TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é enfermagem

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  5.226 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Enfermagem de Maria José de Lima

Resumo

O tema abordado no livro é a enfermagem, nele a autora mostra de fato o que é a enfermagem, definindo com detalhes esta profissão. Discute-se desde a etimologia do termo enfermagem, passando pela discussão sobre os objetivos dos seus profissionais. São enfatizados os aspectos humanísticos, considerados essenciais para o desenvolvimento da interação com o cliente e consequentemente da profissão.

O que é Enfermagem? A palavra “enfermagem” vem do latim e é usada em oposição ao vocábulo “enfermo” (aquele que se encontra doente, fraco, débil; que padece de algum mal físico; mental ou moral). A enfermagem é uma ciência humana, de pessoas e de experiências, voltada ao cuidado dos seres humanos, cujo campo de conhecimento, fundamentações e práticas abrange desde o estado de saúde até os estados de doença e é mediado por transações pessoais, profissionais, científicas, estéticas, éticas e políticas.

O que faz a enfermagem:

 Nos dias de hoje, a enfermagem pode ser definida, enquanto ação social, como a atividade realizada por pessoas que cuidam de outras procurando manter a vida sadia, evitar ou amenizar as doenças, proteger o meio ambiente e prepará-las para o desenlace da vida perante a morte.

  • Ações de proteção da saúde
  • Ações de promoção da saúde
  • Ações de prevenção das doenças
  • Ações curativas
  • Ações de reabilitação
  • Ações de investigação epidemiológica, sociológica, administrativa e geográfica
  • Ações de ensino

  1. Constituição do elenco de enfermagem:

O elenco da enfermagem é constituído por titulares do diploma de Enfermeiro(a), os(as) titulares do diploma ou certificado de Obstetra(iz) ou Enfermeiro(a) Obstétrico(a), conferidos nos termos da lei n° 7498/86, regulamentada pelo decreto n° 94.406/87 e por técnicos(as) de enfermagem, auxiliares de enfermagem, parteiras(os), portadores de certificado conferido por instituição de ensino; registrado no órgão competente e de acordo com as leis do exercício.

 

  1. Em que consiste as ações de enfermagem:

O ato de cuidar como ação terapêutica de enfermagem envolve aspectos relacionados à preservação, conservação e manutenção da vida.

  1. Campo de trabalho:

  1. Comunidade:
  2. Hospitais:
  3. Empresas, organizações e escolas
  4. Domicílio
  5. Pesquisa
  6. Auditoria
  7. Informática

 

     Por fim o livro relata as principais leis do exercício profissional, órgãos de classe e publicações, e vem nos mostrar a relação da enfermagem com a cultura, com a arte/estética a ética que é de fundamental importância para o profissional, com o corpo que constitui um lugar eminente simbólico, que contém os significados de saúde e doença, vida e morte, prazer sofrimento, com o gênero, racismo e a questão religiosa que é bem presente, e a linguagem que os profissionais falam no dia-a-dia, avanços profissionais, etc. Enfim é um convite para uma nova leitura acerca da enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com