TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Enfermeiro na Pandemia 2019

Por:   •  15/11/2023  •  Artigo  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

RONDONÓPOLIS-MT

2022


 francielly salonini de morais[pic 6][pic 7]

a atuação do enfermeiro na pandemia covid 19

Projeto apresentado ao Curso de enfermagem da Instituição Unic.

Orientador: Cinara Coppo


Rondonópolis-MT

2022

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PANDEMIA        8

5 os desafios do enfermeiro no ambito hospitalar na pandemia        10

6 O IMPACTO NA VIDA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA        12

7 METODOLOGIA        15

8 CRONOGRAMA        16

Referências        17

  1. INTRODUÇÃO

A pandemia COVID 19, teve início em Wuhan na china em dezembro de 2019, e logo no início do ano já tinha se espelhado pelo mundo, inclusive no brasil, o corona vírus (COVID 19), é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-coV-2 , sua transmissão é feito por gotículas, espirro, tosse, contato pessoal, entre outros. Em algumas pessoas o vírus afeta de forma mais leve, com sintomas moderados ou as vezes até assintomáticos, e no modo grave da doença, afeta órgãos, e pode levar a pessoa ao óbito, que foi o que presenciamos nesses dois anos de pandemia.

A pandemia afetou a todos, sem escolher cor, religião, estado civil, e nem classes sociais, devastou vidas de crianças, jovens, gravidas, adultos, idosos, ricos, pobres, profissionais de saúde, de supermercado, de farmácia, no geral, foram milhares de vidas perdidas em todo mundo, e nossas vidas, jamais será a mesma.

No meio disso tudo, os recursos para “tentar” melhorar o estado de saúde das pessoas contaminadas, entrou uma equipe multiprofissional para salvar vidas, onde sobrecarregou médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de modo a afetar até suas próprias vidas, e a pandemia além de desgastante, trouxe junto, medos, incertezas e desafios para essas pessoas.  Equipe de enfermagem não menos importante que os outros profissionais, foram bastantes afetadas, por fazer aquele cuidado ali muita das vezes 24 horas com o paciente, e se tornando até a única pessoa ao que aquele indivíduo teve ali nas últimas horas de vida, com isso os enfermeiros (as) se viam expostos aos vírus, expondo suas vidas, e a vida de quem a eles amam.

A grande demanda de pacientes infectados, leitos lotados, poucos profissionais, fora os que se contaminavam e desfalcava a equipe, fizeram muitos profissionais trabalhar mais que o normal, como a demanda era grande de pacientes, se tornou um desafio trabalhar com equipamentos as vezes não 100% confiáveis, EPIs em falta, isso afetou muito a vida desses profissionais, e infelizmente além da população que perderam suas vidas para o vírus, muitos profissionais perdeu também ao está ali fazendo o que fazia todos os dias, com amor, dedicação, se tornaram refém desse vírus letal.

1.1 O PROBLEMA

Qual a importância da atuação do profissional enfermeiro no enfrentamento da pandemia covid 19, e como isso foi relevante para nossa profissão?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Demonstrar através das pesquisas feitas, a grande atuação do enfermeiro no enfrentamento da pandemia covid 19, e como isso trouxe e traz uma notoriedade para profissão de enfermagem.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 

  • Descrever como foi a atuação do enfermeiro na pandemia covid 19;
  • Mostrar quais foram os desafios encontrado pelos enfermeiros no âmbito hospitalar
  • Caracterizar o impacto na vida do profissional de enfermeiro frente a pandemia covid-19;

3 JUSTIFICATIVA

A proposta é trazer como a enfermagem enfrentou a pandemia covid 19, uma profissão que tem o papel de promover o cuidado ao ser humano, com dignidade, respeito e segurança, se vê em uma nova realidade, diferente do que vemos em nossa vivencia, encarar de frente um vírus letal, onde o único intuito é, o de cuidar,  e o de salvar vidas, daqueles que ali estavam contaminados.

Mostrar que a atuação do enfermeiro foi diferente das demais, pois, a única profissão que fica 24 horas ao lado do paciente, e na pandemia não seria diferente, porém com os grandes riscos de se contaminar.

Por fim, o intuito é a, contribuição de conhecimentos para os leitores, a respeito da pandemia, e a importância da atuação do profissional enfermeiro na linha de frente da pandemia Covid 19.

4 ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PANDEMIA

A COVID-19 é conhecida como uma síndrome respiratória aguda grave, provocada   pelo   novo   coronavírus   SARS--COV-2, que registrou os primeiros casos em Wuhan, na China. E apresenta alta infectividade e trata-se de um vírus de disseminação maior que outros da mesma espécie, o SARS-CoV-2 se propagou rapidamente por diversos países. Em 30 de janeiro de 2020 foi decretado Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial de Saúde, (CARVALHO,2020).

No mês de fevereiro de 2020 o SARSCoV-2 se disseminou por todos os estados do Brasil, sendo neste mesmo mês confirmado e notificado o primeiro caso da doença, e somente mais tarde a variante P1 (GAMMA) foi detectado primeiro no estado do Amazonas e que depois disseminou-se para os demais estados da federação brasileira (DA SILVA JC et al., 2021; ZENG et al., 2021).

A transmissão do SARS-CoV-2 se dar por meio de gotículas expelidas via respiratória (maiores que 5 micras), durante a fala da pessoa infectada, espirro e tosse, de pessoas que não apresentam os sintomas para outros sujeitos os quais se encontram em uma distância de 1 metro, por contato de objetos e áreas com superfícies contaminadas. Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG ou até uma pneumonia severa. Os sintomas mais comuns: Tosse, Febre, Coriza, Dor de garganta, Dificuldade para respirar, Perda de olfato, Alteração do paladar, Distúrbios gastrintestinais, Cansaço, Diminuição do apetite, Dispneia (ZHU et al., 2020; CHAN et al., 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (221.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com