que desencadeia uma cascata que reduz siguinificativamente o fluxo de sangue na artéria coronária afetada, desenvolvendo isquemia cardíaca e por consequência necrose do local afetado.

A lesão causa uma lesão que muitas vezes pode ser irreversível, veja na figura a baixo uma demonstração de como pode ser essa lesão causada pelo IAM.

[pic 3]

[pic 4]

5.0 O COLESTEROL

Colesterol nada mais que é que os valores de lipídeos acumulados no sangue, ou seja, níveis de gordura, e ele é composto por: HDL, LDL, VLDL, colesterol total e triglicerídeos.

Segue abaixo os valores desejáveis:

HDL

É conhecido como o bom colesterol, é produzido pelo próprio organismo e é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano.

2 á 19 anos

Adultos

Maior que 45 mg/dl

Maior que 35 mg/dl

LDL

É conhecido como o colesterol ruim, quando  este está com os níveis elevado a probabilidade de formação de placas de gordura na parede dos vasos aumenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (77.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com