TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Epidemiologia

Por:   •  10/10/2015  •  Resenha  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

        

| RA 0000000000

| RA 0000000000

| RA

| RA 0000000000

Nome Completo do Aluno | RA 0000000000

Nome Completo do Aluno | RA 0000000000

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

 

Prof.ª Jaqueline Covos

Disciplina de Vigilância em Saúde I

Curso de Graduação em Enfermagem

Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Sorocaba

Março

2014

[pic 3][pic 4][pic 5]

Nome Completo do Aluno | RA 0000000000

Nome Completo do Aluno | RA 0000000000

Nome Completo do Aluno | RA 0000000000

Nome Completo do Aluno | RA 0000000000

Nome Completo do Aluno | RA 0000000000

Nome Completo do Aluno | RA 0000000000

Nome Completo do Aluno | RA 0000000000

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

“RELATÓRIO CIENTÍFICO”

Trabalho desenvolvido sob os objetivos de se buscar: aprofundamento de conhecimentos a respeito epidemiologia; e desenvolver habilidades de trabalho em equipe.  Apresentado à Disciplina de Vigilância em Saúde 3º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem pela Faculdade Anhanguera de Sorocaba, 2014.

Prof.ª: Jaqueline Covos

Disciplina de Vigilância em Saúde I

Curso de Graduação em Enfermagem

Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Sorocaba

Março

2014

Sumario

Resumo

O trabalho a seguir tem por objetivo nos mostrar a história da epidemiologia seus conceitos suas definições, sua aplicação e, sua importância na saúde em coletivo e a importância da epidemiologia para o enfermeiro.

  1. Introdução

O principal objetivo da epidemiologia é melhorar a saúde das populações. Epidemiologia é coletividade estuda casos de doenças em determinado grupo de determinada região. Faz uma pesquisa completa da área em que a doença está afetando, o grupo de população o qual afeta, como são as pessoas, idade, sexo, entre outras coisas, faz uma pesquisa muita abrangente, para poder chegar ao resultado da epidemia, como surgiu e quem é o agente causador de certa doença, para assim criar vacinas para prevenir a doença, ou dependendo da doença curara-la.

São várias as definições para epidemiologia já que ela abrange uma grande área, mas sempre pensando no coletivo.

A epidemiologia surgiu de observações realizadas por Hipócrates também conhecido como o pai da medicina. Porém só no século XIX é que a epidemiologia tornou-se oficial e começaram as descobertas de epidemias uma das maiores descobertas foi feita por John Snow que descobriu que a epidemia de cólera que ocorreu em Londres era causada por agua contaminada.

Todas as disciplinas são importantes para a formação do enfermeiro porém a epidemiologia se destaca pois através surgi vários aprendizados, faz-se investigação, coleta dados, registrava faz-se de tudo para melhorar a saúde do coletivo, para prevenir para cura doenças.

2. Início da Epidemiologia

A epidemiologia foi originada a partir de observações feitas por Hipócrates há mais de 200 mil anos, ele dizia que fatores ambientais influenciavam a ocorrência de doenças.

O início formal da epidemiologia deu –se no século XIX. John Snow foi o responsável por uma das mais especulares conquistas da epidemiologia, descobriu que a cólera em Londres estava tendo um surto devido ao consumo de agua contaminada de uma determinada companhia.

2.1 Primeiras observações epidemiológicas

John Snow pesquisou o local de moradia de cada pessoa que morreu por cólera em Londres entre 1848-1849 e 1853-1854 e ligou a origem da água que os moradores consumiam com cada morte que ocorreu. E assim ele notou que a região que consumia água da empresa Sowthwark tinham mais mortes concorrida por cólera. Através dessa investigação Snow construiu a teoria sobre transmissão de doenças infecciosas em geral e concluiu que a cólera era transmitida por água contaminada

Mesmo ele não descobrindo o microrganismo causador da cólera ele pôde ajudar no combate à doença, pois sua pesquisa teve um impacto muito amplo nas políticas de saúde pública, fazendo assim com que a saúde pública tomasse providencias sobre a agua melhorando o abastecimento e o saneamento.

3. Conceito de epidemiologia

A epidemiologia possui três eixos fundamentais: Clinica, Estatística e Medicina Social.

Epidemiologia é o eixo da saúde pública, que tem por objetivo fornecer diagnóstico de doenças transmissíveis e não transmissíveis e atua na hipótese de casualidade, estuda a distribuição da morbidade e da mortalidade para assim poder traçar o perfil de saúde-doença, realiza testes para vacinas afim de prevenir doenças, analisa os aspectos ambientais e socioeconômicos que possam de alguma forma influenciar na eclosão da doença e nas condições de saúde.

3.1 Definição de Epidemiologia

Epidemiologia é o processo que estuda a saúde- doença em coletividade. O principal objetivo da epidemiologia é a compreensão do processo saúde- doença no que se diz respeito a população, seu foco é a saúde pública. A epidemiologia também é um instrumento para o desenvolvimento de políticas no setor da saúde.

Existem várias definições para epidemiologia uma delas é: “epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em especificas populações e a aplicação desses estudos populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde” (J. Last,1995). Os principais termos que merecem destaque nessa definição são, frequência e distribuição, estados ou eventos relacionados à saúde, especificidades das populações e aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (200.8 Kb)   docx (80.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com