TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Cuidar

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.075 Palavras (13 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

A Temperatura ou Termorregulação é proveniente do calor produzido pela atividade metabólica, ou seja, é determinada pelo equilíbrio entre a produção e a perda de calor pelo organismo no ambiente, sendo produzida e controlada pelo hipotálamo.

Estes dois mecanismos são exatamente na mesma intensidade, fazendo com que a temperatura corporal nem aumente e nem diminua. Quando a produção de calor é maior que a perda de calor, a temperatura corporal fica aumentada e, de modo inverso, quando a perda de calor é maior que a produção de calor, a temperatura corporal diminui. O ser humano é um ser homeotérmico, isto é, possui a capacidade de manter a temperatura corporal dentro de certo intervalo pré-determinado apesar das variações térmicas do meio ambiente (homeostasia térmica). O equilíbrio térmico é conseguido através do balanço entre a perda e a produção ou aquisição de calor. A temperatura corporal (preferencialmente a Normotermia) deve ser mantida para assegurar as funções vitais, incluindo o cérebro, órgãos internos e as artérias principais.

O valor considerado normal varia em torno de 36°C e não varia por mais de um grau, entre diferentes pessoas. Entretanto quando uma pessoa é exposta a ambientes muito frios ou muito quentes, sua temperatura corporal global pode variar por ate 0,6°C (1°F). Assim, a temperatura corporal entre diferentes indivíduos pode ser bastante variada durante o dia.

Valores de Referência para Temperatura

Temperatura axilar: 35,8°C a 37°C

Temperatura bucal: 36,3°C a 37,4°C

Temperatura retal (anus), vagina e ouvido: 37°C a 38°C

*A temperatura Retal é mais elevada, pois, a boca é continuadamente resfriada pelas superfícies faciais e por evaporação, tanto pela boca e quanto pelo nariz.*

Mecanismos de Transferência de Calor

Radiação: Ganho de calor sem contato com a fonte, ou seja, emissão de calor através de ondas eletromagnéticas (calor do sol);

Condução: mecanismo de transferência direta de calor (através do toque, por gelo, pedra);

Convecção: transferência de calor através de corrente de ar (ventilador);

Mecanismos fisiológicos de transferência de calor

Controle vasomotor

Transmissão de calor corporal central pela pele: O tecido celular adiposo tem função de isolante natural (baixa condução de calor), e separa a pele (região mais sensível às variações térmicas externas) da região corporal central (temperatura mais estável). Os vasos sanguíneos com maior ou menor aporte sanguíneo medeiam o fluxo de calor interno para a pele, a partir da qual, o calor pode ser posteriormente dissipado para o meio ambiente. A pele funciona como um sistema de radiação de calor controlado.

Evaporação: A evaporação é a perda de calor, acompanhada da vaporização de um líquido a partir da superfície corporal. Esse mecanismo exclusivo de perda de calor consiste na sudorese (ato de produzir e liberar suor) e inicia-se quando a temperatura corporal central é superior a 37ºC.

A quantidade de sudorese é modulada pela estimulação das glândulas sudoríparas, por nervos colinérgicos simpáticos e por vezes também, em situações de exercício ou stress, por concentrações elevadas de epinefrina e norepinefrin.

Para a manutenção de uma temperatura corporal estável, é essencial a integridade de todos os elementos envolvidos na sua regulação, nomeadamente: os sensores térmicos, o centro integrador e de comando e os sistemas eferentes.

Alterações Fisiológicas da Temperatura

Sono e repouso;

Idade;

Exercícios físicos;

Emoções;

Desnutrição;

Fator hormonal;

Agasalhos;

Fator alimentar;

Banhos a temperatura quentes ou frias.

Terminologias

Febre ou Pirexia: Aumento patológico da temperatura corporal.

Febrícula ou Estado Febril: Variações de temperatura entre 37 a 37,5ºC.

Hipertermia ou Hiperpirexia: Aumento da temperatura corporal.

Hipotermia ou Hipopirexia: Temperatura abaixo do valor normal.

Normotermia: Temperatura normal.

Técnicas

Nos seres humanos a temperatura corporal média é de 36 °C (não varia por mais de um grau), sendo que varia de pessoa pra pessoa e durante o dia. A menor temperatura corporal ocorre em torno de 2 horas antes de acordar ou às 04h00min da madrugada, e a maior temperatura corporal geralmente entre 16h00min e 18h00min. Tipicamente, a temperatura corporal de uma pessoa varia em torno de 0,6 °C durante o dia. A temperatura corporal aumenta após alimentação, e os fatores fisiológicos também a influenciam. Adicionalmente, muitos fatores externos afetam a temperatura corporal medida. Crianças desenvolvem temperaturas corporais maiores com atividades como brincar, porém isso não é febre. Idosos podem ter diminuição da capacidade de gerar calor corporal durante uma febre, então mesmo febre baixa pode ser um sinal de condição médica grave em pessoas de mais idade. A temperatura corporal depende da parte do corpo onde ela é medida. A medição geralmente é feita na boca, ouvido, axilas ou ânus. Nas mulheres também pode ser feita na vagina.

Medição de temperatura por idade

Nos bebês (0 – 5 anos), a maneira mais precisa para medir a temperatura corporal é:

Temperatura retal: introduzir o termômetro no ânus (deve-se usar o termômetro digital com ponta mole para não machucar o bebê).

Em crianças (6 – 10 anos), adolescentes, adultos e idosos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com