TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA ENDÓCRINO

Por:   •  10/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  20.838 Palavras (84 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 84

Introdução

O objetivo desta pesquisa é mostrar as funções básicas do organismo que são controladas por dois sistemas fisiológicos: o sistema nervoso e o endócrino hormonal. No controle nervoso, a ação é mais rápida, é realizada por células especializadas na condução dos impulsos nervosos com grande velocidade, havendo liberação de substância neuro-hormônios nas sinapses. No controle hormonal, a ação é mais lenta, depende da liberação de pequenas doses de hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas.

Os hormônios são liberados na corrente sanguínea através dela atinge os órgãos alvo. Em geral o sistema está relacionado com o controle das funções metabólicas do organismo. Alguns efeitos ocorrem em questões de segundos enquanto outros necessitam de inúmeros dias, semana ou anos. Também identificara a função de cada hormônio e a importância de alguma glândula do nosso corpo e como funciona e a importância de cada uma para o bom funcionamento corporal. Será citado também as doenças que acometem as glândulas citada, bem como o diagnóstico e medicamentos mais usado e por fim como e feito o diagnóstico e o tratamento de cada patologia assim como Funções do estrogênio ;  O estrogênio induz as células de vários locais do organismo a proliferar , aumenta em numeroHormônios da Adenohipófise; TSH - Hormônio estimulador da tireoide, localizada no pescoço apoia na cartilagem da laringe e da traqueia.

A testosterona faz com que os testiculos cresçam ela esta presente junto com o folículo estimulante , antes que a espermatogenes se complete .Efeitos nos caracteres sexuais masculinos .  Insulina. Embora as células betas dos ilhós de Langherans do pâncreas endócrino elaborem constantemente este hormônio de natureza proteica que é constituído por uma série de aminoácidos unidos entre si. Tanto a sua produção como a sua secreção até o sangue dependem de vários mecanismos reguladores, Entre outros. 

Anatomia e fisiologia do sistema Endócrino

O sistema endócrino consiste em um conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominados hormônios que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo controlando ou auxiliando o controle de suas funções. O órgão que tem suas funções controlada ou regulada pelos hormônios é denominado órgãos alvo. Agindo em conjunto com o hipotálamo, parte integrante do celebro, responsável pelo controle de toda atividade visceral, os hormônios atuam permitindo a manutenção da constância do meio interno homeostasia. Os hormônios atuam como mensageiro, atuando em células especificas responsáveis com funções ligadas diretamente ao controle das funções corporais. Alguns dos principais órgãos produtores de hormônio no homem são os próprios hipotálamos, hipófise, tireoide a paratireoide, as suprarrenais, o pâncreas e as gônadas que são ovários e os testículos. As glândulas tem aproximadamente o tamanho de uma ervilha, e estando situado na sela turca ou fossa epifisária sobre o corpo do osso estenoide. Encontra-se diretamente ao hipotálamo pela haste hipofisária. Apresenta 2 lobos, um anterior, a verdadeira parte da glândula, conhecida como adenohipófise. O outro lobo o posterior, conhecido como neuro hipófise, não possui epitélio secretor, funcionando apenas como reservatório para armazena os hormônios ADH e Ocitocina.     De acordo com o anexo 01

Controle Neuro endócrino

Hipotálamo exerce controle direto sobre hipófise por meios de conexões neurais e substância semelhantes chamados fatores desencadeadores ou liberadores. O celebro recebe informações de todas as vísceras, assim, como também do próprio sangue. Qualquer informação acerca da variação na homeostasia, como mudanças do pH, da glicemia, ou liberação de um ovócito, chega no hipotálamo que toma as providências necessárias para responder o estimulo. A hipófise é acionada por meio dos fatores liberador ou inibidores, e esta por sua vez lançada no sangue os hormônios de efeito trófico envolvido na variação ocorrida havendo liberação de ovócito e este sendo fecundado, uma mensagem chega ao hipotálamo informando a fecundação. A partir desta informação, o hipotálamo envia a hipófise os fatores inibidores para o FSH hormônio estimulador do folículo ovariano. Para que não haja liberação de outros ovócitos enquanto houver ocorrendo gestação este controle recebe o nome de fed. bak .
Como a hipófise secreta hormônio que controlam outras glândulas e está subordinada, por sua vez, ao sistema nervoso, pode se dizer que o sistema endócrino é subordinado ao nervo e que o hipotálamo é o mediador entre os dois sistemas. O hipotálamo também produz outros fatores de liberação que atuam sobre a adendo- hipófise, estimulando ou inibindo suas secreções. Produz também os hormônios ocitocina e ADH antidiurético armazenado e secretado pela neutro hipófise.

Hormônios da Adenohipófise

TSH - Hormônio estimulador da tireoide, localizada no pescoço apoia na cartilagem da laringe e da traqueia. Seus dois hormônios, triiodotironina, T3 e tiroxina t4, aumenta o processo de oxidação e de liberação de energia na célula do corpo, elevando a taxa metabólica e a geração de calor. Estimulam ainda a produção de RNA e a síntese de proteína, estando relacionada ao crescimento, maturação e desenvolvimento. A calcitonina, outro hormônio secretado pela tireoide participa do controle de participação sanguínea de cálcio, inibindo a remoção do cálcio dos ossos e a saída dele para o plasma sanguíneo, estimulando sua incorporação pelos ossos.

ACTH - Hormônio estimulador do córtex da suprarrenal coordena o metabolismo das células que formam a glândula da região cortical da suprarrenal, efetuando o controle hídrico.

LH - Hormônio luteinizante: propicia a ocorrência da liberação do óvulo (ovulação) e formação do corpo lúteo (corpo amarelo) pelo ovário, bem como produção de testosterona nos testículos.GH ou STH – Hormônio do crescimento ou somatotrópicos. É Localizada anteriormente, no pescoço, estando sobre as cartilagens da laringe tireoide e cricóide traqueia. Seu   dois hormônios triiodotironina T3 e tiroxina T4, aumenta a velocidade dos processos de oxidação e de liberação de energia nas células do nosso corpo, elevando a taxa metabólica e a geração de calor. A calcitonina, outro hormônio secretado

Para tireoide participa do controle da concentração sanguínea de cálcio inibindo a remoção do cálcio dos ossos e a saída pelo plasma sanguíneo estimula sua corporação pelos ossos. Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.                                           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (140.3 Kb)   pdf (558 Kb)   docx (139.4 Kb)  
Continuar por mais 83 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com