TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo sobre Florence

Por:   •  2/5/2017  •  Resenha  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 5

-Dados Bibliográficos: Revista de Enfermagem Referência- III Série-nº2- Dez 2010/ Florence Nightingale- Apontamento sobre s fundadora da Enfermagem Moderna.

O artigo proposto refere-se a toda trajetória de Florence Nighthingale, em sua vida e no âmbito da enfermagem. Demostrando tudo de que é relevante na vida dessa mulher que foi tão crucial ,não só no meio da enfermagem, mas também, no reconhecimento da mulher em uma sociedade machista e opressora.  A abordagem do assunto indicado pelo artigo é feita por meio de uma linha do tempo, enumerando toda vida e história de Florence, Desde “Seus primeiros anos de vida” até  “Os seus últimos anos”. Expondo tudo de mais significativo em sua vivência. Com a intenção de relatar a existência e importância de Florence Nightingale.

 O autor elabora um artigo sobre os mais minuciosos fatos da vida da mesma, de uma forma objetiva e agradável de ser lida, embora seja uma leitura simples e de bom entendimento, o conhecimento histórico sobre o que estava sucedendo cada época descrita é importante, para que o leitor compreenda as fases a qual Florence vivenciava e o porquê de tanta opressão vinda não só de sua família, mas de todos que a acompanharam na mesma época e a importância da implementação da voz feminina na sociedade.

Ilustrações implementadas ao artigo funcionam como elemento enriquecedor da obra, sendo um aspecto visual que atrai ao leitor, não devendo, portanto, ser menosprezadas pelos mediadores de leitura. Ao contrário, o entendimento de que a leitura não está presa apenas às palavras, mas que é um processo de compreensão abrangente destas e das imagens, leva a ressaltar a necessidade e a importância da leitura das cenas. Pois foram propostas de uma ótima maneira para que o leitor compreendesse cada fase a qual estava sendo descrita.

Em carácter estrutural o artigo possui uma elaborada infraestrutura, esclarecedor, passando informações suficientes sobre todo o conteúdo, possibilitando ao leitor a decisão de lê-lo em sua totalidade. Contendo objetivos, métodos, resultados e as conclusões sobre o assunto proposto. Suas divisões de capítulos e seções são bem esclarecedoras, promovendo ao leitor a curiosidade e intenção de continuar lendo um artigo rico em detalhes. O Foco narrativo, designa aquele que narra a história no artigo, que no caso é De terceira pessoa – nele o narrador não participa ativamente dos fatos relatados. Nessa condição podemos afirmar que a narrativa assume um caráter mais objetivo. Com número de páginas adequando a uma boa leitura.

Os métodos utilizados no artigo referem-se a vida de Florence e a sua importância na enfermagem moderna, onde foi realizado um estudo da bibliografia da mesma, com a apresentação de dados e resultados adquiridos com a experiência e técnicas desenvolvidas por Florence em seus anos de trabalho e empenho na profissão.

A abordagem do artigo refere-se a Florence Nightingale, foi uma lenda viva no seu tempo. Como enfermeira sua obra foi revolucionária e muito avançada para sua época, de tal modo que teve um impacto na questão do meio ambiente, na saúde, na utilização da estatística e na reorganização dos serviços da saúde. Até nos dias de hoje sua influência se faz presente.  Florence (Florença) Nightingale (Rouxinol), filha de rica família inglesa nasceu na cidade de Florença, onde passavam as férias , na Itália, em 12 de maio de 1820. Ainda jovem e contra a vontade dos pais foi estudar no hospital de Kaiserswerth, na Alemanha. Florence, que era da religião anglicana, acreditava que Deus a havia chamado para ser enfermeira e nunca se casou. Ela ficou particularmente preocupada com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes.  Anunciou sua decisão para a família em 1845, provocando raiva e rompimento, principalmente com sua mãe. Depois, trabalhou como superintendente de um hospital de caridade em Londres. Numa época em que o estudo da enfermagem era precário, foi uma inovadora e uma das primeiras especialistas em todo o mundo em higiene e saneamento público. Tornou-se respeitada, elevando o status da profissão, que até então com uma péssima reputação, era exercida por pessoas com baixa instrução, que não sabiam ler nem escrever e prostitutas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com