TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O enfermeiro tem um papel fundamental no cuidado da saúde da mulher

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 3

O enfermeiro tem um papel fundamental no cuidado da saúde da mulher e possui uma grande autonomia para o desenvolvimento das suas atividades diárias. Segundo Gutierrez (2013), o enfermeiro que realiza a consulta de enfermagem voltada para os cuidados à saúde da mulher deve ter como principais atribuições a coleta de exame preventivo, exame clínico das mamas, educação em saúde, solicitação de exames complementares e prescrição de medicações, conforme protocolo ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal, observadas as disposições legais da profissão.

Na Unidade Básica de Saúde nº 12 o enfermeiro da saúde da mulher realiza a consulta de prevenção, que consiste na coleta para o exame citopatológico e em alguns casos tratamento de doenças. No entanto, o exame clínico das mamas, que é responsável pela detecção precoce do câncer de mama, não é realizado e raramente as pacientes são orientadas quanto a doença.  

Segundo dados do INCA o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, e por isso deve ser colocado entre as prioridades de ações pelo enfermeiro nas consultas, como por exemplo, o exame clínico das mamas e orientações sobre o autoexame das mamas.

O exame clínico das mamas é o principal meio de detecção de alterações na mama no nível de atenção básica. Este pode ser realizado pelo enfermeiro através da inspeção estática, inspeção dinâmica e palpação das mamas com a finalidade de detectar anormalidades ou avaliar sintomas referidos por pacientes e assim encontrar cânceres da mama palpáveis num estágio precoce de evolução. Se durante o exame for identificado alterações na mama e, se for indicado, serão realizados exames complementares (BRASIL, 2006).

As normas e recomendações do Ministério da Saúde para o controle do câncer de mama propõem ainda que os profissionais de saúde desenvolvam ações de educação para o ensino da palpação das mamas pela própria mulher como estratégia dos cuidados com o próprio corpo (caderno de atenção básica).

Essa estratégia, conhecida como política de alerta à saúde das mamas, tem como principal objetivo a educação da mulher sobre as mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e a divulgação dos principais sinais do câncer de mama e fatores de risco, afim de facilitar o reconhecimento precoce do câncer de mama, assim como o acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde. Garantindo uma maior probabilidade de prevenção e cura para o câncer de mama através do cuidado realizado na atenção básica.

 

DE GUTIÉRREZ, Rivero. Ações do Enfermeiro no rastreamento e Diagnóstico do Câncer de Mama no Brasil. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 59, n. 3, p. 459-466, 2013.

3 Ministério da Saúde (Brasil). Portaria nº 648/GM, de 28 de março de 2006. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS) [Internet]. Diário Oficial da União. 2006 Mar 29; Seção 1, fl. 71 [acesso 2012 Out 28]. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/ sas/PORTARIAS/Port2006/GM/GM-648.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com