TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Por:   •  24/10/2020  •  Abstract  •  3.399 Palavras (14 Páginas)  •  2.059 Visualizações

Página 1 de 14

SIMULADO

LIGA ELITE                                 TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Questão 01: O médico prescreve 750 mg de Rocefin (ceftriaxona) EV diluídos em 50ml de SF 0,9% para ser administrado em 30 minutos. O profissional de enfermagem tem disponível frascos de Rocefin (ceftriaxona) 1g com diluente 10 ml e SF 0,9% 50 ml. Em quantas gotas por minuto devo administrar este medicamento?

  1. 38,3 gts/min.
  2. 30,3 gts/min.
  3. 50 gts/min.
  4. 57,5 gts/min.

Questão 02: Prescrito Rocefin® (ceftriaxona) 170mg EV 12/12h. Temos disponível frasco-ampola de 1g e diluente de 10 ml de água destilada. Quantos ml devemos aspirar?

  1. 1,6 ml.
  2. 1,5 ml.
  3. 1,7 ml.
  4. 1,8 ml.

Questão 03: Atenção Primária: Dona Maria é uma paciente do ambulatório de Atenção Primária à Saúde (APS) no qual você trabalha. Após um AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico), ela apresentou um déficit motor no membro superior esquerdo e necessitou de atendimento fisioterápico. A partir da situação e da definição de atenção primária, assinale a alternativa que corresponde ao principal atributo da APS que atende à necessidade de Dona Maria:

  1. Coordenação.
  2. Integralidade.
  3. Longitudinalidade.
  4. Orientação para a comunidade.
  5. Primeiro Contato.

Questão 04: As emergências psiquiátricas se constituem em qualquer situação de natureza psiquiátrica em que exista um risco significativo para o paciente ou para outros, necessitando de uma intervenção terapêutica imediata. Assim, são exemplos de situações para atendimento de emergência psiquiátrica:

  1. Crise convulsiva, ansiedade e confusão mental.
  2. Agitação psicomotora grave, tentativa de autoextermínio, crise de pânico.
  3. Choro intenso e comportamento depressivo.
  4. Fala lentificada e sonolência.

Questão 05: Para a prevenção e controle da hipertensão arterial, todos os fatores abaixo são importantes, exceto:

  1. Controle do peso.
  2. Aumento da ingestão de sal.
  3. Diminuição da ingestão de sal.
  4. Prática de exercícios físicos.
  5. Abstenção de álcool e de fumo.

Questão 06: A Terapia Intravenosa é um processo complexo que requer habilidade e conhecimento cientifico da equipe de enfermagem. Para escolha, obtenção e manutenção do acesso venoso periférico é importante considerar:

  1. Sexo do paciente, tipo de medicação.
  2. Sexo do paciente, escolaridade e altura.
  3. Altura, crença e tipo de medicação.
  4. Idade, mobilidade e avaliação da rede venosa.
  5. Idade, altura e crença.

Questão 07: O anexo III da norma Regulamentadora 32 trata especificamente de:

  1. Estabelecer diretrizes para a elaboração e implementação de um plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfuro cortantes com probabilidade de exposição a agentes biológicos, visando à proteção, segurança e saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
  2. Estabelecer obrigatoriedade de elaboração e implementação por parte de todos os empregadores e instituições os trabalhadores como empregados com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
  3. Da resolução COFEN que aprova o código de ética dos profissionais de enfermagem.
  4. Da comissão interna de prevenção de acidentes que tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Questão 08: Paciente Joaquim é encaminhado a sala de medicação com prescrição de dipirona 40 gotas VO, devido cefaleia. Você realiza o preparo e a administração da medicação. Senhor Joaquim, após ter recebido a dipirona, informa que tem alergia a novalgina, diante da informação qual a melhor conduta a ser realizada:

  1. Como aparentemente não está apresentando nenhum sinal ou sintoma, orienta o paciente a observar e retornar ao ambulatório caso apresente alguma alteração.
  2. O paciente não parece ter certeza da alergia, então o libera.
  3. Orienta para aguardar 30 minutos antes de ir embora.
  4. Comunica imediatamente a enfermeira responsável ou ao médico do paciente.

Questão 09: Sra. Alice 52 anos realizou múltiplos exames diagnósticos, ao término dos exames foi solicitado para você retirar o acesso venoso periférico em MSE. Considerando as afirmativas abaixo, assinale a alternativa que melhor corresponde aos cuidados adequados para a paciente:

  1. Para este procedimento devemos utilizar como EPI a máscara cirúrgica, luvas cirúrgicas e óculos de proteção.
  2. Colocar curativo compressivo no local da punção, evitando-se, assim, a formação de hematomas e sangramentos.
  3. Orientar o paciente para dobrar o braço, não carregar peso ou bolsa a tiracolo no mesmo lado da punção por, no mínimo, 3 horas.
  4. É necessário exercer pressão no local, com algodão seco em geral, de 1 a 2 minutos, evitando-se, assim, a formação de hematomas e sangramentos.

Questão 10: Senhor Paulo José, 59 anos, mantendo acesso venoso periférico (jelco nº 20) em MSD, será administrado medicamento endovenoso por este acesso. Em relação às medidas de segurança para reduzir risco de infecção, assinale a alternativa correta:

  1. Higienização das mãos e desinfecção do microclave por no mínimo 5 segundos.
  2. Higienização das mãos e uso de luvas e máscara cirúrgica.
  3. Higienização das mãos salinização da punção com 20 ml de SF.
  4. Higienização das mãos fixação da punção com película transparente.

Questão 11: Senhora Rosângela, 79 anos, com demência avançada, mantendo jelco 22 em MSD. Ao realizar o teste de permeabilidade do acesso venoso com SF 0,9%, você percebe que ao infundir o soro a paciente faz faces de desconforto, movimento de retirada do membro e o local da punção apresenta-se discretamente edemaciado. Assinale a conduta mais adequada diante do caso:

  1. Manter o acesso venoso e orientar a realização de compressa gelada nas primeiras 24 horas para alívio da dor.
  2. Remover o cateter venoso periférico, repuncionar o paciente em outro local evitando áreas de articulação e fazer notificação de evento adverso.
  3. Manter o acesso venoso e orientar elevação do membro acometido por 24 horas para diminuir o edema.
  4. Aspirar o cateter e atentar para retorno de sangue, se positivo manter a punção.

Questão 12: A punção venosa periférica é um procedimento de responsabilidade da equipe de enfermagem. Quantas tentativas o profissional tem respaldo para tentar posicionar um cateter periférico?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com