TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CASOS CLÍNICOS

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

INSTITUTO DE SAÚDE E BIOTECNOLOGIA

CAMPUS MÉDIO SOLIMÕES

CASOS CLÍNICOS

COARI-2017

REBECA EVANGELISTA FOLHADELA

CASOS CLÍNICOS

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Patologia Humana ministrada pela prof. Daniele Albuquerque no curso de enfermagem na Universidade Federal do Amazonas.

COARI- 2017

Caso clínico 1-  Varizes são veias anormalmente dilatadas e tortuosas produzidas por pressão intraluminal aumentada e prolongada e por perda de sustentação da parede dos vasos.  É nos membros inferiores que existe maior dificuldade para o retorno do sangue, uma vez que ele flui contra a gravidade. Um sistema de válvulas no interior das veias facilita esse retorno. Depois que o sangue é impulsionado para cima, as válvulas se fecham para que ele não volte. Quando essas válvulas apresentam um defeito, perdem a elasticidade e o peso da coluna de sangue que está em cima força o retorno de sangue para baixo. Por isso é tão comum as varizes serem encontradas nos membros inferiores.

               A paciente relata que já teve quatro gestações e um aborto, trabalha como operadora de telemarketing, ao contrário de sua irmã que é 2 anos mais nova que ela, tem um filho e é professora de balé. A paciente está mais sujeita que sua irmã a ter varizes de maior calibre. Relacionando suas profissões, a irmã da paciente em seu trabalho está em constante movimento, ao contrário da paciente que em seu trabalho a maior parte do tempo está sentada, sem movimentações. O trabalho contínuo contra a gravidade causa o aumento da pressão nas veias da perna e, consequentemente, elas dilatam, o que causa as varizes, então se não há essas contrações dos músculos da perna a paciente está sujeita ao aparecimento de varizes, uma vez que as contrações dos músculos dos membros inferiores ajudam no retorno venoso. Se tratando das gestações, a paciente está bem mais propensa a ter varizes, já que a mesma teve quatro gestações e um aborto, ao contrário de sua irmã que teve apenas uma gestação. Isso se dá devido as gestações contribuem para a formação de varizes, uma vez que há uma carga de peso maior nas pernas o que vai aumentar a pressão venosa e causar as varizes.        

             A “aplicação” é o método mais usado para tratamento de eliminação das varizes. Cientificamente chamado de escleroterapia a laser ou escleroterapia química, este tratamento é indicado para eliminar as varizes de pequeno e de médio calibre. Por se tratar de varizes de grande calibre, a aplicação já não teria uma grande eficácia como tratamento na paciente, pois o método não iria conseguir eliminar as varizes de grande porte, por isso o angiologista a encaminhou para a cirurgia, no qual seriam eliminadas as varizes e impedindo complicações serias.

Caso clínico 2-  Edema é um aumento de fluído intersticial em qualquer região ou órgão do corpo. Ocorre devido a um desequilíbrio entre a pressão hidrostática e osmótica e é formado por solução aquosa de sais e proteínas plasmáticas e sua exata composição varia de acordo com a causa do edema. O membro superior encontra-se edemaciado pois a paciente teve que fazer a retirada dos linfonodos axilares homolateral, tendo em vista que eles são responsáveis por fazer a drenagem da mama e corre o risco de receber células tumorais vindo da mama. Com a ausência do linfonodo axilar homolateral, ocorre o bloqueio linfático, causando lesão nos vasos linfáticos que drenam o membro superior. A radioterapia e a quimioterapia também interferem no comprometimento da drenagem dos líquidos, consequentemente o membro superior fica edemaciado, causando o linfedema, acumulo de líquido no braço. O linfedema é uma complicação do tratamento de câncer de mama, esses procedimentos citados acima são responsáveis por lesar o sistema linfático e consequentemente prejudicam a drenagem de proteínas e macromoléculas no interstício celular, acarretando o aumento do volume do membro.

             A paciente receberá a terapia física complexa, é um tratamento no qual envolve inúmeros métodos como, drenagem linfática manual, cuidados com a pele, enfaixamento compressivo, autodrenagem, pressoterapia, após a drenagem, é aplicado as bandagens. Todos os métodos da terapia física complexa têm que atuar juntamente, caso contrário, o tratamento vai ser ineficaz. Esse tratamento talvez sofra algumas modificações dependendo do caso clínico do paciente. O tratamento vai perdurar por toda a vida, já que o membro superior se encontra debilitado na drenagem linfática. O tratamento ajuda a desenvolver os vasos linfáticos na área comprometida e capacita-los a drenar os líquidos, assim drenando a linfa que estava estagnada, onde jamais irá desobstruir e sim desenvolver circulações colateral, assim reduzindo o edema. Os exercícios além de melhorar e reestabelecer a circulação do membro, ajuda também a minimar os efeitos adversos da paciente, gerando benefícios a nível psicológico, contribuindo para o bem-estar, interferindo de forma positiva na qualidade de vida da paciente, sendo assim, o tratamento tem que ser realizado por toda a vida da paciente, pois ajuda tanto no tratamento do linfedema quanto no bem-estar da paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com