TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PORTIFOLIO 1- FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA A SAÚDE

Por:   •  20/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

TAFNES DA SILVA HALPES

R.A. 8130646

PORTIFOLIO 1- FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA A SAÚDE.

CICLO 2.

[pic 2]

[pic 3]CURITIBA

2022

Desigualdade social

É um conjunto de fatores socioeconômicos que atingem determinados grupos na sociedade, tornando a população limitada de direitos básicos como saúde, educação, moradia e etc. Acontece normalmente em regiões com desenvolvimento lento, o qual os indivíduos encontram inúmeras dificuldades para introduzir-se na sociedade, esses problemas normalmente são decorrentes da pouca oportunidade de empregos, má distribuição de renda e corrupção.

Determinantes sociais da saúde

Para comissão nacional sobre os determinantes sociais da saúde (CNDSS) os fatores sociais, econômicos, culturais, psicológicos, comportamentais e étnicos/raciais influenciam nos problemas de saúde. Simplificando, determinantes sociais de saúde nada mais é que a influência das condições em que o indivíduo vive e trabalha no aparecimento de novos problemas de saúde.

Conceito sociológico de saúde

A sociologia em si busca compreender o comportamento humano dentro da sociedade em que está inserido, já a saúde pode ser definida como um bem estar completo, tanto físico quanto mental. Sendo assim o conceito sociológico de saúde pode ser definido como o estudo do comportamento humano referente a saúde, como a forma de agir do ser influencia no seu bem estar. Um exemplo a ser citado é em questão da alimentação, culturas que consomem diariamente alimentos com alto teor de sódio é propensa a ter muitos indivíduos hipertensos.

Racismo

É o preconceito e a discriminação devido a origem étnica do indivíduo, inferiorizando o ser humano segundo suas características fenotípicas.

Etnocentrismo

É quando o indivíduo considera sua cultura ou grupo social superior que de outros indivíduos, como se apenas o estilo de vida dele fosse o correto, ridicularizando e tornando o de outras pessoas inferior.

Corpo

O corpo pode ser apenas um organismo, como se vê na anatomia e fisiologia, considerando apenas o material e a estética, ou pode ir além disso observando o interior de cada ser, só assim nota se a diferença entre os seres. A partir disso pode dizer que o corpo além de ser matéria é também alma.

Referencias

CALADO, Lucas Barbosa. Desigualdade social. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/4861/4615#. Acesso em: 21 de set de 2022.

BUSS, Paulo Marchiorri. FILHO, Alberto Pellegrini. A saúde e seus determinantes sociais. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/msNmfGf74RqZsbpKYXxNKhm/?format=html. Acesso em: 21 de set de 2022.

SCHWARTZ, Gisele Maria e outros autores. O conceito de corpo. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/924. Acesso em: 21 de set de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com