TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA RESPIRATORIO

Por:   •  1/11/2018  •  Resenha  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA RESPIRATORIO

Pode ser dividido em 2 partes:

 CONDUTORA- Orgâos tubulares que levam e trazem o ar até a segunda parte.

RESPIRATORIA – Pulmões.

NARIZ – Estrutura piramidal constituida por estruturas moles, encontra-se fixado na face por sua raiz e estremidade anterior denominada ápice. Na vista lateral encontra-se o osso ligando a raiz ao ápice, inferiormente está a base do nariz caracterizado pelas aberturas nasais.

SEPTO NASAL – parede que divida o nariz em 2 cavidades, direita e esquerda, constituida posteriormente por  2 ossos, um superior chamado lamina perpenticular do osso etimóide e outro inferior denominado osso vômer. Anterior ao septo apresenta a cartilagem nasal.

Toda cavidade nasal é revestida por mucosa nasal, caracterizada pela cor vermelha, por ser altamente vascularizada, e por sua umidade pois é responsável pela produção de muco.

CAVIDADE NASAL- Apresenta um relevo formado por conchas e meatos nasais revestidos por mucosa nasal. Esta mucosa e autamente vascularizada o que confere o aspecto rosado, ele produz muco, secreção viscosa que serve para limpar o ar, aderindo as particulas suspensas. Além disso o contato do ar com a mucosa, permite a regulação da temperatura para que ocorra com eficiencia a limpeza e a regulação da temperatura a presença de relevo se faz necessaria para aumentar a surpeficie de contato do ar inspirado com a mucosa nasal.

  A cavidade nasal e dividida em 3 regiões:  

Vestibular – situada inferiormente e caracterizada pela presença de pelos.

Região oufatoria – situada superiormente caracterizada pela presença de nervos oufatorios.

Respiratorio – situado entre os 2 anteriores.

FARINGE -  tubo muscular  relacionado a 2 sistemas: respiratório e digestório. Localiza-se porteriormente a cavidade nasal, a cavidade oral e também a laringe. Devido a sua posição pode-se dividi-la em três partes: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.

Durante a deglutição o palato mole se contrai fechando a nasofaringe.

LARINGE- tubo que segue a faringe no trato respiratório. Situa-se na região anterior do pescoço, medialmente. Além da via aérea, também atua na fonação. Exteriormente este tubo possui um esqueleto cartilaginoso.

Anteriormente encontra-se a tireoide. Inferiormente a esta cartilagem esta localiza-as a artilagem cricoidea. Na parede posterior da laringe situam-se duas cartilagens com a forma de pequena pirâmide chamada cartilagem aritenoide. A cartilagem epiglótica é ímpar e mediana, com aspecto de folha.

A superficie interna da laringe apresenta uma fenda anterioposterior, delimitada por 2 pares de pregas. O par superior formado pelas pregas vestibulares e o par inferior pelas pregas vocais. A glote abrange as pregas e os processos vocais. O espaço entre eles denomina-se rima de glote.

O trato respiratório continua-se com a traqueia, estrutura cilíndrica constituída anteriormente por anéis cartilaginosos incompletos, sobrepostos e indos por ligamento anular. Este tubo inicia-se no pescoço e segue inferiormente ao mediastino, onde sofre um desvio para a direita, antes de sua bifurcação nos brônquios principais.

Os brônquios principais direto e esquerdo conduzem o ar para os respectivos pulmões. Cada brônquio sofre sucessivas divisões originando os brônquios lombares, que por sua vez também se dividem em bronquíolos antes de terminarem nos alvéolos.

Obs: os bronquiolos não possuem cartilagem.

PULMÕES – aprensetam forma de cone cujo ápice é superior, a base inferior e três faces: costal, medial e diafragmática. Eles se subdividem em lobos, sendo três no pulmão direito e dois no pulmão esquerdo.

No pulmão direito, os lobos superiores, médios e inferiores são separados por fendas profundas, chamadas de fissuras oblíqua e horizontal. No pulmão esquerdo há apenas a fissura ablíqua separando os lobos superiores e inferiores. Entretanto, na parte inferior do lobo superior do pulmão esquerdo forma-se um prolongamento denominado língula. Internamente os pulmões são subdivididos em segmentos broncopulmonares.

Cada pulmão possui envoltorio seroso completamente fechado chamado pleura, que apresenta dois folhetos. O folheto pulmonar é interno e reveste a superfiecie do pulmão. O folheto parietal recobre a parede interna da cavidade torácica.

SISTEMA DIGESTORIO

1 CANAL ALIMENTAR- tem inicio na cavidade oral seguindo pela faringe, esôfago,estômago, intestino delgado e grosso.

2. orgãos anexos ao canal alimentar- glandulas salivares, figado e pancreas.

3. FUNÇÃO – preenção, mastigar, deglutição, digestão, absorção e alimentação.

4. CAVIDADE ORAL – limite anterior – rima bucal (espaço entre os labios)

                                      Limite lateral – bochecha

                                      Limite superior – palato, dividido em 2 porções, palato duro – osso e    

                                                                     palato mole – musculo.

                                      Limite inferior – musculos do assoalho da boca

Limite posterior – istmo das fauces e formado por 2 camponentes- arco palatoglosso e arco palatofaringeo, entre os 2 arcos existe a fossa tonsilar ele abriga a tonsila palatino e no centro fica a úvula.

4.1. LINGUA – orgão muscular revestido por mucosa, possui papilas gustativas responsaveis pelo paladar. Está fixado posteriormente por sua raiz apresentando anteriormente seu corpo livre, sua superficie superior apresenta papilas gustativas, a lingua atua na degustação e na articulação da palavra falada.

4.2. DENTES – possui 3 partes – coroa, colar e raiz. No ser humano encontra-se 2 dentições, uma primaria (dentes de leite) com 20 dentes que surgem proximo ao 7° mês de vida. Está dentição e substituida pela dentição secundaria ou permanente em torno do 7° ano de vida, apresentando 32 dentes. Estes dentes são classificados como insizivos, caninos, pre-molares e molares.

5.GLÂNDULAS SALIVARES – estão paralelas a boca, 3 de cada lado. Tem como função produzir saliva (secreção que umidece o bolo alimentar e possui uma enzima capaz de digerir amido denominada amilaze salivar) encontram-se 3 glândulas salivares.

      -Parótida- glândula localizada na lateram da face anteriormente a orelha external, seu ducto desemborca no interior da boca ao nivel do 2° dente molar superior.

      - Submandibular – localiza-se sob a lingua apresentando varios ductos.

6. ESÔFAGO – e um tubo muscular que conduz o alimento da faringe ao estomago, e dividido em 3 porções cervicais, toracica e abdominal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com