TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cuidados de enfermagem ao paciente renal crônico.

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 5

TCC I – UNINOVE – ETAPA 1 E 2

1ª Atividade

Tema:

Insuficiência Renal Crônica

Problema:

Quais os cuidados de enfermagem em pacientes com insuficiência renal crônica?

Objetivo:

Levantar os cuidados de enfermagem ao paciente renal crônico.

2ª Atividade

Tema:

Insuficiência Renal Crônica

Objetivo:

Levantar os cuidados de enfermagem ao paciente renal crônico.

Introdução:

O tema do trabalho é sobre a insuficiência renal crônica (IRC). Entende-se que é uma doença assintomática em seu início, onde o paciente é portador da doença e não exibe sinais e sintomas característicos para a detecção do problema. Os sintomas surgem de forma repentina fazendo com que o portador se submeta a um processo de tratamento em que necessita de modificações nos hábitos de vida. (1) 

A IRC é definida pela perda irreversível da função renal, que exige do paciente a realização de um tratamento como uma alternativa para o funcionamento renal. Por ser uma doença que se avança lentamente, seu diagnóstico na maioria das vezes só é identificado na fase terminal, o que leva ao início imediato do tratamento renal substutivo. (2) Os pacientes dependentes da diálise renal estão sujeitos a situações conflituosas porque o tratamento interfere em sua qualidade de vida, tonando-se necessárias adequações e modificações no estilo de comportamento, comprometendo o seu bem estar físico, mental e social, incluindo principalmente seus integrantes familiares. É importante ressaltar que o portador de doença crônica precisa dividir e encarar seu tratamento junto aos familiares e pessoas próximas na procura de um auxílio, conforto, apoio e ajuda na sua adaptação, principalmente por estar arriscada a desenvolver alguns problemas, como por exemplo, comportamentos não cooperativos, dificuldade na reabilitação, e até mesmo a desenvolver uma depressão. (2)(3)

A característica da IRC é dada pela incapacidade do funcionamento dos rins de controlar o equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-basico, obtendo a diminuição do ritmo de filtração glomerular. De acordo com o grau da evolução da doença é que se define o tipo de tratamento, podendo ser realizado com o uso de medicamentos, dietas e restrição hídrica, o com e transplante renal. (1) 

Por se tratar de uma doença terapia de substituição renal, hemodiálise, diálise peritoneal de alta complexidade em que exige cuidados intensivos devido a intervenções clínicas, o cuidado envolve uma ação participativa entre o profissional-cliente, desse modo fica visível à necessidade de um atendimento especializado em que o profissional esteja capacitado e consciente de sua aptidão na importância para a manutenção da qualidade de vida do paciente. (3) Com base nessas informações, o trabalho visa responder a seguinte pergunta de pesquisa: Quais os cuidados de enfermagem em pacientes com insuficiência renal crônica?

Buscando, uma expectativa de levantar os principais cuidados ao portador renal crônico, e, que as intervenções de enfermagem possam ser aplicadas de forma adequada na assistência, porque mesmo no meio de toda tecnologia que encontramos hoje em dia ao nosso redor, se observa que muitos profissionais possuem dificuldades na hora da prática ao realizar de um cuidado de enfermagem, e um dos principais fatores dessa dificuldade é a necessidade de aprofundar e atualizar seus conhecimentos já existentes. (4)

A solução para tal dificuldade no enfrentamento e aceitação da doença renal crônica pode ser amenizada pelo suporte social e familiar, além disso durante a prestação do cuidado aos doentes renais crônicos é comum os profissionais de saúde encontrarem dificuldades no relacionamento paciente-equipe, tais diferenças podem ser amenizadas assumindo um comportamento baseado na empatia, respeito ás crenças dos pacientes e adaptando o tratamento e intervenções as necessidades e capacidades do doente renal crônico. (Gabriela Figueiredo, 2010)(4)

A ideia do cuidar como relação terapêutica significa atender às necessidades com sensibilidade e presteza mediante ações que promovam o bem-estar, neste sentido o cuidado conjuga integridade física e emocional. Para tal a equipe de enfermagem deve desenvolver habilidade de observação e diálogo, a fim de situar os problemas vivenciados pelo cliente dentro do seu contexto cultural e social. (Tatiana Aparecida) (3)

Quando o profissional de saúde, principalmente o enfermeiro, procura conhecer e entender a situação de cada paciente, ele percebe que essas pessoas precisam de um apoio, para que as alterações na vida do paciente não o prejudiquem no tratamento. Com a segurança que o paciente sente através da transmissão do afeto e convívio do enfermeiro, ele tem a maior capacidade de estar disposto a adquirir o conhecimento de sua doença, possibilitando melhora no seu autocuidado e obtendo melhor adesão ao tratamento, evitando novas complicações desencadeadas pela redução da função renal. (1)(2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com