TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SAE - Sistematização da Assistência de Enfermagem

Por:   •  19/11/2022  •  Resenha  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

Sistematização da Assistência de Enfermagem e Processo de Enfermagem

O QUE É SAE?

O Sistema da Assistência de Enfermagem é voltado para ações e processos gerenciais macros, na qual temos: protocolos operacionais, as teorias de enfermagem, Processo de Enfermagem e a SAEP.

A SAE são vários instrumentos que permitem a sistematização/organização da assistência de enfermagem.

DIFERENÇA DA SAE X PROCESSO DE ENFERMAGEM

SAE:

  • Instrumentos específicos (processo de enfermagem e SAEP;
  • Nem sempre exclusivos da enfermagem (existem protocolos que abrangem toda a equipe multidisciplinar);
  • Processos gerenciais macros: normas, rotinas, escalas de dimensionamento de pessoal e SAEP (Sistematização da Assistência Perioperatória).

Processo de Enfermagem:

  • É privativo do enfermeiro enquanto produção intelectual, sendo um instrumento metodológico, dividido em 5 etapas que permite assistir/atender o paciente de modo direto. No P.E utilizar dados da equipe multidisciplinar e dados reportados pelo paciente na admissão, avaliar e julgar um planejamento.
  • É um método cientifico destinado a resolver problemas.[pic 1]

PROCESSO DE ENFERMAGEM

É por meio da identificação de situações problemas, que elaboraremos intervenções de forma logica, com base nas necessidades apresentadas pelos pacientes, e a aplicação desse método possibilita determinar e monitoras problemas de responsabilidade do enfermeiro.

Importância do P.E:

- Estrutura soluções de problemas (Respostas Humanas);

- Cuidado individualizado;

- Habilidades cognitivas;

- Modelo de pensamento

- Melhora qualidade de assistência.

Etapas da P.E:

1 etapa  Coleta de dados/levantamento de dados/Avaliação de enfermagem: consiste em realizar o exame físico, anamnese e avaliação de resultados laboratoriais, nesse momento você irá levantar dados em relação às alterações biológicas, psicológicas e sociais não apenas do indivíduo, mas da família e coletividade também.

2 etapa  Diagnostico de enfermagem: consiste em um julgamento clinico a respeito das respostas humanas que podem ser desejáveis, indesejáveis ou de vulnerabilidade. Essas respostas humanas são avaliadas mediante processos de vida (luto/ansiedade) e processos de saúde (infarto, insuficiência renal e outras patologias).

  • Desejáveis  remete a promoção de saúde, são respostas esperadas adequadas ao tratamento que você impõe.
  • Indesejáveis (diagnósticos reais)  remete a situação já instalada, como por exemplo: debito cardíaco diminuído, nutrição desequilibrada, ventilação espontânea prejudicada:
  • Vulnerabilidade (diagnóstico de risco)  remete ao risco de vulnerabilidade na qual o paciente está exposto ao fator de risco.  

Cada diagnóstico de enfermagem tem etiologia ou fatores relacionados que contribuem para manter o problema, sua resolução ou modificação, serve como foco para a intervenção de enfermagem.

Existem 5 condições no diagnostico:

  • Fator relacionado (causa do problema)
  • Fator de risco  diagnóstico de risco/ vulnerabilidade
  • Característica definidora  sinais e sintomas é que nos diz se a assistência está caminhando para resolver o problema do paciente, se os sinais e sintomas não modificaram significa que a assistência não está sendo eficiente para modificar o problema (ex. integridade da pele prejudicada.
  • População em risco
  • Condição associada  é tudo aquilo que o enfermeiro não aborda de forma autônoma e sim em conjunto com a equipe multidisciplinar, como exemplo as doenças. (ex. a integridade da pele prejudicada relacionada a nutrição desequilibrada (diagnostico de enfermagem) tendo como condição associada um acidente vascular hemorrágico caracterizada por lesão por pressão em região trocantérica com exposição de tecido ósseo e facia muscular.

3 etapa  Planejamento: consiste na determinação de dois tópicos, sendo:

  • Metas (NOC)  objetivos que você espera alcança com os cuidados de enfermagem que serão logo mais prescritos por você;
  • Intervenções (NIC)

A NOC e NIC são taxonomias que nos auxiliam a padronizar termos para a enfermagem.

4 etapa  Implementação: consiste no momento em que conscientizamos nossa equipe a respeito dos diagnósticos e cuidados que foram elaborados por nós, enfermeiros e, finalmente, colocamos em prática tudo o que foi planejado.

5 etapa  Avaliação/Reavaliação: consiste em identificar os cuidados prescritos foram suficientes para modificar o contexto do paciente. Além disso, é neste momento que se identifica se os fatores relacionados, os fatores de risco ainda permanecem para determinado diagnóstico e, até mesmo, e os diagnósticos levantados anteriormente ainda estão sendo apresentados pelo paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com